Desenvolvimento de protótipo de reanimação cardiopulmonar para educação em saúde [Development of a cardiopulmonary resuscitation prototype for health education] [Desarrollo de un prototipo de reanimación cardiopulmonar para la educación en salud]

Alexandre Anselmo da Silva, Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni, Leonardo Pereira de Sousa, Daniela Couto Carvalho Barra, Daniele Delacanal Lazzari, Keyla Cristiane do Nascimento

Resumo


Objetivo: desenvolver e validar um protótipo de baixo custo para reanimação cardiopulmonar em adultos, com ênfase nos fluxos arteriais e venosos para fins educacionais. Método: trata-se de estudo oriundo de trabalho de conclusão de curso, utilizando abordagem do design thinking para elaboração do protótipo, realizado em uma universidade pública federal no sul do Brasil, entre setembro e novembro de 2019. Na validação, participaram 13 indivíduos com expertise em Urgência e Emergência, sendo utilizado um instrumento com escala Likert, composto por sete itens sobre aparência e usabilidade. Resultados: o protótipo foi idealizado usando um manequim de exposição de roupas como estrutura principal. Além do tórax permitir compressões, uma rede de ductos que simulam os fluxos sanguíneos demonstrou visualmente a circulação sanguínea e a injeção de medicações intravenosas. Conclusão: o protótipo possui capacidade de potencializar o processo de ensino-aprendizagem em suporte básico e avançado de vida, especialmente quando sustentado por metodologias ativas.

ABSTRACT

Objective: to develop and validate a low-cost prototype for cardiopulmonary resuscitation in adults, with an emphasis on arterial and venous flows, for educational purposes. Method: this study, which originated from a course conclusion project to develop a prototype using the design-thinking approach, was conducted at a federal public university in southern Brazil between September and November 2019. Thirteen individuals with expertise in emergency care took part in validation, using a Likert scale instrument consisting of seven items on appearance and usability. Results: the prototype was designed using a clothing display mannequin as the main structure. Compressions could be performed on the chest, and a network of ducts simulated blood flows visually, demonstrating blood circulation and intravenous medication injections. Conclusion: the prototype was able to enhance teaching and learning on basic and advanced life support, especially when supported by active methodologies.

RESUMEN

Objetivo: desarrollar y validar un prototipo de bajo costo para reanimación cardiopulmonar en adultos, con énfasis en los flujos arteriales y venosos, con fines educativos. Método: este estudio, que se originó a partir de un proyecto de conclusión de curso para desarrollar un prototipo utilizando el enfoque de pensamiento de diseño, se realizó en una universidad pública federal en el sur de Brasil entre septiembre y noviembre de 2019. En la validación participaron trece personas con experiencia en atención de emergencias , utilizando un instrumento de escala Likert que consta de siete ítems sobre apariencia y usabilidad. Resultados: el prototipo se diseñó utilizando un maniquí de exhibición de ropa como estructura principal. Se podían realizar compresiones en el pecho y una red de conductos simulaba visualmente los flujos sanguíneos, lo que demostraba la circulación sanguínea y las inyecciones de medicación intravenosa. Conclusión: el prototipo fue capaz de mejorar la enseñanza y el aprendizaje sobre soporte vital básico y avanzado, especialmente cuando fue apoyado por metodologías activas.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Simulação; Treinamento por Simulação; Reanimação Cardiopulmonar; Circulação Sanguínea.

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DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.53033

Direitos autorais 2020 Alexandre Anselmo da Silva, Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni, Leonardo Pereira de Sousa, Daniela Couto Carvalho Barra, Daniele Delacanal Lazzari, Keyla Cristiane do Nascimento

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