Ações do núcleo ampliado de saúde da família no cuidado infantojuvenil com doença crônica [Actions of the expanded family health center in care for children and adolescents with chronic disease] [Acciones del núcleo ampliado de salud de la familia en la atención de niños y adolescentes con enfermedades crónicas]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.60335

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Doença Crônica, Equipe Multiprofissional.

Resumo

Objetivo: explicitar as ações de cuidado desenvolvidas pelos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica a crianças/adolescentes com doença crônica e suas famílias. Método: estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado com dez profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, de uma capital do nordeste, entre novembro-2016 e junho-2017. Utilizou-se a entrevista semiestruturada e os dados foram interpretados à luz da análise temática indutiva. Resultados: evidenciou-se que a interconsulta, as visitas domiciliares, a educação em saúde e o projeto terapêutico singular contribuem para o cuidado em saúde. Contudo, ainda são ações frágeis e pontuais, comprometendo a resolutividade do atendimento. Conclusão: as ações realizadas por estes profissionais têm sido incipientes e indicam lacunas no cuidado que comprometem o acompanhamento longitudinal e contínuo a este público.

ABSTRACT

Objective: to describe the care provided by personnel of Expanded Family Health and Primary Care Centers for children and adolescents with chronic disease, and their families. Method: in this qualitative, exploratory-descriptive study with ten professionals of an Expanded Family Health and Primary Care Center in a state capital in northeast Brazil, semi-structured interviews were conducted between November 2016 and June 2017, and the resulting data were interpreted in the light of inductive thematic analysis. Results: consultations, home visits, health education and personalized therapeutic projects were found to contribute to health care. Nevertheless, these measures are still weak and ad hoc, which impairs the service’s effectiveness. Conclusion: the actions taken by these professionals were only incipient and highlighted gaps in care that undermined continuous, longitudinal monitoring of this public.

RESUMEN

Objetivo: explicar las acciones de atención puestas a cabo por los profesionales del Núcleo Ampliado de Salud de la Familia y Atención Primaria para niños/adolescentes con enfermedades crónicas y sus familias. Método: estudio cualitativo, exploratorio-descriptivo, realizado junto a diez profesionales del Núcleo Ampliado de Salud de la Familia y Atención Primaria, en una capital del noreste de Brasil, entre noviembre de 2016 y junio de 2017. Se utilizó la entrevista semiestructurada y los datos se interpretaron a la luz del análisis temático inductivo. Resultados: se notó que la interconsulta, las visitas domiciliarias, la educación en salud y el proyecto terapéutico singular contribuyen a la atención de la salud. Sin embargo, estas acciones siguen siendo frágiles y puntuales, comprometiendo la capacidad resolutiva de la atención. Conclusión: las acciones realizadas por estos profesionales han sido incipientes y muestran brechas en la atención que comprometen el seguimiento longitudinal y continuo de este público.

Biografia do Autor

Elisabeth Luisa Rodrigues Ramalho, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2017), pós graduação em UTI Pediátrica e Neonatal pelo Instituto Brasileiro de Formação (IBF) . Atualmente é enfermeira residente em saúde da criança e do adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, cuja atuação é no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Tem experiência na área em Enfermagem Pediátrica, com duas linhas de pesquisa vinculada ao PIBIC, foi extensionista bolsista do PEPST, monitora da disciplina de Semiologia e Semiotécnica em enfermagem, apresenta o curso de PICC. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente(GEPSCA).

Maria Elizabete de Amorim Siva, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, com Bacharelado e Licenciatura Plena em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFPB. Doutoranda em Enfermagem pelo PPGEnf/UFPB. Especialização em andamento em Enfermagem em Pediatria e Neonatologia pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, CEFAPP, Brasil. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente da UFPB desde julho de 2011.

Leiliane Teixeira Bento Fernandes, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira; Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPB; Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente pela Residência Multiprofissional Hospitalar em Saúde da Criança e do Adolescente - HULW/UFPB (2019); Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPB (2017); Bacharela e Licenciada pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente - GEPSCA.

Malueska Luacche Xavier Ferreira Sales, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Enfermagem pela Pós-Graduação em Enfermagem UFPB. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e Licenciatura em Enfermagem pela mesma instituição (2011), pós-graduação (latu sensu) em Terapia Intensiva pela Faculdade São Francisco da Paraíba/Especializa Saúde. Está como Professora Substituta da UFPB, na disciplina de Enfermagem nos cuidados ao paciente crítico. Enfermeira Assistencial na Clínica Médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley - UFPB (desde março 2017). Enfermeira Assistencial Hospital Universitário Onofre Lopes - UFRN na Unidade de Terapia Intensiva (de set 2015 à fev 2017). Enfermeira Plantonista do Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena (Parnamirim/RN) no Pronto Socorro Adulto (2010-2012) e Centro Cirúrgico (2012-ago 2015). Atuou como Professora Substituta da Universidade Estadual da Paraíba, ministrando as disciplinas: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher. Foi docente em curso Técnico em Enfermagem da Escola de Enfermagem Nova Esperança das disciplinas: Enfermagem Pediátrica e Semiotécnica em Enfermagem. Vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente.Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, Enfermagem em Saúde da Mulher, Semiotécnica em Enfermagem, Urgência e Emergência e Centro Cirúrgico atuando principalmente nos seguintes temas: extensão, educação infantil, oncologia, autocuidado e enfermagem.

Amanda Narciso Machado, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, com Licenciatura Plena em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2013). Mestrado em Enfermagem, na linha de pesquisa: Políticas e Práticas do Cuidar em Enfermagem e Saúde, pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGEnf/UFPB - 2018). Residência em Saúde da Criança pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira de Pernambuco - IMIP (2016). Pós-Graduada em Terapia Intensiva Neonatal (2016). Pós-graduanda em Qualidade e Segurança do paciente, pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional - CEFAPP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde da Criança e do Adolescente - GEPSCA/UFPB. Enfermeira da Atenção Básica de Saúde - Prefeitura Municipal de Serra Talhada (2019). Docente do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães - FAMA (2020).

Neusa Collet, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense (1986), Mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1995) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor Associado III do Departamento de Enfermagem de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado e Doutorado). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente (GEPSCA). Membro da Red Internacional de Enfermería en Salud Infantil (RED-ENSI). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem pediátrica, criança hospitalizada, doença crônica na infância e adolescência.

Publicado

17.12.2021

Como Citar

Ramalho, E. L. R., Siva, M. E. de A., Fernandes, L. T. B., Sales, M. L. X. F., Machado, A. N., & Collet, N. (2021). Ações do núcleo ampliado de saúde da família no cuidado infantojuvenil com doença crônica [Actions of the expanded family health center in care for children and adolescents with chronic disease] [Acciones del núcleo ampliado de salud de la familia en la atención de niños y adolescentes con enfermedades crónicas]. Revista Enfermagem UERJ, 29(1), e60335. https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.60335

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa