A religiosidade e a espiritualidade como referências para o enfrentamento da violência doméstica contra idosos [Religiosity and spirituality as resources for addressing domestic violence against the elderly]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.7126Palavras-chave:
Violência doméstica, Enfermagem, Espiritualidade.Resumo
Objetivo: descrever como a religiosidade e a espiritualidade são empregadas pelos idosos no enfrentamento da violência doméstica. Método: este é um estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Foi realizado em delegacias de Salvador (BA), entre agosto de 2006 e abril de 2007, por meio de levantamento de dados em boletins de ocorrência e de entrevistas semiestruturadas com nove idosos vítimas de agressão. Os discursos foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo. O projeto foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa, mediante parecer número 021/2004. Resultados: emergiram duas categorias: a religiosidade ou espiritualidade como alívio do sofrimento e a religiosidade ou espiritualidade para promover mudança de comportamento do agressor. Conclusão: a referência a uma divindade configurou-se como uma forma de enfrentar situações estressantes, como a dor e o sofrimento decorrentes da violência doméstica.
ABSTRACT
Objective: to describe how religiosity and spirituality are deployed by the elderly in coping with domestic violence. Method: this qualitative, descriptive study was conducted at police stations Salvador (Bahia), between August 2006 and April 2007 by data collection from police reports and semi-structured interviews of nine elderly victims of aggression. The discourses were analyzed using content analysis technique. The project was approved by a Research Ethics Committee (report No. 021/2004). Results: two categories emerged: religiosity or spirituality as relief from suffering; and religiosity or spirituality to help change aggressors’ behavior. Conclusion: reference to a divinity emerged as one way of coping with stressful situations, such as the pain and suffering resulting from domestic violence.
RESUMEN
Objetivo: describir cómo las personas mayores usan la religiosidad y la espiritualidad en el enfrentamiento de la violencia doméstica. Método: éste es un estudio descriptivo, con enfoque cualitativo. Se ha puesto en marcha en comisarías de Salvador (BA), entre agosto de 2006 y abril de 2007, por medio de análisis de datos en reportes policiales y en entrevistas semiestructuradas junto a nueve personas mayores víctimas de agresión. Los discursos fueron analizados mediante la técnica de análisis de contenido. Un Comité de Ética en Investigación aprobó el proyecto, mediante el dictamen número 021/2004. Resultados: surgieron dos categorías: la religiosidad o espiritualidad como alivio del sufrimiento y la religiosidad o espiritualidad para cambio de comportamiento del agresor. Conclusión: La referencia a una divinidad se destaca como una forma de enfrentar situaciones estresantes, tal como el dolor y el sufrimiento decurrentes de la violencia doméstica.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode).
Esta licença permite que os utilizadores compartilhem o material em qualquer meio ou formato contanto que isso seja feito de forma: não adaptada; sem fins comerciais; com atribuição de crédito (citação e referência) aos criadores do trabalho e fonte original de publicação.
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.