Integração entre instituição de ensino e serviço no matriciamento em saúde mental: percepção dos matriciadores [Integration between educational institutions and services in the mental health support matrix: perception of professions involved in matrix support] [Integración entre institución educativa y servicio en la organización matricial en salud mental: percepción de los profesionales]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.66824

Palavras-chave:

Serviços de Saúde Mental, Serviços Comunitários de Saúde Mental, Sistemas de Apoio Psicossocial, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Educação Continuada.

Resumo

Objetivo: verificar a percepção dos profissionais matriciadores sobre o matriciamento em saúde mental desenvolvido por meio de integração entre instituição de ensino e serviço de saúde. Método: estudo exploratório qualitativo realizado com seis profissionais matriciadores de um Centro de Atenção Psicossocial e um Núcleo de Apoio à Saúde da Família mediante entrevistas semiestruturadas, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição envolvida. Resultados: destacam-se percepções positivas, como melhorias no relacionamento/comunicação, qualificação da assistência, diminuição de encaminhamentos das estratégias saúde da família para o serviço especializado, sensibilização dos profissionais sobre cuidado em saúde mental, melhorias no acolhimento/estratificação de risco, elaboração de projeto terapêutico singular, avanço na superação do modelo biomédico e maior autonomia profissional. Contudo, encontrou-se dificuldades para realização do matriciamento, a saber, baixa adesão dos matriciados e sobrecarga de trabalho. Considerações finais: o matriciamento em saúde mental a partir da integração ensino e serviço vem contribuindo para desconstrução do modelo biomédico e reflitindo positivamente na prática dos matriciadores.

ABSTRACT

Objective: to discover how mental health matrix support through integration between educational institutions and health services is perceived by the professions involved in that support matrix. Method: this exploratory, qualitative study of six support matrix professionals at a Psychosocial Care Center and a Family Health Support Center was conducted through semi-structured interviews, after approval by the research ethics committee of the institution involved. Results: prominent positive perceptions included improved relationships/communication, better-informed care, fewer referrals to specialized services by family health strategy teams, greater sensitivity towards mental health care, improved receptiveness/risk stratification, formulation of individualized therapeutic plans, progress in surpassing the biomedical model, and greater professional autonomy. However, difficulties were encountered in introducing matrix-based support: poor adherence by matrix support staffs and overwork. Final remarks: matrix support for mental health care integration of teaching and health services has been helping to deconstruct the biomedical model and is reflecting positively in the practice of those involved in the support matrix.

RESUMEN

Objetivo: verificar la percepción de los profesionales sobre la organización matricial en salud mental desarrollada mediante la integración entre institución educativa y servicio de salud. Método: estudio exploratorio cualitativo realizado junto a seis profesionales de un Centro de Atención Psicosocial y un Centro de Apoyo a la Salud de la Familia por medio de entrevistas semiestructuradas previa aprobación del Comité de Ética en Investigación de la institución involucrada. Resultados: resaltan percepciones positivas, como mejoras en el relacionamiento/comunicación, cualificación del cuidado, reducción de derivación de las estrategias de salud de la familia al servicio especializado, concientización de los profesionales sobre el cuidado en salud mental, mejoras en la acogida/estratificación del riesgo, elaboración del proyecto terapéutico singular, avance en la superación de modelo biomédico y mayor autonomía profesional. Sin embargo, se encontraron dificultades para realizar la organización matricial debido a la baja adherencia de los profesionales y la sobrecarga de trabajo. Consideraciones finales: la organización matricial en salud mental basada en la integración de la enseñanza y los servicios ha contribuido a la deconstrucción del modelo biomédico, mejorando la práctica de esos profesionales de organización matricial.

Biografia do Autor

Gimene Cardozo Braga, Instituto Federal do Paraná

Enfermeira. Mestre em Ciências, área Práticas Sociais em Enfermagem e Saúde. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem. Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas, Brasil.

Karine Kauana Maciel, Instituto Federal do Paraná

Enfermeira pelo Instituto Federal do Paraná-Campus Palmas. Instituto Federal do Paraná, Palmas, Brasil. 

Sidnei Teixeira Junior, Instituto Federal do Paraná

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem.Instituto Federal do Paraná, Palmas. Brasil. 

Romario Daniel Jantara, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Eduardo Bassani Dal´Bosco, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Enfermeiro. Mestrando em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Publicado

30.12.2022

Como Citar

Braga, G. C., Maciel, K. K., Teixeira Junior, S., Jantara, R. D., & Dal´Bosco, E. B. (2022). Integração entre instituição de ensino e serviço no matriciamento em saúde mental: percepção dos matriciadores [Integration between educational institutions and services in the mental health support matrix: perception of professions involved in matrix support] [Integración entre institución educativa y servicio en la organización matricial en salud mental: percepción de los profesionales]. Revista Enfermagem UERJ, 30(1), e66824. https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.66824

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa