Simulação como estratégia de interferência na autoconfiança interprofissional no âmbito da atenção primária [Simulation as interference strategy in interprofessional self-confidence in primary health care] [Simulación como estrategia de inteferencia en la autoconfianza interprofesional en el ámbito de la atención primaria]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.46768

Palavras-chave:

Treinamento por simulação, educação interprofissional, autoconfiança, atenção primária à saúde

Resumo

Objetivo: verificar se a estratégia de simulação empregada para capacitação em suporte básico de vida e situações de obstrução de vias aéreas interfere na autoconfiança interprofissional no âmbito da atenção primária à saúde. Método: estudo quase-experimental desenvolvido com 68 profissionais da atenção primária do Distrito Federal, entre junho e dezembro de 2018. Utilizaram-se questionários para caracterização do conhecimento e avaliação da autoconfiança. Realizou-se aula-expositiva e simulação realística sobre parada cardiopulmonar e obstrução de vias aéreas como intervenção, sendo significativos os resultados com diferença estatisticamente significativa antes e após (p<0,05). Resultados: amostra majoritariamente feminina (69,1%), com idade entre 21 e 70 anos, com predomínio de agentes comunitários de saúde (32,4%). Houve melhora na autoconfiança para o manejo correto da parada cardiopulmonar e da desobstrução de vias aéreas (p<0,001) após a intervenção. Conclusão: a simulação favorece aprendizagem experiencial, desenvolvendo autoconfiança interprofissional para lidar com emergências na atenção primária à saúde.

ABSTRACT

Objective: to verify if the simulation strategy employed for basic life support training and situations of airway obstruction interferes with interprofessional self-confidence in primary health care. Method: quasi-experimental study conducted with 68 primary care professionals in the Federal District, Brazil, between June and December 2018. Questionnaire to characterize knowledge and self-confidence were used. A lecture and realistic simulation on cardiopulmonary arrest and airway obstruction were performed as intervention, being statistically significant different results before and after intervention (p<0,05). Results: mostly female sample (69.1%), aged between 21 and 70 years. Community health agents predominated (32.4%). Self-confidence improved for the correct management of cardiopulmonary arrest and airway clearance (p <0.001) after intervention. Conclusion: Simulation supports experiential learning, developing interprofessional self-confidence in dealing with emergencies in primary health care.

RESUMEN

Objetivo: verificar si la estrategia de simulación empleada para el entrenamiento de soporte vital básico y las situaciones de obstrucción de las vías respiratorias interfieren con la autoconfianza interprofesional en la atención primaria de salud. Método: estudio cuasi experimental realizado con 68 profesionales de atención primaria en el Distrito Federal, Brasil, entre junio y diciembre de 2018. Se utilizó un cuestionario para caracterizar el conocimiento y la autoconfianza. Una intervención y una simulación realista sobre el paro cardiopulmonar y la obstrucción de las vías aéreas se realizaron como intervención, siendo resultados estadísticamente significativos diferentes antes y después de la intervención (p <0,05). Resultados: muestra mayoritariamente femenina (69,1%), con edades comprendidas entre 21 y 70 años. Predominaron los agentes comunitarios de salud (32,4%). La autoconfianza mejoró para el manejo correcto del paro cardiopulmonar y el despeje de la vía aérea (p <0.001) después de la intervención. Conclusión: La simulación apoya el aprendizaje experimental, desarrollando la autoconfianza interprofesional para enfrentar emergencias en la atención primaria de salud.

Biografia do Autor

Maria Beatriz Silva Siqueira, Universidade de Brasília

Estudante de enfermagem. Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília

Breno de Sousa Santana, Universidade de Brasília

Enfermeiro especialista. Mestrando em Cuidado, Gestão e Tecnologias em Saúde e Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília.

Bárbara Soares Rodrigues, Universidade de Brasília

Enfermeira. Aluna de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília.

Marcia Cristina da Silva Magro, Universidade de Brasília

Doutora em Enfermagem. Professora adjunta do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Ceilândia e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília.

Publicado

12.12.2019

Como Citar

Siqueira, M. B. S., Santana, B. de S., Rodrigues, B. S., & Magro, M. C. da S. (2019). Simulação como estratégia de interferência na autoconfiança interprofissional no âmbito da atenção primária [Simulation as interference strategy in interprofessional self-confidence in primary health care] [Simulación como estrategia de inteferencia en la autoconfianza interprofesional en el ámbito de la atención primaria]. Revista Enfermagem UERJ, 27, e46768. https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.46768

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa