Práticas educativas e preventivas de controle do HIV na atenção primária em saúde [Educational and preventive HIV-control practices in primary health care] [Prácticas educativas y preventivas del control del VIH en la atención primaria de salud]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.63225Palavras-chave:
HIV, Prevenção de Doenças, Atenção Primária à Saúde, Enfermeiros.Resumo
Objetivo: compreender a repercussão das práticas educativas desenvolvidas por enfermeiros na Atenção Primária em Saúde para promoção da saúde e prevenção de novos casos de HIV. Método: estudo qualitativo realizados com 11 enfermeiros da Atenção Primária à Saúde que atendem Pessoas Vivendo com HIV. Dados coletados de setembro a outubro de 2020, por meio de entrevistas semiestruturadas. Para tratamento e análise dos dados, utilizou-se o software IRAMUTEQ, cujo conteúdo foi submetido à análise de Bardin. Resultados: emergiram duas categorias temáticas: conhecimento, atitude e prática preventiva em saúde relacionadas ao HIV na Atenção Primária à Saúde e obstáculos para execução das medidas preventivas na Atenção Primária em Saúde. Conclusão: as práticas preventivas para o controle do HIV na Atenção Primária mostraram-se atreladas a necessidade de intensificar a sensibilização dos profissionais, o que possivelmente pode repercutir no maior envolvimento profissional, mudanças de rotina, readaptação no fluxo de trabalho e melhor efetividade das atividades e ações ofertadas aos usuários.
ABSTRACT
Objective: to understand the impact of educational practices applied by Primary Health Care nurses for health promotion and prevention of new cases of HIV. Method: in this qualitative study, with 11 Primary Health Care nurses providing care to people living with HIV, data were collected from September to October 2020 in semi-structured interviews. The data were treated and analyzed using IRAMUTEQ software, and the interview content underwent Bardin analysis. Results: two thematic categories emerged: HIV-related knowledge, attitudes and preventive health practices in Primary Health Care; and obstacles to implementing preventive measures in Primary Health Care. Conclusion: preventive Primary Care practices for controlling HIV were found to be connected with a need to intensify health personnel’s awareness, which can possibly result in greater professional involvement, changes in routine, adaptation of workflows, and more effective activities and actions offered to users.
RESUMEN
Objetivo: comprender el impacto de las prácticas educativas desarrolladas por enfermeros de Atención Primaria de Salud para la promoción de la salud y prevención de nuevos casos de VIH. Método: estudio cualitativo realizado junto a 11 enfermeros de Atención Primaria de Salud que atienden a Personas Viviendo con VIH. Datos recopilados de septiembre a octubre de 2020, mediante entrevistas semiestructuradas. Para el tratamiento y el análisis de los datos, se utilizó el software IRAMUTEQ y su contenido fue sometido al análisis de Bardin. Resultados: surgieron dos categorías temáticas: conocimiento, actitud y práctica preventiva en salud, relacionada con el VIH en la Atención Primaria de Salud y; obstáculos para la implementación de medidas preventivas en la Atención Primaria de Salud. Conclusión: las prácticas preventivas para el control del VIH en la Atención Primaria demostraron que están vinculadas a la necesidad de intensificar la concienciación de los profesionales, lo que posiblemente puede redundar en una mayor implicación profesional, cambios en la rutina, readaptación en el flujo de trabajo y una mejor efectividad de las actividades y acciones que se ofrecen a los usuarios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).