Efetividade de vídeo educativo sobre punção venosa periférica para acadêmicos de enfermagem lusófonos [Effectiveness of educational video on peripheral venous puncture for Portuguese-speaking student nurses] [Efectividad del video educativo sobre la punción venosa periférica para académicos de enfermería lusófonos]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.53215

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Alunos de enfermagem, Enfermagem, Recursos audiovisuais, Educação em Saúde.

Resumo

Objetivo: avaliar efetividade de vídeo educativo no conhecimento de acadêmicos de enfermagem lusófonos acerca da punção venosa periférica. Método: estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, desenvolvido com 85 acadêmicos de enfermagem, com pré e pós testes realizados a partir de questionário validado composto por 20 questões acerca do conhecimento sobre punção venosa. Resultados: houve melhora significante (p<0,005) nos acertos de sete questões referentes as melhores veias para punção, necessidade de inspeção e palpação, antissepsia em movimentos circulares, posicionamento do torniquete, indicação do scalp, tempo de permanência de dispositivo flexível e complicações do procedimento.  No pré-teste, a mediana de acertos de 15 (Intervalo interquartílico=17), enquanto no pós-teste a mediana de acertos foi de 16 (Intervalo interquartílico=17), p=0,000. Conclusão: o vídeo educativo apresenta-se como tecnologia educacional efetiva para auxiliar no ensino da enfermagem sobre a PVP.

ABSTRACT

Objective: to evaluate the effectiveness of an educational video on Portuguese-speaking student nurses’ knowledge of peripheral venipuncture. Method: a quasi-experimental study of the before-and-after type was conducted with 85 student nurses by pre- and post-tests using a validated questionnaire of 20 items on vein puncture. Results: correct replies increased significantly (p < 0.005) on seven questions regarding: the best veins for puncture, need for inspection and palpation, antisepsis in circular movements, positioning of the tourniquet, indication of scalp use, flexible device dwell time and complications of the procedure. In the pre-test, median hits were 15 (interquartile range = 17), while in the post-test median hits were 16 (interquartile range = 17), p = 0.000. Conclusion: the educational video was effective educational technology to assist in teaching nurses about peripheral venipuncture.

RESUMEN

Objetivo: evaluar la efectividad del vídeo educativo sobre el conocimiento de académicos de enfermería lusófonos en cuanto a la punción venosa periférica. Método: un estudio cuasi-experimental, del tipo antes y después, desarrollado junto a 85 estudiantes de la enfermería, con pruebas previas y posteriores realizadas a partir de un cuestionario validado compuesto de 20 preguntas sobre el conocimiento de la punción venosa. Resultados: hubo una mejora significativa (p<0,005) en lo que se refiere a las respuestas correctas a siete preguntas relativas a las mejores venas para la punción, la necesidad de inspección y palpación, la antisepsia en movimientos circulares, la posición del torniquete, la indicación de la aguja mariposa (scalp), el tiempo de permanencia del dispositivo flexible y las complicaciones del procedimiento.  En la prueba previa, el promedio de respuestas correctas fue de 15 (rango intercuartil = 17), mientras que en la prueba posterior el promedio de respuestas correctas fue de 16 (rango intercuartil = 17), p=0.000. Conclusión: el vídeo educativo se presenta como una tecnología educativa eficaz para ayudar a enseñar enfermería sobre PVP, punción venosa periférica.

Biografia do Autor

Beatriz de Sousa Santos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduação em Enfermagem na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) em 2020. Conclusão do ensino médio e curso técnico em Agroindústria na Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa em 2014. Atuou como bolsista de extensão do Projeto "O conviver e viver de pessoas positivas" em 2017. Exerceu as atividades de iniciação científica como bolsista BICT/FUNCAP do Projeto "Avaliação do conhecimento de acadêmicos de enfermagem sobre um vídeo educativo de Punção Venosa Periférica" (2018-2019) e bolsista BICT/FUNCAP do Projeto "Avaliação das complicações relacionadas a infecção pelo arbovírus Chikungunya em idosos" (2019-2020).

Thamires Sales Macêdo, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda do sétimo semestre no curso de Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA; Membro do Grupo de Estudos de Cuidado de Enfermagem na Saúde do Adulto GECESA; Participante da pesquisa sobre Prevenção de Quedas no Ambiente Hospitalar; Bolsista de extensão e membro da Liga de Enfermagem em Cardiologia - LECARDIO; Monitora do módulo do sistema geniturinário; Coordenadora de assuntos interinstitucionais do Centro Acadêmico Wanda de Aguiar Horta, do curso de Enfermagem; Membro do Concelho de Saúde da Prefeitura de Sobral.

Dariane Veríssimo de Araújo, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Atualmente é técnica em enfermagem do Hospital Municipal de São Benedito.

Nelson Miguel Galindo Neto, Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Graduado em Enfermagem e Especialista em Urgência e Emergência pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória (UFPE-CAV). Especialista em Didático-Pedagógica para o Ensino da Enfermagem e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará.Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Urgência e Emergência, Atendimento Pré-Hospitalar, Educação em Saúde, Tecnologias Educacionais e Saúde de Surdos. Atualmente é professor do Bacharelado em Enfermagem do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - Campus Pesqueira.

Lívia Moreira Barros, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Graduado pela Universidade Federal do Ceará (2012). Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva pela UECE (2014) e Especialista em Preceptor no SUS cabelo do Hospital Sírio-Libanês (2017). Mestre em Enfermagem na Promoção da Saúde pelo PPGENF-UFC (2015). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (PPGENF-UFC). Fellow Faimer Brasil 2017. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Internacional de Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e do Curso Profissional em Saúde da Família da RENASF / Polo Fiocruz. Coordenadora do Grupo de Estudos em Saúde do Adulto (GECESA). Tem experiência na área de Doença com a fase Saúde do Adulto. Atua seguimos temas de pesquisa: cirurgia bariátrica, educação do paciente, tecnologias educacionais, qualidade de vida,

Natasha Marques Frota, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com experiência em Enfermagem na Saúde do Idoso, atuando principalmente com Promoção da Saúde, Qualidade de Vida e Doenças Crônicas. Mestre em Enfermagem pela UFC. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Enfermeira pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Desenvolve pesquisas com tecnologias educativas em saúde.

Publicado

17.02.2021

Como Citar

Santos, B. de S., Macêdo, T. S., Araújo, D. V. de, Galindo Neto, N. M., Barros, L. M., & Frota, N. M. (2021). Efetividade de vídeo educativo sobre punção venosa periférica para acadêmicos de enfermagem lusófonos [Effectiveness of educational video on peripheral venous puncture for Portuguese-speaking student nurses] [Efectividad del video educativo sobre la punción venosa periférica para académicos de enfermería lusófonos]. Revista Enfermagem UERJ, 29(1), e53215. https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.53215

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa