Senso de coerência em pessoas privadas de liberdade: ferramenta para a promoção da saúde [Sense of coherence in people deprived of liberty: a tool for health promotion] [Sentido de coherencia en personas privadas de libertad: herramientas para la promoción de salud]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.69735

Palavras-chave:

Saúde Pública, Avaliação em Saúde, Prisões, Senso de Coerência.

Resumo

Objetivo: determinar o Senso de Coerência em pessoas privadas de liberdade de uma região de tríplice fronteira e correlacionar com variáveis sociodemográficas, clínicas e hábitos de vida. Método: estudo transversal realizado com 326 pessoas privadas de liberdade que autopreencheram o Questionário de Senso de Coerência, de abril a agosto de 2021. Protocolo de Pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: homens (90,80%), com idade média de 32,28 anos, solteiros (43,25%), baixa escolaridade (55,83%) e prevalência do Senso de Coerência moderado (65,95%) foram identificados. O Senso de Coerência teve relação estatisticamente significante com a idade (p-valor=0,011) e realização de atividades na unidade penal (p-valor=0,005). Senso de Coerência fraco foi prevalente em pessoas com transtornos mentais (p-valor=0,001) e doenças infectocontagiosas (p-valor=0,018). Considerações finais: analisar o Senso de Coerência em grupos vulneráveis, como as pessoas privadas de liberdade, permite apreender como compreendem, manejam e significam suas vidas, constituindo-se de ferramenta para a promoção da saúde.

ABSTRACT

Objective: to determine the Sense of Coherence in people deprived of liberty in a tri-border region and correlate it with sociodemographic, clinical and lifestyle variables. Method: in this cross-sectional study, 326 people deprived of liberty self-completed the Sense of Coherence Questionnaire, between April and August 2021. The research protocol was approved by the research ethics committee. Results: men (90.80%), mean age 32.28 years, single (43.25%), with little education (55.83%), and moderate prevalence of Sense of Coherence (65.95%) were identified. Sense of Coherence was statistically significantly related to age (p-value = 0.011) and performing activities in the penal unit (p-value = 0.005). Weak sense of coherence was prevalent in those with mental disorders (p-value = 0.001) and infectious diseases (p-value = 0.018). Final cosiderations: examination of Sense of Coherence in vulnerable groups, such as people deprived of liberty, affords an understanding of how they comprehend, manage and give meaning to their lives, and thus constitutes a tool for health promotion.

RESUMEN

Objetivo: determinar el Sentido de Coherencia en personas privadas de libertad en una región de triple frontera y correlacionarlo con variables sociodemográficas, clínicas y de estilo de vida. Método: estudio transversal realizado con 326 personas privadas de libertad que llenaron el Cuestionario de Sentido de Coherencia autoaplicado, de abril a agosto de 2021. Protocolo de investigación aprobado por el Comité de Ética en Investigación. Resultados: se identificaron hombres (90,80%), con promedio de edad de 32,28 años, solteros (43,25%), escolaridad baja (55,83%) y prevalencia de Sentido de Coherencia moderado (65,95%). El Sentido de Coherencia tuvo una relación estadísticamente significativa con la edad (p-valor=0,011) y el desempeño de actividades en la unidad penal (p-valor=0,005). El Sentido de Coherencia débil prevaleció en personas con trastornos mentales (p-valor de = 0,001) y enfermedades infectocontagiosas (p-valor = 0,018). Consideraciones finales: analizar el Sentido de Coherencia en grupos vulnerables, como las personas privadas de libertad, permite captar cómo comprenden, gestionan y dan sentido a sus vidas, lo que constituye una herramienta para la promoción de la salud.

Biografia do Autor

Marta Cossetin Costa, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui graduação em Enfermagem (2006) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, especialização em Assistência na Urgência e Emergência pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí e especialização em Gestão Pública com ênfase em SUS pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua como Enfermeira na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu, vinculada a Secretária de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Estado do Paraná. Tem experiência na área de Enfermagem. Membro do Grupo de Estudo Multidisciplinar em Saúde do Adulto - GEMSA.

