Tuberculose em pessoas idosas: porta de entrada do sistema de saúde e o diagnóstico tardio [Tuberculosis among the elderly: health care system gateway and late diagnosis]

Autores

  • Séfora Luana Evangelista Andrade Universidade Federal da Paraíba
  • Débora César de Souza Rodrigues Universidade Federal da Paraíba
  • Anne Jaquelyne Roque Barreto Universidade Federal da Paraíba
  • Annelissa Andrade Virgínio de Oliveira Universidade Federal da Paraíba.
  • Ana Rita Bizerra do Nascimento Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Lenilde Duarte de Sá Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.5702

Palavras-chave:

saúde pública, enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar os fatores relacionados ao retardo do diagnóstico da tuberculose (TB) em idosos em um dos municípios da região metropolitana de João Pessoa/Paraíba-Brasil, avaliando-os sob a dimensão porta de entrada. Método: pesquisa qualitativa, com participação de sete pessoas idosas. Os relatos foram coletados mediante entrevista e submetidos à análise de conteúdo em 2010 e 2011. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, no. 0589/2008. Resultados: atenção básica em saúde (ABS) não se configurou como principal porta de entrada dos idosos para o diagnóstico da tuberculose no município estudado, revelando que sua organização apresenta fragilidades referentes às ações de saúde, ao acesso e ao vínculo, que interferem na sua busca como porta de entrada.  Conclusão: exige-se uma nova lógica do processo de trabalho em que as práticas de saúde priorizem tecnologias que potencializem acolhimento e vínculo, de modo que seja abreviada a confirmação diagnóstica e o início do tratamento da TB.

ABSTRACT

Objective: to examine the factors related to late diagnosis of tuberculosis (TB) among the elderly in a town in the metropolitan region of João Pessoa, Paraiba, Brazil, and evaluate them in relation to the system gateway. Method: in this qualitative study with the participation of seven elderly individuals, data were collected by semi-structured interview and analyzed by thematic content analysis. The study was approved by the research ethics committee (Protocol No. 0589/2008). Results: primary health care (PHC) did not figure as the main gateway for the elderly for diagnosis of tuberculosis in the city studied, revealing that PHC organization suffers from weaknesses relating to health actions, access and bonding, which interfere with the utilization of PHC as a gateway. Conclusion: a new work process logic is required in which health practices prioritize technologies that potentiate reception and bonding, for earlier confirmation of diagnosis and start of TB treatment.

RESUMEN

Objetivo: analizar los factores relacionados al retardo del diagnóstico de la tuberculosis (TB) en ancianos en uno de los municipios de la región metropolitana de João Pessoa/Paraíba-Brasil, evaluándolos bajo la dimensión puerta de entrada. Método: investigación cualitativa, con participación de siete personas ancianas. Los relatos fueron recolectados mediante entrevista semidirigida y analizados por la Técnica de Análisis de Contenido. Estudio aprobado por el Comité de Ética y Pesquisa con número de protocolo 0589/2008. Resultados: el atendimiento básico de salud (ABS) no se configuró como principal puerta de entrada de los ancianos para el diagnóstico de la tuberculosis en el municipio estudiado, revelándose que la organización del ABS presenta fragilidades referentes a las acciones de salud, al acceso y al vínculo, que interfieren en su búsqueda como puerta de entrada.  Conclusión: se exige una nueva lógica del proceso de trabajo en que las prácticas de salud prioricen tecnologías que potencialicen acogida y vínculo, de modo que sea abreviada la confirmación diagnosticada y el inicio del tratamiento de la TB.

 

Biografia do Autor

Séfora Luana Evangelista Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do Grupo de estudos e Qualificação em Tuberculose da Paraíba.

Débora César de Souza Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de estudos e Qualificação em Tuberculose da Paraíba.

Anne Jaquelyne Roque Barreto, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Estudo e Qualificação em Tuberculose da Paraíba.

Annelissa Andrade Virgínio de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa. Membro do Grupo de Estudo e Qualificação da Paraíba.

Ana Rita Bizerra do Nascimento Santos, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa. Membro do Grupo de Estudo e Qualificação da Paraíba.

Lenilde Duarte de Sá, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem Saúde Pública e Psiquiatria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e vinculada ao PPGENF da UFPB. Membro da coordenação do Grupo de Estudo e Qualificação em Tuberculose da Paraíba. Bolsista Produtividade em Pesquisa-Nível 2.

Publicado

27.06.2016

Como Citar

Andrade, S. L. E., Rodrigues, D. C. de S., Barreto, A. J. R., Oliveira, A. A. V. de, Santos, A. R. B. do N., & Sá, L. D. de. (2016). Tuberculose em pessoas idosas: porta de entrada do sistema de saúde e o diagnóstico tardio [Tuberculosis among the elderly: health care system gateway and late diagnosis]. Revista Enfermagem UERJ, 24(3), e5702. https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.5702

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa