Significado de competências pedagógicas na formação docente de enfermagem: um estudo fenomenológico [Meaning of pedagogical competences in nursing teacher training: a phenomenological study] [Significado de las competencias pedagógicas en la formación docente de enfermería: un estudio fenomenológico]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.62701

Palavras-chave:

Filosofia, Programas de Graduação em Enfermagem, Educação em Enfermagem, Docentes de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: descrever as competências pedagógicas necessárias ao docente de enfermagem, sob a ótica do egresso do mestrado profissional de ensino na saúde e compreender os seus sentimentos em relação a sua formação docente. Método: estudo qualitativo com abordagem fenomenológica, tendo a seguinte questão como pergunta norteadora: qual a sua percepção sobre competências pedagógicas após um mestrado de ensino na saúde? Participaram da entrevista quatro enfermeiros mestres em ensino na saúde. Resultados: emergiram sentimentos como impotência, gratidão e negação, sobre a organização, interação e intersubjetividade e habilidades e dualismo psicofísico. Considerações finais: compreendendo o fenômeno estudado, afirmamos que a formação docente do mestrado profissional é uma vivência de sentimentos conflituosos, por vezes dolorosos para os seus egressos de enfermagem, o estudo visa trazer democratização dos espaços de trabalho, desenvolvimento da capacidade de ensinar de todos os atores envolvidos e busca de soluções criativas para os problemas encontrados.

ABSTRACT

Objective: to describe the pedagogical skills needed by teachers of nursing, in the view of alumni of the professional master's degree in health education, and to understand their feelings concerning their teacher training. Method: this qualitative, phenomenological study posed the following guiding question: what is your perception of pedagogical skills after a master's degree in teaching in health? Four nurses with master’s degrees in health education participated in the interview. Results: feelings such as impotence, gratitude, and denial emerged with regard to organization, interaction, intersubjectivity, skills and psychophysical dualism. Final considerations: now the phenomenon studied is understood, it can be said that the professional master's teacher training is an experience that rouses conflicting – and sometimes painful ­– feelings for nursing graduates. The study aimed to help democratize workspaces, develop capacity to teach by all the actors involved, and find creative solutions to the problems encountered.

RESUMEN

Objetivo: describir las competencias pedagógicas que necesita el profesor de enfermería, desde la perspectiva del egresado del Máster profesional en educación para la salud y comprender sus sentimientos con respecto a su formación de profesor. Método: estudio cualitativo con un enfoque fenomenológico, cuya pregunta orientadora fue la siguiente: ¿Cuál es su percepción en cuanto a competencias pedagógicas después de un Máster en educación para la salud? Cuatro enfermeras con Máster en educación para la salud participaron en la entrevista. Resultados: surgieron sentimientos como impotencia, gratitud y negación, sobre organización, interacción e intersubjetividad y habilidades y dualismo psicofísico. Consideraciones finales: al comprender el fenómeno estudiado, afirmamos que la formación docente del Máster profesional es una experiencia de sentimientos conflictivos, a veces dolorosos para los egresados de enfermería, el estudio tiene como objetivo traer la democratización de los espacios de trabajo, el desarrollo de la capacidad de enseñanza de todos los actores involucrados y la búsqueda de soluciones creativas a los problemas encontrados.

Biografia do Autor

Sandra Conceição Ribeiro Chicharo, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Doutoranda do PACCS – UFF, Mestre em ensino na saúde pela UFF, coordenadora de enfermagem da UCB. Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Psicóloga e Filosofa, Phd. Professora titular da UFF, orientadora. Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Eliane Ramos Pereira, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira e Psicóloga, Phd, professora titular da UFF, coorientadora. Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Silvia Tereza Carvalho de Araujo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira, Phd, professora titular da UFRJ. Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Eliane Cristina da Silva Pinto Carneiro, Universidade Federal Fluminense

Médica, Doutoranda PAACS- UFF. Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Lígia D’arc Silva Rocha Prado, Universidade Federal Fluminense

1-    Enfermeira, Especialista, Núcleo de pesquisa Filosofia e saúde - UFF. Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Publicado

10.12.2021

Como Citar

Chicharo, S. C. R., Silva, R. M. C. R. A., Pereira, E. R., Araujo, S. T. C. de, Carneiro, E. C. da S. P., & Prado, L. D. S. R. (2021). Significado de competências pedagógicas na formação docente de enfermagem: um estudo fenomenológico [Meaning of pedagogical competences in nursing teacher training: a phenomenological study] [Significado de las competencias pedagógicas en la formación docente de enfermería: un estudio fenomenológico]. Revista Enfermagem UERJ, 29(1), e62701. https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.62701

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa