Estratégias para o acolhimento dos familiares dos pacientes na unidade de terapia intensiva

Eleine Maestri, Eliane Regina Pereira do Nascimento, Kátia Cilene Godinho Bertoncello, Josiane de Jesus Martins

Resumo


Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada na unidade de terapia intensiva de adulto de um hospital público no Sul do Brasil, com o objetivo de identificar quais são as estratégias de acolhimento implementadas pelos enfermeiros, aos familiares dos pacientes desta unidade. A coleta foi realizada em julho de 2008, com seis enfermeiros, por meio de entrevista semiestruturada e observação. Para análise, utilizou-se como referencial metodológico o discurso do sujeito coletivo. Os resultados deram origem a três discursos: recepcionar os familiares na admissão; o contato telefônico com os familiares; e a relação dialógica no horário de visitas. Entre as estratégias adotadas encontram-se: preparar o familiar para entrar na unidade; informar por telefone quando ocorre piora do quadro clínico e na alta; estar presente a beira do leito durante a visita para esclarecimento de dúvidas.

Palavras-chave


Unidade de terapia intensiva; acolhimento; estratégia; enfermagem

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2012 Eleine Maestri, Eliane Regina Pereira do Nascimento, Kátia Cilene Godinho Bertoncello, Josiane de Jesus Martins

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.