Sintomas preditivos de depressão em escolares em diferentes cenários sociodemográficos [Predictive symptoms of depression in schoolchildren in different sociodemographic scenarios]

Autores

  • Eliege Bortolini Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosane Maria Kirchner Universidade Federal de Santa Maria
  • Leila Mariza Hildebrandt Universidade Federal de Santa maria
  • Marinês Tambara Leite Universidade Federal de Santa Maria
  • Marta Cocco da Costa Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.6680

Palavras-chave:

Depressão infantil, desempenho escolar, prática educacional, enfermagem [Infantile depression, school performance, educational practice, nursing]

Resumo

Objetivo: verificar sintomas preditivos de depressão em escolares de escolas pública e particular, segundo os diferentes cenários sociodemográficos. Método: estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa. Participaram 126 adolescentes de duas escolas, uma pública e outra privada, do Rio Grande do Sul/Brasil, em 2012. Para tanto, utilizaram-se os instrumentos: Children Depression Inventory e questionário sociodemográfico. A análise dos dados baseou-se na estatística descritiva, teste quiquadrado, com o auxílio do software Statistical Package for Social Sciences. Resultados: os resultados apontam percentuais significativos de sintomas preditivos de depressão nos adolescentes de 6ª a 8ª séries (17,5%), com predomínio naqueles de escola pública. Conclusão: a depressão em crianças e adolescentes faz parte do cenário escolar e, para isso, é necessário que os profissionais envolvidos estejam atentos às questões de saúde, incluindo os sintomas depressivos, visando reduzir a ocorrência de depressão e construir estratégias de prevenção e de qualidade de vida desses indivíduos.

 

ABSTRACT

Objective: to examine symptoms predictive of depression in children at public and private schools, particularly by different sociodemographic scenarios. Method: this is a transverse, quantitative, descriptive study. Participants were 126 teenagers at one public and one private school in Rio Grande do Sul State, Brazil, in 2012. Data were collected using the Children’s Depression Inventory and a sociodemographic questionnaire. Data analysis was based on descriptive statistics (chi-square), assisted by the Statistical Package for Social Sciences. Results: the results indicate significant percentages of symptoms predictive of depression in teenagers in grades 6 to 8 (17.5%), occurring more frequently in public school students. Conclusion: it was concluded that the depression in children and teenagers forms part of school life, requiring that people directly involved with schoolchildren be alert to symptoms of depression, in order to reduce the occurrence of depression and to construct prevention strategies and improve these individuals’ quality of life.

 

RESUMEN

Objetivo: identificar los síntomas predictores de depresión entre los estudiantes de las escuelas públicas y privadas, de acuerdo con los distintos escenarios sociodemográficos. Método: estudio descriptivo, transversal, con enfoque cuantitativo. Han participado 126 adolescentes de dos escuelas, una pública y otra privada del Rio Grande do Sul/Brasil, en 2012. Para ello, se han utilizado los siguientes instrumentos: Children Depression Inventory y cuestionario sociodemográfico. El análisis de los datos se basó en la estadística descriptiva, test Chi-cuadrado, con la ayuda del software Statistical Package for Social Sciences. Resultados: los resultados muestran un porcentaje significativo de los síntomas predictivos de depresión en adolescentes de 6º a 8º años (17,5%), en su mayoría oriundos de escuelas públicas. Conclusión: se concluye que la depresión en niños y adolescentes hace parte del escenario escolar y, por ello, es necesario que los profesionales involucrados estén atentos a las cuestiones de salud, incluyendo los síntomas depresivos, con vistas no sólo a reducir la incidencia de la depresión, sino también a desarrollar estrategias de prevención y de calidad de vida de esas personas.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2016.6680

Biografia do Autor

Eliege Bortolini, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões

Rosane Maria Kirchner, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Engenharia Elétrica - Métodos de Apoio a Decisão pela PUC-RJ. Docente da Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões.

Leila Mariza Hildebrandt, Universidade Federal de Santa maria

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela EERP/USP. Docente da Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões.

Marinês Tambara Leite, Universidade Federal de Santa Maria

Dra. em gerontologia Biomédica, docente da Universidade Federal de Santa Maria/Campus de Palmeira das Missões. Tutora Grupo PET Enfermagem.

Marta Cocco da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Dra. em Enfermagem pela UFRGS. Docente da Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões.

Publicado

12.07.2016

Como Citar

Bortolini, E., Kirchner, R. M., Hildebrandt, L. M., Leite, M. T., & Costa, M. C. da. (2016). Sintomas preditivos de depressão em escolares em diferentes cenários sociodemográficos [Predictive symptoms of depression in schoolchildren in different sociodemographic scenarios]. Revista Enfermagem UERJ, 24(1), e6680. https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.6680

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa