O trânsito urbano e os fatores estressantes percebidos por motoristas de ônibus: estudo fenomenológico [Urban traffic and the stress factors perceived by bus drivers: a phenomenological study] [El tráfico urbano y los factores estresantes percibidos por los conductores de autobuses: un estudio fenomenológico]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.44289

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Condução de Veículo, Estresse Psicológico

Resumo

Objetivo: discutir as vivências dos motoristas de ônibus através de suas percepções acerca do trânsito e os impactos à saúde sofridos por eles.  Método: estudo qualitativo fenomenológico realizado em uma garagem de ônibus situada no Rio de Janeiro. As entrevistas fenomenológicas foram realizadas com 24 motoristas que responderam perguntas semiestruturadas e foram gravadas em dispositivo mp3, posteriormente, transcritas para obtenção das unidades de significado, a coleta de dados ocorreu entre 2017 e 2018. O projeto foi aprovado por Comitê de Ética e Pesquisa. Resultados: da análise fenomenológica das unidades de significados dos depoimentos emergiram duas categorias: o trânsito é instável e estressante e a falta de educação das pessoas afeta os aspectos psíquicos. O ambiente de trabalho determina, expressivamente, o bem-estar dos trabalhadores que nele atuam. Conclusão: diante de tantos limites impostos pela sociedade contemporânea e pelo sofrimento no trabalho, necessário é motiva-los, e também dar-lhes condições de realizar seu trabalho de forma plena.

ABSTRACT

Objective: to discuss the experience of bus drivers through their perceptions regarding traffic and the health impacts they suffer. Method: in this qualitative phenomenological study conducted at a bus garage in Rio de Janeiro, data were collected in 2017 and 2018 by way of phenomenological interviews of 24 drivers, who answered semi-structured questions. The resulting mp3 recordings were later transcribed to obtain the units of meaning. The project was approved by the research ethics committee. Results: from phenomenological analysis of the units of meaning in the responses, two categories emerged: traffic is unstable and stressful, and people’s lack of education has adverse psychological effects. The work environment substantially determines the well-being of those working in it. Conclusion: given all the many constraints imposed by contemporary society and by their suffering at work, it is necessary to motivate them and also assure them the conditions necessary to carry out their work fully.

RESUMEN

Objetivo: discutir la experiencia de los conductores de autobuses a través de sus percepciones sobre el tráfico y los impactos en la salud que sufren. Método: en este estudio fenomenológico cualitativo realizado en un garaje de autobuses en Río de Janeiro, se recopilaron datos en 2017 y 2018 a través de entrevistas fenomenológicas a 24 conductores, que respondieron preguntas semiestructuradas. Las grabaciones mp3 resultantes se transcribieron posteriormente para obtener las unidades de significado. El proyecto fue aprobado por el comité de ética de investigación. Resultados: del análisis fenomenológico de las unidades de significado en las respuestas, surgieron dos categorías: el tráfico es inestable y estresante, y la falta de educación de las personas tiene efectos psicológicos adversos. El ambiente de trabajo determina sustancialmente el bienestar de quienes trabajan en él. Conclusión: dadas las muchas restricciones impuestas por la sociedad contemporánea y por su sufrimiento en el trabajo, es necesario motivarlos y también asegurarles las condiciones necesarias para llevar a cabo su trabajo plenamente.

Biografia do Autor

Vanessa Carine Gil de Alcantara, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda pelo Programa de Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense-UFF. Bolsista FAPERJ. Mestre  em Ciências do Cuidado em Saúde- UFF. Docente convidada pós-graduação em Psicossomática e cuidados transdisciplinares com o corpo e para a disciplina: Ciência humanas e sociais na saúde- UFF. Especialista em Psicossomática e Cuidados Transdisciplinares - UFF. Integrante do Grupo de Pesquisa "Filosofia e Saúde (UERJ-UFF) liderado pela Profª Drª. Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva. Psicóloga graduada pela Universidade Salgado de Oliveira- UNIVERSO. 

Rose Mary Rosa Costa Andrade Silva, Universidade Federal Fluminense

Professora Titular da UFF. Fenomenóloga. Pós-Doutora em Filosofia (UERJ/IFCH); Doutora em Psicologia Social (UERJ/IFCH) e Doutora em enfermagem (UFRJ/EEAN). Mestre em Filosofia (UERJ/IFCH), mestre em enfermagem (UFRJ/EEAN); especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea (UERJ/IFCH) com monografia intitulada: " O Conceito de Corpo em Merleau-Ponty" ; especialista em Psicanálise e saúde Mental com ênfase nos estudos em Freud e Lacan (UERJ/IFCH). É especialista em novas metodologia do ensino de enfermagem (UFRJ/EEAN). Bacharel em enfermagem (UFF), bacharel em psicologia (UCL), bacharel em filosofia ( UFRJ/IFCS) e licenciada em filosofia (IFCS/UFRJ). Professora Distinguida estrangeira do Programa en Ciencias de Enfermería de la Escuela de Posgrado da Universidade Nacional de Trujillo/Perú (UNT). Professora Honorária da Universidade Nacional de Tumbes/Perú (UNTUMBES). Tem experiência em consultoria internacional curricular ao nível de graduação e pós-graduação. Atua em avaliação curricular institucional. É integrante do Grupo de Trabalho de análise curricular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. É membro do Colegiado de Unidade da Escola de Enfermagem da UFF. Integra a Red Iberoamericana de Investigación en Educacion en Enfermería (RIIEE). É Vice-coordenadora do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da UFF/ MPES que possui as linhas de pesquisa Formação pedagógica em saúde e Educação Permanente no Sistema Único de Saúde. Atua em parceria com o Laboratoire EMA "École, Mutations, Apprentissages" da Université de Cergy-Pontoise junto ao Programa de Mestrado em Ensino na Saúde: MPES/UFF. Atuação no Seminário Internacional La formation en santé" em France-Cergy. Professora do Programa de doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde da UFF. Tem interesse na área de: formação profissional da educação e do campo da saúde. Como professora associada da Universidade Federal Fluminense coordena projeto extensionista que atende às comunidades do Estado do Rio de Janeiro pacificadas e não pacificadas. É líder do Grupo de Pesquisa "Filosofia e Saúde" (UERJ-UFF). Líder do Núcleo de Pesquisa Filosofia, saúde e educação humanizada na UFF. É Participante da Rede Humaniza SUS do Ministério da Saúde. Possui projeto aprovado externamente: FAPERJ, edital FAPERJ N° 44/2013 - Programa Apoio à Publicação de Periódicos Científicos e Tecnológicos Institucionais ? 2013. É professora e vice-coordenadora do Mestrado profissional Interdisciplinar em Educação e Saúde (MPES) da UFF e professora do Doutorado e Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS) . É professora do Mestrado Profissional da UFF em Enfermagem Assistencial (MPEA). Coordena o Curso de Especialização em Psicossomática e Cuidados Transdisciplinares com o corpo e também coordena a disciplina deste curso intitulada "Filosofia e Saúde" desde 2004. Atua no Programa de Pós-graduação da UFF nos cursos de Residência em Saúde Coletiva coordenando a disciplina Ciências Sociais, Saúde Coletiva e Enfermagem e leciona na Especialização em Geriatria e Gerontologia em Enfermagem. 

Eliane Ramos Pereira, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Psicóloga. Professora Titular da Universidade Federal Fluminense - EEAAC/UFF. Pós-Doutora pela UERJ. Doutora em Enfermagem/UFRJ. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial MPEA /UFF. Professora de Doutorado e Mestrado do Programa De Pós-Graduação Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde/ PACCS /UFF. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Mestrado de Ensino na Saúde MPES/UFF. Professora Visitante Distinguida do Posgrado da Universidad Nacional de Trujillo, UNT/ Perú. Professora Honorária da Universidade Nacional de Tumbes/Perú (UNTUMBES). Possui experiência em consultoria curricular internacional ao nível de graduação e pós-graduação. Membro do Colegiado de Unidade da EEAAC/UFF. Líder do Núcleo de Estudos Qualitativos Translacionais em Emoções e Espiritualidade na Saúde/ QUALITEES/ CNPq. Vice-Líder do Núcleo de Pesquisa em Filosofia, Saúde e Educação Humanizada/ FSEH. Integra a Red Iberoamericana de Investigación en Educacion en Enfermería (RIIEE). Vice-coordenadora e Docente do Curso de Especialização em Psicossomática e Cuidados Transdisciplinares com o Corpo. Professora dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Licenciatura da EEAAC e de Graduação em Educação Física e Licenciatura da UFF. É Mestre em Enfermagem/UNIRIO. Especialista em Psicanálise e Saúde Mental pela UERJ. Possui Especialização em Enfermagem do Trabalho/UERJ; Metodologia do Ensino Superior/UFF; Metodologia da Assistência de Enfermagem/UFF; Metodologia do Ensino da Pesquisa e da Assistência de Enfermagem/UNIRIO. Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da EEAN/UFRJ, na temática de Fenomenologia. Desenvolve estudos com ênfase no Cuidado Humano, Cuidado Emocional, Espiritualidade/ Cuidado Espiritual, Sentido da vida, Envelhecimento, Tanatologia, SAE, Investigação Qualitativa, Formação Profissional do Enfermeiro e do campo da Saúde, utilizando o referencial teórico da Fenomenologia de Merleau-Ponty, e das Representações Sociais. É participante da Rede HumanizaSUS do Ministério da Saúde. Na Graduação, leciona e coordena as Disciplinas: Espiritualidade no campo da saúde; Primeiros Socorros em Situações de Emergência, do curso de Graduação em Educação Física; é vice-coordenadora do Estágio Curricular no MEM. Coordena os Projetos de Extensão/UFF: Educando Comunidades: a saúde dos grupos humanos, no qual trabalha com educação para a saúde emocional e prevenção de doenças, junto a adolescentes, adultos e idosos; e, Socorro bem Presente, vinculado a ações educativas de Primeiros Socorros. Membro de Conselho Editorial Científico das Revistas: OBJN, Conscientiae Saúde, Rev. Enfermagem da UFPE e Terapia Manual. Consultor Ad Hoc das Revistas REBEn, ACTA Paulista de Enferm., Rev Cubana de Enfermería; Avances en Enfermería e outras. Membro da Soc. Bras. de Neurociências e Comportamento. Membro da Association of Nurse in AIDS Care.

Dejanilton Melo da Silva, Universidade Federal Fluminense

Bacharel e Licenciado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Salgado de Oliveira (2001); Especialista em Métodos Dialíticos (2002) e Gerência dos Serviços de Enfermagem (2005) pela Universidade Federal Fluminense; Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2014). Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense. Atua como enfermeiro no Hospital Público de Macaé na área de cuidados intensivos (2009) e no Hospital Federal dos Servidores do Estado (RJ) no serviço de nefrologia (2006), onde também atua como preceptor de residência em enfermagem. Atuou como gerente de enfermagem na Clínica PURA, onde também já atuou como enfermeiro assistencial e coordenador de enfermagem. Possui expertise em enfermagem, especialmente na área de nefrologia, com grande experiência em hemodiálise, tendo implantado um protocolo para aplicação da técnica buttonhole para punção de fístula arteriovenosa em clínica de hemodiálise.

Isadora Pinto Flores, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga pelas Faculdades Integradas Maria Thereza/FAMATH (2013) e Mestre pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS), da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) - Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Publicado

02.07.2020

Como Citar

Alcantara, V. C. G. de, Silva, R. M. R. C. A., Pereira, E. R., Silva, D. M. da, & Flores, I. P. (2020). O trânsito urbano e os fatores estressantes percebidos por motoristas de ônibus: estudo fenomenológico [Urban traffic and the stress factors perceived by bus drivers: a phenomenological study] [El tráfico urbano y los factores estresantes percibidos por los conductores de autobuses: un estudio fenomenológico]. Revista Enfermagem UERJ, 28, e44289. https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.44289

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa