Prevalência de transtornos mentais comuns entre profissionais de saúde [Prevalence of common mental disorders among health professionals]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.8150Palavras-chave:
pessoal da saúde, SRQ-20, saúde do trabalhador, transtornos mentais [Health personnel, worker’s health, mental disorders] [Personal sanitario, sanidad del trabajador, trastornos mentales]Resumo
Este estudo objetivou verificar a prevalência de Transtornos Mentais Comuns entre os profissionais de saúde de um hospital de universitário. Trata-se de um estudo observacional, transversal com abordagem quantitativa, realizado com 359 profissionais de saúde. A coleta de dados ocorreu entre os meses de junho a agosto de 2013. Os participantes responderam um instrumento contendo variáveis sociodemográficas e profissionais e para verificar a prevalência de Transtornos Mentais Comuns (TMC) o Self Reporting Questionnaire. Entre os profissionais de saúde detectou-se uma prevalência geral de 27,9% para TMC. A análise dos dados revelou que entre os profissionais de saúde, as mulheres e aqueles com idade inferior a 39 anos apresentaram mais chance de or astreamento para TMC ser positivo. Os resultados obtidos neste estudo evidenciaram a presença de TMC, sendo necessário propor medidas para promover à saúde dos profissionais de saúde.
ABSTRACT
This study aimed at assessing the prevalence of common mental disorders (CMD) among health professionals of ateaching hospital. It is a quantitative cross-sectional observational study conducted with 359 health professionals, at Hospital deClínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brazil. Data collection occurred from June to August, 2013.Participants answered both an instrument with professional and social and demographic variables and another one for assessing theprevalence of CMD - the Self Reporting Questionnaire. Among those health professionals, an overall 27.9% prevalence for CMDwas observed. Results identified CMD. It is therefore necessary to propose health promotion measures for health professionals.
RESUMEN
Este estudio pretende verificar la prevalencia de trastornos mentales comunes (TMC) entre los profesionales de sanidadde un hospital universitario. Se trata de un estudio observacional, transversal con abordaje cuantitativo, realizado con 359profesionales de sanidad, en el Hospital de Clínicas de la Universidade Federal de Triangulo Mineiro, Minas Gerais. La recolectade datos se produjo entre los meses de julio y agosto de 2013. Los partícipes respondieron un instrumento que describe variablessociodemográficas y profesionales y otro para verificar la prevalencia del TMC o Self Reporting Questionnaire. Entre losprofesionales de salud se detectó una prevalencia general de 27,9% para TMC. Los resultados obtenidos en este estudio destacaronla presencia de TMC, haciendo necesaria la propuesta de medidas de fomento de la salud de los profesionales sanitarios.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.8150
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).