Maria de Fátima Mantovani, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (1979), Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade Federal do Paraná(UFPR), bolsista produtividade 1 D CNPq. Foi Coordenadora da Iniciação Científica e Integração Acadêmica da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação UFPR de 2010 a 2014. Foi Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/ UFPR de 2003-2007, 2016-2018, e vice coordenadora em 2007-2009 e , professora Visitante do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem e Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia(2020/2021). Realizou estágio de pós doutoramento no CICTS da Universidade de Évora- Portugal em 2009. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na saúde do adulto, atuando principalmente nos seguintes temas: doença crônica, cuidados em enfermagem, educação em saúde e promoção à saúde.Membro do Grupo de Pesquisa Multiprofissional em Saúde do Adulto(GEMSA). Presta consultoria ad hoc a vários periódicos e participa de Conselhos Editoriais de Revistas Nacionais. Pertenceu ao quadro de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- MEC (2006- 2019), foi integrante do Comitê Assessor da Área da Saúde da Fundação Araucária-Paraná (2017-2019) e do Colégio Doutoral Tordesillas Enfermagem (Brasil-Espanha-Portugal). Participa da Rede latinoamericana de cuidado al paciente crônico y la família.

Fernanda Moura D’Almeida Miranda, Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Vice-coordenadora do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da UFPR. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Prática do Cuidado em Saúde da UFPR. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem UFPR. Doutora em Enfermagem UFPR, com estágio de doutoramento na Universita degli Studio di Milano - Clinica del Lavoro Luigi Devoto. Membro do Grupo de Pesquisa Multiprofissional em Saúde do Adulto (GEMSA/UFPR). Editora Assistente da Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro. Presidenta da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ABRASTT) - Gestão 2021-2023. Diretora do Centro de Desenvolvimento da Prática Profissional e do trabalho de Enfermagem - Gestão 2021-2022. Representante da Associação Brasileira de Enfermagem - seção Paraná na Frente Ampla de Defesa da Saúde do Trabalhador. Atuo nas áreas de saúde do adulto, saúde do trabalhador, epidemiologia, risco biológico, vigilância em saúde e saúde pública. Linha de Pesquisa: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E ENFERMAGEM.

Vanessa Piccinin Paz, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1998). Pós - graduação em "Controle de Infecções nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde" pela Universidade do Oeste do Paraná; "Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva" pela Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac - Centro Educacional São Camilo - RS; Especialização em Administração Pública, pela Faculdade Educacional Araucária. Pós-graduação latus sensu, em Saúde Pública, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente é enfermeira da Prefeitura Municipal de Cascavel, mestre em enfermagem pela UFPR, na linha de pesquisa Processo de cuidar em saúde e enfermagem. Cursando doutorado em enfermagem pela UFPR na linha de pesquisa Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem. Participante do grupo de Pesquisa de Estudos Multiprofissional em Saúde do Adulto - GEMSA.

Robson Giovani Paes, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009-2013). Especialista em Estomaterapia (Estomias, Feridas e Incontinências) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018-2020). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (Bolsista Capes DS) (2019-2021), linha de pesquisa Processo do Cuidar em Saúde e Enfermagem. Doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná, linha de pesquisa Políticas e Práticas de Saúde, Educação e Enfermagem (2021-2024) (Bolsista Capes DS). Membro do Grupo de Estudo Multidisciplinar em Saúde do Adulto - GEMSA.

Publicado

30.12.2022

Como Citar

Costa, M. C., Mantovani, M. de F., Miranda, F. M. D., Paz, V. P., & Paes, R. G. (2022). Senso de coerência em pessoas privadas de liberdade: ferramenta para a promoção da saúde [Sense of coherence in people deprived of liberty: a tool for health promotion] [Sentido de coherencia en personas privadas de libertad: herramientas para la promoción de salud]. Revista Enfermagem UERJ, 30(1), e69735. https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.69735

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa