A teoria de callista roy, a nanda-i e o cuidado ao paciente prostatectomizado [Callista roy’s theory, nanda-i and care for prostatectomized patients] [La teoría de callista roy, la nanda-i y el cuidado al paciente prostatectomizado]
Palavras-chave:
Teoria de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, prostatectomia, hiperplasia prostática [Nursing theory, nursing diagnosis, prostatectomy, prostatic hyperplasia] [Teoría de enfermería, diagnóstico de enfermería, prostatectomía, hiperplasia prostática]Resumo
Trata-se de um estudo descritivo de caso clínico, com abordagem qualitativa, o qual possui como objetivo estabelecer relações entre os diagnósticos de enfermagem da NANDA-I e os problemas de adaptação segundo o Modelo Teórico de Roy em um paciente prostatectomizado. A coleta de dados ocorreu em um hospital universitário localizado na cidade de Natal-RN, no mês de janeiro de 2011, por meio de um roteiro de entrevista e exame físico. Os diagnósticos que apresentaram relações entre a NANDA-I e o Modelo de Roy foram: dor, ansiedade, constipação, sono, atividade, volume de líquido e infecção. Conclui-se que grande parte dos problemas adaptativos segundo o Modelo de Roy, manifestados pelos pacientes no pós-operatório de prostatectomia, possuem semelhança com os diagnósticos da NANDA-I.
ABSTRACT
his qualitative, descriptive study of a clinical case aimed to establish relations between NANDA-I nursing diagnosis and problems of adaptation according to the Roy theoretical model in a prostatectomy patient. Data were collected at a University Hospital in Natal, Rio Grande do Norte, in January 2011, through scripted interview and physical examination. Diagnoses showing a relation between NANDA-I and Roy Model were: pain, anxiety, constipation, sleep, activity, fluid volume; and infection. It is concluded that the adaptive problems on the Roy model manifested by the postoperative prostatectomy patient are largely similar to the NANDA- I diagnoses.
RESUMEN
Este es un estudio descriptivo de caso clínico, con enfoque cualitativo, que tiene como objetivo establecer relaciones entre los diagnósticos de enfermería de la NANDA-I y los problemas de adaptación de acuerdo con el Modelo Teórico de Roy en un paciente prostatectomizado. La recolección de datos ocurrió en un hospital universitario en la ciudad de Natal-RN-Brasil, en enero de 2011, a través de un guión de entrevista y examen físico. Las relaciones entre los diagnósticos NANDA-I y el Modelo de Roy fueron: dolor, ansiedad, estreñimiento, sueño, actividad, volumen de líquido e infección. Se concluye que la mayor parte de los problemas de adaptación, de acuerdo com el Modelo de Roy, expresados por los pacientes en el postoperatorio de prostatectomía, tienen similitud con los diagnósticos de la NANDA-I.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).