Educação permanente à distância sobre a prevenção de úlcera por pressão [Distance continuing education on prevention of pressure ulcer]

Autores

  • Ana Karine da Costa Monteiro
  • Ana Karoline da Costa Monteiro
  • Elaine Maria Leite Rangel Andrade Universidade Federal do Piauí
  • Maria Helena Barros Araújo Luz
  • Patrícia de Azevedo Lemos Cavalcanti

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.5733

Palavras-chave:

Educação a distância, úlcera por pressão, enfermagem, tecnologia educacional [Distance education, pressure ulcer, nursing, educational technology]

Resumo

Objetivos: deste estudo foram construir e avaliar um programa de educação permanente à distância sobre a prevenção de úlcera por pressão. Método: a pesquisa é aplicada e os dados foram coletados no período de agosto a outubro de 2011. Para a construção e avaliação do programa, seguiu as fases de desenho educacional, modelagem computacional, implementação do ambiente e avaliação ergonômica e pedagógica. O programa foi hospedado no ambiente virtual de aprendizagem do Moddle. Resultados: As avaliações ergonômicas e pedagógicas realizadas pelos especialistas em informática (n=10) e úlcera por pressão (n=11) apontaram resultados satisfatórios e os itens que necessitavam de ajustes foram revisados. Conclusão: Os recursos da educação à distância possibilitaram a construção de um programa de educação permanente, que pode ser acessado em qualquer tempo e lugar, e que contribuirá para a capacitação de enfermeiros sobre prevenção de úlcera por pressão.

 

ABSTRACT

Objective: to develop and evaluate a distance continuing professional development (CPD) program on prevention of pressure ulcers. Method: this is an applied study. Data were collected from August to October 2011. The program, hosted in a Moodle virtual learning environment, was developed and evaluated in the following stages: educational design, computational modeling, environment implementation, and ergonomic and pedagogical evaluation. Results: ergonomic and pedagogical assessments by specialists in IT (n=10) and pressure ulcers (n=11) showed satisfactory results; items needing adjustment were reviewed. Conclusion: distance education resources made it possible to develop a CPD program that can be accessed anywhere and at any time, and will contribute to nurses’ training in preventing pressure ulcers.

 

RESUMEN

Objetivo: desarrollar y evaluar un programa de educación continuada a distancia sobre la prevención de las úlceras por presión. Método: los datos de la investigación aplicada fueron recolectados entre agosto y octubre de 2011. Para la construcción y evaluación del programa se siguieron las fases del diseño educacional, modelado computacional, implementación del ambiente y evaluación ergonómica y pedagógica. El programa fue alojado en el ambiente virtual de aprendizaje de Moodle. Resultados: las evaluaciones ergonómicas y pedagógicas llevadas a cabo por especialistas en informática (n=10) y úlceras por presión (n=11) mostraron resultados satisfactorios y se han revisado los ítems que necesitaban ajustes. Conclusión: Los recursos de la educación a distancia permitieron desarrollar un programa de educación continuada, al que se puede acceder a cualquier momento y lugar, y que contribuirá a la formación de los enfermeros en cuanto a la prevención de úlceras por presión.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2016.5733

Biografia do Autor

Elaine Maria Leite Rangel Andrade, Universidade Federal do Piauí

Graduada (1998), Mestre (2004) e Doutora (2009) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Professora Doutora Efetiva do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP-USP de 2006 a 2010. Atualmente, é Professora Adjunta I do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. É Consultora Ad hoc das Revistas Latino-Americana de Enfermagem, Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Gaúcha de Enfermagem e Texto & Contexto. Foi Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí no período de 04/20011 a 17/12/12. Presidenta da Sociedade Brasileira de Comunicação em Enfermagem (SOBRACen). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a distância, Simulação e Úlcera por pressão

Publicado

08.06.2016

Como Citar

Monteiro, A. K. da C., Monteiro, A. K. da C., Andrade, E. M. L. R., Luz, M. H. B. A., & Cavalcanti, P. de A. L. (2016). Educação permanente à distância sobre a prevenção de úlcera por pressão [Distance continuing education on prevention of pressure ulcer]. Revista Enfermagem UERJ, 24(1), e5733. https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.5733

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa