Desenvolvimento de protótipo de reanimação cardiopulmonar para educação em saúde [Development of a cardiopulmonary resuscitation prototype for health education] [Desarrollo de un prototipo de reanimación cardiopulmonar para la educación en salud]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.53033

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Simulação, Treinamento por Simulação, Reanimação Cardiopulmonar, Circulação Sanguínea.

Resumo

Objetivo: desenvolver e validar um protótipo de baixo custo para reanimação cardiopulmonar em adultos, com ênfase nos fluxos arteriais e venosos para fins educacionais. Método: trata-se de estudo oriundo de trabalho de conclusão de curso, utilizando abordagem do design thinking para elaboração do protótipo, realizado em uma universidade pública federal no sul do Brasil, entre setembro e novembro de 2019. Na validação, participaram 13 indivíduos com expertise em Urgência e Emergência, sendo utilizado um instrumento com escala Likert, composto por sete itens sobre aparência e usabilidade. Resultados: o protótipo foi idealizado usando um manequim de exposição de roupas como estrutura principal. Além do tórax permitir compressões, uma rede de ductos que simulam os fluxos sanguíneos demonstrou visualmente a circulação sanguínea e a injeção de medicações intravenosas. Conclusão: o protótipo possui capacidade de potencializar o processo de ensino-aprendizagem em suporte básico e avançado de vida, especialmente quando sustentado por metodologias ativas.

ABSTRACT

Objective: to develop and validate a low-cost prototype for cardiopulmonary resuscitation in adults, with an emphasis on arterial and venous flows, for educational purposes. Method: this study, which originated from a course conclusion project to develop a prototype using the design-thinking approach, was conducted at a federal public university in southern Brazil between September and November 2019. Thirteen individuals with expertise in emergency care took part in validation, using a Likert scale instrument consisting of seven items on appearance and usability. Results: the prototype was designed using a clothing display mannequin as the main structure. Compressions could be performed on the chest, and a network of ducts simulated blood flows visually, demonstrating blood circulation and intravenous medication injections. Conclusion: the prototype was able to enhance teaching and learning on basic and advanced life support, especially when supported by active methodologies.

RESUMEN

Objetivo: desarrollar y validar un prototipo de bajo costo para reanimación cardiopulmonar en adultos, con énfasis en los flujos arteriales y venosos, con fines educativos. Método: este estudio, que se originó a partir de un proyecto de conclusión de curso para desarrollar un prototipo utilizando el enfoque de pensamiento de diseño, se realizó en una universidad pública federal en el sur de Brasil entre septiembre y noviembre de 2019. En la validación participaron trece personas con experiencia en atención de emergencias , utilizando un instrumento de escala Likert que consta de siete ítems sobre apariencia y usabilidad. Resultados: el prototipo se diseñó utilizando un maniquí de exhibición de ropa como estructura principal. Se podían realizar compresiones en el pecho y una red de conductos simulaba visualmente los flujos sanguíneos, lo que demostraba la circulación sanguínea y las inyecciones de medicación intravenosa. Conclusión: el prototipo fue capaz de mejorar la enseñanza y el aprendizaje sobre soporte vital básico y avanzado, especialmente cuando fue apoyado por metodologías activas.

Biografia do Autor

Alexandre Anselmo da Silva, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Enfermeiro Assistencialista na Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC) (2013). Mestre em enfermagem pelo PEN/UFSC (2009). Desenvolve projetos articulados com o Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação em Enfermagem e Saúde (GEPADES/UFSC). Editora associada da Revista Texto & Contexto Enfermagem entre 2016-2020. Tem experiência profissional na Atenção Básica à Saúde, no contexto hospitalar, e no ensino em ambos cenários. Atua como Professora no Departamento de Enfermagem da UFSC, vinculada à disciplina INT 5208 - Gestão em Saúde e Enfermagem / Estágio supervisionado, bem como no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Mestrado Profissional Informática em Saúde.

Leonardo Pereira de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharelado em Enfermagem pela Faculdade Integral Diferencial - FACID | Wyden. Especialista em Saúde da Família pela UCAM. Mestrando em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - PEN/UFSC. Membro do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação em Enfermagem e Saúde - GEPADES/PEN/UFSC. Pesquisa nas áreas de Gestão e Gerenciamento em Enfermagem e Saúde, dedicando-se às seguintes temáticas: gestão na atenção primária à saúde, gestão dos serviços de saúde e gerência do cuidado.

Daniela Couto Carvalho Barra, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Ajunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina e do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Informática em Saúde. Enfermeira graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998). Pós-Doutorado (2014), Doutorado (2012) e Mestrado (2008) em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN-UFSC), com período de Estágio de Doutoramento na Escola Superior de Enfermagem do Porto - ESEP/Portugal (2010/2011). Especialista em Terapia Intensiva Adulto pelo IEC - PUC/MG (2004) e Informática em Saúde pela UNIFESP (2018). Membro do Grupo de Pesquisa Clínicas Tecnologias e Informática em Saúde e Enfermagem - GIATE/UFSC e Coordenadora da REBRAENSP - Núcleo Florianópolis. Possui experiência na área da Enfermagem com ênfase em Unidades de Terapia Intensiva, Emergência, Segurança do Paciente, Informática e Sistemas de Informação em Enfermagem (Processo de Enfermagem Informatizado e CIPE).

Daniele Delacanal Lazzari, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Educação. Doutora em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em terapia intensiva/emergência e formação docente para o ensino superior. É vice-líder do Laboratório de Pesquisas no Cuidado de Pessoas nas Situações Agudas de Saúde - GEASS/UFSC e membro do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde - EDEN/UFSC. Atua como Professora Adjunta no Departamento de Enfermagem da UFSC, vinculada à disciplina INT 5205 - Cuidado no processo de viver humano III - Condição Crítica de Saúde.

Keyla Cristiane do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Enfermagem (2001), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Saúde da Família pela Universidade do Estado do Amazonas (2002); Mestre em Enfermagem (2005) e Doutora em Filosofia da Enfermagem (2010), pela UFSC. Foi enfermeira assistencial do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Grupo de Resposta Aérea às Urgências - GRAU/SAMU-SC (2005-2014); participou do projeto de Cooperação Internacional Brasil/Cuba/Haiti para formação de recursos humanos no Haiti (parceria UFSC e Ministério da Saúde); foi professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2011-2012) e professora substituta da UFSC na disciplina: Enfermagem nas Intercorrências cirúrgicas (2005-2006) e na área de Urgência/Emergência e Centro cirúrgico (2009-2011). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e da Residência Multiprofissional em Saúde da UFSC. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase no Atendimento Pré-Hospitalar e Serviço Aeromédico; Emergência e Centro Cirúrgico. Membro dos grupos de pesquisa: GEASS (Laboratório de Pesquisas no Cuidado de Pessoas em Situações Agudas de Saúde) e GEPADES (Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação em Enfermagem e Saúde). Recebeu a Medalha do Mérito da Aviação da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (ano 2016) e Mérito da Aviação do Bombeiro Militar do Estado de Santa Catarina (ano 2019) em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a causa da Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil no Estado de Santa Catarina.

Publicado

29.10.2020

Como Citar

Silva, A. A. da, Lanzoni, G. M. de M., Sousa, L. P. de, Barra, D. C. C., Lazzari, D. D., & Nascimento, K. C. do. (2020). Desenvolvimento de protótipo de reanimação cardiopulmonar para educação em saúde [Development of a cardiopulmonary resuscitation prototype for health education] [Desarrollo de un prototipo de reanimación cardiopulmonar para la educación en salud]. Revista Enfermagem UERJ, 28, e53033. https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.53033

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa