Diagnóstico revelado à criança e ao adolescente com HIV/AIDS: implicações para o familiar/cuidador [Diagnosis disclosure to children and adolescents living with HIV/AIDS: implications for the family caregiver]

Autores

  • Maria da Graça Corso da Motta Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem.
  • Aline Cammarano Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Helena Becker Issi Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem.
  • Paula Manoela Batista Poletto Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
  • Eva Neri Rubim Pedro
  • Neiva Isabel Raffo Wachholz Secretaria de Saúde de Porto Alegre.

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.4787

Palavras-chave:

Saúde do adolescente, Saúde da criança, HIV, Família, Revelação da verdade.

Resumo

Objetivo: desvelar a percepção do familiar/cuidador sobre o diagnóstico de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana e síndrome da imunodeficiência adquirida (HIV/AIDS) revelado à criança/adolescente que vive com a infecção. Método: qualitativo, a partir do Método Criativo Sensível. Estudo realizado com 12 familiares/cuidadores, no período de 2006 a 2010, aprovado pelos Comitês de Ética em Pesquisa das instituições sob os números: 25446, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (o Sanatório Partenon respaldou-se na aprovação dessa instituição); 23081.017341/206-61, Universidade Federal de Santa Maria; 001014268.07.8, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre; 07-238, Hospital Clínicas de Porto Alegre; 113/08, Grupo Hospitalar Conceição. Resultados: da análise temática emergiram o tema Revelação do diagnóstico e os subtemas: Dúvidas, Desconfortos, Aceitação ou revolta e Buscando apoio profissional. Conclusão: há necessidade de cuidado sensível, compreensível, para que os profissionais de saúde atentem para as particularidades que envolvem crianças, adolescentes e suas famílias, na revelação do diagnóstico e tratamento.

ABSTRACT

Objective: to unveil family members’/care givers’ perceptions of the diagnosis Human Immunodeficiency Virus infection and Acquired Immunodeficiency Syndrome (HIV/AIDS) revealed to children/adolescents living with the infection. Method: using a qualitative method derived from the Sensitive Creative Method, 12 family members/care takers were studied from 2006 to 2010, with approval from the Research Ethics Committee of the following institutions under numbers: 25446, Rio Grande do Sul Federal University (Sanatório Partenon relied on approval from this institution); 23081.017341/206-61, Santa Maria Federal University; 001014268.07.8, Porto Alegre Municipal Health Department; 07-238, Hospital de Clínicas de Porto Alegre; 113/08, Conceição Hospital Group. Results: the thematic analysis revealed the theme Disclosure of the diagnosis and the subthemes: Doubts; Discomforts; Acceptance or revolt; and Seeking professional support. Conclusion: sensitive, understanding care is needed for health professionals to be attentive to the particularities affecting children and adolescents and their family members on revelation of the diagnosis and treatment.

RESUMEN

Objetivo: desvelar la percepción del familiar/cuidador sobre la diagnosis de infección por el Virus de la Inmunodeficiencia Humana y Síndrome de la Inmunodeficiencia Adquirida (VIH/AIDS) revelado al niño/adolescente que vive con la infección. Método: cualitativo, desde el Método Creativo Sensible. Se trata de un estudio realizado con 12 familiares/cuidadores, en el período de 2006 hasta 2010, aprobado por los Comités de Ética en Investigación de las instituciones bajo los números: 25446, Universidad Federal del Rio Grande do Sul (el Sanatorio Partenon se respaldó en la aprobación de esa institución); 23081.017341/206-61, Universidad Federal de Santa Maria; 001014268.07.8, Secretaría Municipal de Salud de Porto Alegre; 07-238, Hospital de Clínicas de Porto Alegre; 113/08, Grupo Hospitalario Conceição. Resultados: del análisis temático emergieron el tema Revelación del diagnóstico y los subtemas: Dudas, Malestar, Aceptación o revuelta y Buscando apoyo profesional. Conclusión: hay necesidad de un cuidado sensible, comprensible, para que los profesionales de salud tengan presentes las particularidades que envuelvan niños, adolescentes y sus familias en la revelación del diagnóstico y tratamiento.


Biografia do Autor

Maria da Graça Corso da Motta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem.

Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS.  Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS. Líder do Grupo de Estudos do Cuidado à Saúde nas Etapas da Vida – CEVIDA.

Aline Cammarano Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem  da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CAPES.

Helena Becker Issi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem.

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem  da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Docente da Escola de Enfermagem da UFRGS. Membro do Grupo de Estudos do Cuidado à Saúde nas Etapas da Vida – CEVIDA.

Paula Manoela Batista Poletto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Membro do Grupo de Estudos do Cuidado à Saúde nas Etapas da Vida - CEVIDA.

Eva Neri Rubim Pedro

Doutora em Educação. Docente da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Vice-diretora da Escola de Enfermagem da UFRGS. Membro do Grupo de Estudos do Cuidado à Saúde nas Etapas da Vida – CEVIDA.

Neiva Isabel Raffo Wachholz, Secretaria de Saúde de Porto Alegre.

Mestre em Epidemiologia. Enfermeira na Secretaria de Saúde de Porto Alegre.

Publicado

27.06.2016

Como Citar

Motta, M. da G. C. da, Ribeiro, A. C., Issi, H. B., Poletto, P. M. B., Pedro, E. N. R., & Wachholz, N. I. R. (2016). Diagnóstico revelado à criança e ao adolescente com HIV/AIDS: implicações para o familiar/cuidador [Diagnosis disclosure to children and adolescents living with HIV/AIDS: implications for the family caregiver]. Revista Enfermagem UERJ, 24(3), e4787. https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.4787

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa