Dignidade para os estudantes de enfermagem e enfermeiros: uma contribuição da teoria das representações sociais [Dignity for nursing students and nurses: a contribution from social representation theory] [Dignidad para estudiantes de enfermería y enfermeros: un aporte desde la teoría de las representaciones sociales]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.69583

Palavras-chave:

Enfermeiros e Enfermeiras, Estudantes de Enfermagem, Educação, Respeito, Representações Sociais

Resumo

Objetivo: identificar consensos e divergências nas representações sociais sobre dignidade de estudantes de enfermagem e enfermeiros. Método: estudo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido com o suporte da teoria das representações sociais por meio de sua abordagem estrutural. Os dados foram coletados por um questionário numa plataforma Google Forms®, respondido por 47 enfermeiros e 214 estudantes de uma Escola Superior de Enfermagem de Portugal. O estudo foi aprovado pela comissão de ética. Resultados: o respeito emergiu como termo central em ambos os grupos como duas dimensões semânticas: conceitual e relacional. Esta, vinculada às práticas de cuidado, foi mais forte no grupo de enfermeiros, que incluiu também a ideia de humanitude.  Conclusões: os resultados sugerem que as vivências profissionais e as reflexões sobre as práticas de cuidado, oportunizadas ao grupo de enfermeiros, ampliaram e matizaram as representações da dignidade, acentuando aspectos relacionais, o que pode repercutir na qualidade das práticas profissionais.

ABSTRACT

Objective: to identify consensus and divergence in the social representations about the dignity of nursing students and nurses. Method: this qualitative, descriptive study was conducted with the support of the structural approach of social representation theory. Data were collected using a questionnaire on the Google Forms® platform, which was answered by 47 nurses and 214 students from a Nursing School in Portugal. The study was approved by the ethics committee. Results: respect emerged as a central term in both the groups as two semantic dimensions: one conceptual and the other relational. The latter, in connection with care practices, was stronger in the group of nurses, who also included the idea of humanity. Conclusions: the results suggest that professional experiences of, and thinking about, care practices afforded to the group of nurses, expanded and nuanced their representations of dignity, emphasizing relational aspects, which can have repercussions on the quality of professional practice.

RESUMEN

Objetivo: identificar consensos y divergencias en las representaciones sociales sobre la dignidad de los estudiantes de enfermería y enfermeros. Método: estudio descriptivo, con enfoque cualitativo, desarrollado con el apoyo de la teoría de las representaciones sociales a través de su enfoque estructural. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario en la plataforma Google Forms®, respondido por 47 enfermeros y 214 estudiantes de una Escuela de Enfermería en Portugal. El estudio fue aprobado por el comité de ética. Resultados: el respeto surgió como término central en ambos grupos como dos dimensiones semánticas: conceptual y relacional. Esto, ligado a las prácticas de cuidado, fue más fuerte en el grupo de enfermeros, que también incluía la idea de humanitud. Conclusiones: los resultados sugieren que las experiencias profesionales y las reflexiones sobre las prácticas de cuidado, proporcionadas al grupo de enfermeros, ampliaron y matizaron las representaciones de la dignidad, enfatizando aspectos relacionales, que pueden repercutir en la calidad de las prácticas profesionales.

Biografia do Autor

Tatiana Gaffuri da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Tatiana Gaffuri da Silva, Doutor em Enfermagem, Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Maria Helena Cordeiro, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora aposentada da Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Rosa Cândida Carvalho Pereira de Melo, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Professora Coordenadora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), investigadorada da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem da ESEnfC, Coimbra, Portugal.

Liliana Vanessa Lúcio Henriques, Escola Superior de Coimbra

Enfermeira/Formadora na Via Hominis, Alcobaça, Portugal.

Helena Isabel Cardoso da Silva, Escola Superior de Coimbra

Enfermeira, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Centro Hospitalar Lisboa Ocidental – Hospital Egas Moniz, Lisboa, Portugal.

Andreia Sofia Pereira de Melo, Instituto Vaz Serra

Professora no Instituto Vaz Serra, Cernache do Bonjardim, Portugal.

Publicado

30.12.2022

Como Citar

Silva, T. G. da, Cordeiro, M. H., Melo, R. C. C. P. de, Henriques, L. V. L., Silva, H. I. C. da, & Melo, A. S. P. de. (2022). Dignidade para os estudantes de enfermagem e enfermeiros: uma contribuição da teoria das representações sociais [Dignity for nursing students and nurses: a contribution from social representation theory] [Dignidad para estudiantes de enfermería y enfermeros: un aporte desde la teoría de las representaciones sociales]. Revista Enfermagem UERJ, 30(1), e69583. https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.69583

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa