Perspectiva temporal: discussões sobre a aplicação do conceito na área da saúde e enfermagem [Time perspective: discussions on the application of the concept in the area of health and nursing] [Perspectiva temporal: discusiones sobre la aplicación del concepto en el área de la salud y de la enfermería]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.40392

Palavras-chave:

Percepção do tempo, comportamento de saúde, cuidados de saúde, enfermagem.

Resumo

Objetivo: discutir sobre a aplicação do construto da perspectiva temporal e os principais instrumentos de análise utilizados em estudos na área da saúde e da enfermagem. Conteúdo: a perspectiva temporal é uma das forças fundamentais na vida das pessoas e desempenha influência nos comportamentos, atitudes e decisões. Por ter forte influência nos comportamentos, o campo da saúde pode se beneficiar da sua aplicação. As dimensões temporais de passado, presente e futuro são usadas na codificação, armazenamento e recuperação de experiências vividas, inclusive de saúde e doença, fornecendo interpretações, estabelecendo metas e auxiliando a tomada de decisões. Conclusão: destaca-se a importância da influência da perspectiva temporal no comportamento relacionado à saúde, visto que a incorporação da avaliação da perspectiva temporal nas ações de cuidado à saúde também pode contribuir na prática da assistência, tanto para prevenção de comportamentos considerados prejudiciais, quanto para o desenvolvimento de comportamentos protetores para a saúde.

ABSTRACT

Objective: to discuss the application of the temporal perspective construct and the main analytical tools used in health and nursing studies. Content: the time perspective is one of the fundamental forces in people’s lives and influences behavior, attitudes and decisions. Because it has a strong influence on behaviors, the field of health can be benefited with its application. The time dimensions of past, present and future are used in the codification, storage and retrieval of lived experiences, including health and illness, providing interpretations, setting goals and assisting in decision making. Conclusion: the importance of the time perspective’s influence on health-related behavior is highlighted, since the incorporation of the temporal perspective evaluation into health care actions can also contribute to the practice of care, both for the prevention of behaviors considered harmful and for the development of protective behaviors for health.

RESUMEN

Objetivo: discutir la aplicación del construco de la perspectiva temporal y las principales herramientas analíticas utilizadas en los estudios de salud y enfermería. Contenido: la perspectiva del tiempo es una de las fuerzas fundamentales en la vida de las personas e influye en el comportamiento, las actitudes y las decisiones. Debido a que tiene una fuerte influencia en los comportamientos, el campo de la salud se puede beneficiar con su aplicación. Las dimensiones de tiempo del pasado, presente y futuro se utilizan en la codificación, almacenamiento y recuperación de experiencias vividas, incluida la salud y la enfermedad, proporcionando interpretaciones, estableciendo objetivos y ayudando en la toma de decisiones. Conclusión: se destaca la importancia de la influencia de la perspectiva del tiempo en el comportamiento relacionado con la salud, ya que la incorporación de la evaluación de la perspectiva temporal en las acciones de atención de la salud también puede contribuir a la práctica de la atención, tanto para la prevención de comportamientos considerados perjudiciales como para el desarrollo de comportamientos protectores para la salud.

Biografia do Autor

Daniela Sousa Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Enfermeira, doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015-2019), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2011-2013), especialista em Saúde Pública com ênfase em Programa de Saúde da Família pela Faculdade Montenegro (2010-2013), especialista em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdades Integradas Ibipitanga, UNIBAHIA (2006-2010), bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2003-2007). Atuou na assistência de enfermagem, coordenação da Atenção Primária à Saúde e Vigilância Epidemiológica em Mucugê, Bahia (2009-2011) e como enfermeira assistencial na Atenção Primária à Saúde em Ibicoara ? Bahia (2007-2009). Foi professora substituta das disciplinas Administração e Planejamento em serviços de saúde e Estágio Supervisionado I no curso de Enfermagem do Instituto Multidisciplinar em Saúde da UFBA e professora das disciplinas Saúde Coletiva e Informática em Saúde no curso de Enfermagem da Faculdade Independente do Nordeste. Participou do grupo de pesquisa em atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (CRESCER) da UFBA e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Epidemiologia (NIEPE) do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do departamento Materno-Infantil e Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atualmente é professora auxiliar nível B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde faz parte do Componente Curricular Estágio Curricular Supervisionado I. Líder do Grupo de pesquisa Interdisciplinar em Saúde Coletiva - GPISC da UNEB e membro do grupo de pesquisa Promoção da Saúde e Práticas de Cuidado de Enfermagem e Saúde de Grupos Populacionais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência em Saúde Coletiva e Epidemiologia, com ênfase em comportamentos relacionados com a saúde e perspectiva temporal para prevenção e controle de doenças e agravos, bem como práticas de cuidado e autocuidado.

Hellen Pollyanna Mantelo Cecilio, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2010). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) (2012). Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2013). Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (2014). Doutora em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com estágio (Doutorado Sanduiche CAPES) em Aix-Marseille Université (AMU), Aix-en-Provence, França. Estudos relacionados a Saúde Coletiva, Saúde Pública, Atenção Primária a Saúde, HIV/aids, Qualidade de Vida, Perspectiva Temporal e Representações Sociais.

Denize Cristina de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira, Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutora em Psicologia Social pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), Paris/França. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Programa Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ; Professora Titular da Área de Pesquisa na Faculdade de Enfermagem/UERJ; Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (2016-2019). Editora Associada da Revista Enfermagem (UERJ) E e da Revista Psicologia e Saber Social (PPGPS/UERJ). Coordenadora do Comitê de Assessoramento da Área de Enfermagem do CNPq entre 2010 e 2013 e Membro do Comite entre 2007 e 2013; Pesquisadora 1A do CNPq e Pró-Cientista UERJ. Assessora da Capes, CNPq, FAPERJ, FINEP e outras Fundações de Amparo à Pesquisa e de Ciência e Tecnologia, nacionais e internacionais. Participa como parecerista ad-hoc e/ou membro de conselho editorial de diversos periódicos científicos nacionais e internacionais nas áreas de Enfermagem, Saúde Pública e Psicologia, tais como Revista Latinoamericana de Enfermagem; Revista da Escola de Enfermagem USP; Texto & Contexto - Enfermagem; Revista Gaúcha de Enfermagem; Interface-Comunicação, Saúde e Educação; Psicologia - Teoria e Prática; Estudos e Pesquisas em Psicologia; Psicologia e Sociedade; Revista de Saúde Pública; dentre outras. Desenvolve pesquisas orientadas pela Teoria de Representações Sociais nos campos da Saúde Pública e da Enfermagem, nas temáticas representações sociais e saúde; imagens sociais e práticas profissionais em saúde; incorporação simbólica dos sistemas de saúde; adolescência e promoção da saúde; trabalho da criança e do adolescente e práticas profissionais voltadas ao HIV/AIDS e seus símbolos. Coordena o Grupo de Pesquisa ?Promoção da Saúde e Práticas de Cuidado de Enfermagem de Saúde de Grupos Populacionais? ? CNPQ, através do qual desenvolve projetos de intercâmbio internacional com os seguintes centros e pesquisadores: Laboratório de Psicologia Social da Universidade de Provence/FR ? Prof. Themis Apostolidis; École des Hautes Etudes en Sciences Sociales/FR, Profa. Denise Jodelet; Escola Superior de Enfermagem de Coimbra/PT, Prof. Pedro Parreira, dentre outros.

Publicado

13.04.2020

Como Citar

Oliveira, D. S., Cecilio, H. P. M., & Oliveira, D. C. de. (2020). Perspectiva temporal: discussões sobre a aplicação do conceito na área da saúde e enfermagem [Time perspective: discussions on the application of the concept in the area of health and nursing] [Perspectiva temporal: discusiones sobre la aplicación del concepto en el área de la salud y de la enfermería]. Revista Enfermagem UERJ, 28, e40392. https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.40392

Edição

Seção

Atualidades