Cuidado às pessoas vivendo com AIDS: enfoque nas ações de educação em saúde [Care for people living with AIDS: focus on health education actions] [El cuidado de las personas que viven con el SIDA: enfoque en las acciones de educación en salud]

Autores

  • Oriana Deyze Correia Paiva Leadebal Universidade Federal da Paraíba
  • Leidyanny Barbosa de Medeiros Universidade Federal da Paraíba
  • Kalline Silva de Morais Universidade Federal da Paraíba
  • Rebeca Silva Bezerra Universidade Federal da Paraíba
  • Aline Aparecida Monroe Escola de Enfermagem de Riberão Preto de São Paulo
  • Jordana de Almeida Nogueira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.9524

Palavras-chave:

Síndrome de imunodeficiência adquirida, promoção da saúde,  serviços de saúde, educação em saúde 

Resumo

Objetivo: analisar a oferta de ações de educação em saúde no cuidado às pessoas vivendo com AIDS. Método: estudo transversal desenvolvido em ambulatório especializado de referência na Paraíba, envolvendo 150 pessoas vivendo com AIDS, utilizando um formulário estruturado que contemplou variáveis nominais e intervalares. Os dados foram coletados de julho de 2011 a julho de 2012, após aprovação ética do projeto, e analisados segundo estatística descritiva. Resultados: observou-se valorização de aspectos da promoção da saúde voltados à adesão terapêutica, com ênfase na tomada dos medicamentos antirretrovirais e prevenção da transmissão da infecção, em detrimento de ações educativas inerentes à defesa dos direitos sociais e reprodutivos das pessoas em acompanhamento. Conclusão: as fragilidades na oferta de ações de educação em saúde comprometem a construção de competências por parte dos usuários do serviço para a corresponsabilização, autonomia e proatividade no cuidado com sua saúde e no controle da infecção.

ABSTRACT

Objective: to examine the supply of health education actions in care for people living with AIDS. Method: a cross-sectional study was conducted with 150 people with AIDS at a specialized outpatient referral clinic in Paraíba State, using a structured form that contemplating nominal and interval variables. Data were collected from July 2011 to July 2012, after ethics approval of the project, and analyzed by descriptive statistics. Results: emphasis was found to be placed on aspects of health promotion regarding adherence to therapy, particularly the taking of antiretroviral drugs and preventing transmission of infection, but to the detriment of educational actions addressing defense of the social and reproductive rights of people in treatment. Conclusion: weaknesses in the provision of health education actions undermine the service users’ skill-building for co-responsibility, autonomy and proactivity in caring for their health and controlling the infection.

RESUMEN

Objetivo: analizar la oferta de acciones de educación en salud en el cuidado de las personas que viven con el SIDA. Método: estudio transversal desarrollado en ambulatorio de referencia especializado en el estado de Paraíba, involucrando a 150 personas con SIDA, utilizando un formulario estructurado que contempló variables nominales e intervalares. Los datos fueron recolectados entre julio de 2011 y julio de 2012, tras la aprobación ética del proyecto, y analizados según estadística descriptiva. Resultados: se observó que fueron valorados los aspectos de la promoción de la salud orientados a la adhesión terapéutica con énfasis en la ingestión de los medicamentos antirretrovirales y prevención de la transmisión de la infección, en detrimento de acciones educativas inherentes a la defensa de los derechos sociales y reproductivos de las personas en seguimiento. Conclusión: las fragilidades en la oferta de acciones de educación en salud comprometen  la construcción de competencias por parte de los usuarios del servicio para la corresponsabilización, autonomía y proactividad en el cuidado con su salud y en el control de la infección.

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2017.9524

Biografia do Autor

Oriana Deyze Correia Paiva Leadebal, Universidade Federal da Paraíba

Profª Ms. do Departamento de Enfermagem Clínica (DENC) do centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade federal da Paraíba (UFPB). Pesquisador do Núcleo de Estudos em HIV/aids Saúde e Sexualidade (NEHAS) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf/CCS/UFPB). Doutoranda do PPGEnf.

Leidyanny Barbosa de Medeiros, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Pesquisador do Núcleo de Estudos em HIV/aids Saúde e Sexualidade (NEHAS) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf/CCS/UFPB).Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Kalline Silva de Morais, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Esp. em Saúde Pública. Pesquisador do Núcleo de Estudos em HIV/aids Saúde e Sexualidade (NEHAS) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf/CCS/UFPB).Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Rebeca Silva Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Pesquisador do Núcleo de Estudos em HIV/aids Saúde e Sexualidade (NEHAS) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf/CCS/UFPB).Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Aline Aparecida Monroe, Escola de Enfermagem de Riberão Preto de São Paulo

Profa. Dra., nível 2, do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Riberão Preto de São Paulo (EERP-USP), Brasil.

Jordana de Almeida Nogueira, Universidade Federal da Paraíba

Profª Drª do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf/CCS/UFPB). Líder do Núcleo de Estudos em HIV/aids Saúde e Sexualidade (NEHAS) na Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Publicado

30.06.2017

Como Citar

Leadebal, O. D. C. P., Medeiros, L. B. de, Morais, K. S. de, Bezerra, R. S., Monroe, A. A., & Nogueira, J. de A. (2017). Cuidado às pessoas vivendo com AIDS: enfoque nas ações de educação em saúde [Care for people living with AIDS: focus on health education actions] [El cuidado de las personas que viven con el SIDA: enfoque en las acciones de educación en salud]. Revista Enfermagem UERJ, 25, e9524. https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.9524

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa