Abordagens lúdicas e o enfrentamento do tratamento oncológico na infância [Playful approaches and coping with childhood cancer treatment] [Enfoques lúdicos y afrontamiento del tratamiento del cáncer infantil]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.53040

Palavras-chave:

Pediatria, Enfermagem Pediátrica, Criança Ludoterapia, Oncologia.

Resumo

Objetivo: demonstrar como, na percepção da criança acometida por câncer, as abordagens lúdicas contribuem para que ela enfrente o tratamento oncológico. Método: trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Procedeu-se à entrevista semiestruturada com dez crianças com idades entre 6 e 12 anos acolhidas em uma casa de apoio. Para analisar as informações, optou-se pela técnica de análise de conteúdo. Resultados: emergiram duas categorias: o significado de brincar na compreensão da criança em tratamento oncológico; os sentimentos revelados a partir do brincar durante o tratamento oncológico. As crianças disseram que acham importante brincar durante o tratamento e reconhecem que, ao brincar, vivenciam uma variedade de sentimentos, como felicidade e bem-estar, mas também raiva por sentir dor devido à condição de estar doente. Conclusão: as abordagens lúdicas são ferramentas essenciais para auxiliar a criança a vivenciar as diferentes situações na doença e no tratamento.

ABSTRACT

Objective: to demonstrate how, in the children’s view, playful approaches contribute to their coping with cancer treatment. Method: this qualitative, descriptive, exploratory study involved semi-structured interviews of ten children between 6 and 12 years old. Content analysis was used to analyze the information obtained. Results: two categories emerged: the meaning of play as understood by children undergoing cancer treatment; and the feelings revealed through play during cancer treatment. The children said they though it important to play during treatment and recognized that, when playing, they experienced a variety of feelings, such as happiness and well-being, but also anger at feeling pain due to the condition of being ill. Conclusion: playful approaches are essential tools for helping children in the various different situations they experience in their illness and treatment.

RESUMEN

Objetivo: demostrar cómo, desde el punto de vista de los niños, los enfoques lúdicos contribuyen a hacer frente al tratamiento del cáncer. Método: este estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio involucró entrevistas semiestructuradas a diez niños de entre 6 y 12 años. Se utilizó el análisis de contenido para analizar la información obtenida. Resultados: surgieron dos categorías: el significado del juego tal como lo entienden los niños en tratamiento contra el cáncer; y los sentimientos revelados a través del juego durante el tratamiento del cáncer. Los niños dijeron que les parecía importante jugar durante el tratamiento y reconocieron que, al jugar, experimentaban una variedad de sentimientos, como felicidad y bienestar, pero también ira al sentir dolor debido a la condición de estar enfermo. Conclusión: los enfoques lúdicos son herramientas esenciales para ayudar a los niños en las diferentes situaciones que experimentan en su enfermedad y tratamiento.


Biografia do Autor

Nadja Caroline Bezerril Lopes, Centro Universitário UNIESP

Enfermeira. Pós-graduanda.

Ana Cláudia Gomes Viana, Centro Universitário UNIESP

Mestre em Enfermagem pela UFPB. Professora do Centro Universitário UNIESP.

Zirleide Carlos Félix, Centro Universitário UNIESP

Mestre em Enfermagem pela UFPB. Docente do Centro Universitário UNIESP.

Jancelice dos Santos Santana, Centro Universitário UNIESP

Doutora em Enfermagem pela UFPB. Docente do Centro Universitário UNIESP.

Patrícia Tavares de Lima, Centro Universitário UNIESP

Especialista em Enfermagem do Trabalho. Coordenadora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário UNIESP.

Ana Lúcia Medeiros Cabral, Centro Universitário UNIESP

Doutora em Enfermagem pela UFPB. Docente do Centro Universitário UNIESP.

Publicado

02.12.2020

Como Citar

Lopes, N. C. B., Viana, A. C. G., Félix, Z. C., Santana, J. dos S., Lima, P. T. de, & Cabral, A. L. M. (2020). Abordagens lúdicas e o enfrentamento do tratamento oncológico na infância [Playful approaches and coping with childhood cancer treatment] [Enfoques lúdicos y afrontamiento del tratamiento del cáncer infantil]. Revista Enfermagem UERJ, 28, e53040. https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.53040

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa