Avaliação da qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV/AIDS: revisão integrativa [Evaluating the quality of life of people living with HIV/AIDS: integrative review] [Evaluación de la calidad de vida de personas que viven con VIH/SIDA: revisión integradora]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.39144

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Avaliação, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, HIV.

Resumo

Objetivo: analisar estudos referentes à avaliação da qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV no Brasil, por meio de uma revisão integrativa da literatura. Método: trata-se de revisão integrativa que incluiu 22 artigos científicos publicados no período de 2011 a 2019. Resultados: os principais instrumentos utilizados na avaliação da qualidade de vida foram o WHOQOL-HIV bref e o HAT-QOL. Os domínios com maiores escores na avaliação foram confiança no médico, psicológico e espiritualidade; as piores avaliações relacionavam-se com os domínios meio ambiente e preocupação com o sigilo. A exposição do diagnóstico impacta negativamente para a qualidade de vida bem como as condições de vida e saúde. Conclusão: a qualidade de vida é um construto multidimensional e subjetivo com implicação direta na saúde e tratamento das pessoas vivendo com HIV, portanto, compreender os fatores que impactam sua avaliação é primordial na elaboração de políticas públicas e melhores condições de vida.

ABSTRACT

Objective: to analyze studies on evaluating the quality of life of people living with HIV in Brazil, by integrative literature review. Method: this integrative review included 22 scientific articles published from 2011 to 2019. Results: the instruments most used to assess quality of life were the WHOQOL-HIV bref and the HAT-QOL. The highest-scoring domains were trust in the doctor, psychology and spirituality, while the lowest scores related to the environment and confidentiality concerns. Exposing the diagnosis has adverse impacts on both quality of life and conditions of life and health. Final considerations: quality of life is a multidimensional, subjective construct with direct implications for the health and treatment of people living with HIV. Accordingly, in order to develop public policies and improve conditions of life, it is essential to understand the factors that impact on its assessment.

RESUMEN

Objetivo: analizar estudios sobre la evaluación de la calidad de vida de las personas que viven con el VIH en Brasil, mediante revisión integradora de la literatura. Método: esta revisión integradora incluyó 22 artículos científicos publicados entre 2011 y 2019. Resultados: los instrumentos más utilizados para evaluar la calidad de vida fueron el WHOQOL-HIV bref y el HAT-QOL. Los dominios de mayor puntuación fueron la confianza en el médico, la psicología y la espiritualidad, mientras que las puntuaciones más bajas se relacionaron con el medio ambiente y las preocupaciones de confidencialidad. Exponer el diagnóstico tiene impactos adversos tanto en la calidad de vida como en las condiciones de vida y salud. Consideraciones finales: la calidad de vida es un constructo subjetivo multidimensional con implicaciones directas para la salud y el tratamiento de las personas que viven con el VIH. En consecuencia, para desarrollar políticas públicas y mejorar las condiciones de vida, es fundamental conocer los factores que inciden en su evaluación.

Biografia do Autor

Sergio Corrêa Marques, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), Especialização em Enfermagem do Trabalho (1988), Especialização em Administração em Saúde (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Exerce o cargo de professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro atuando no Departamento de Fundamentos de Enfermagem e no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem e o cargo de Enfermeiro no Hospital Universitário Pedro Ernesto. Tem experiência na área de enfermagem assistencial, administração em enfermagem e pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos de enfermagem, DST/Aids, representação social e saúde do trabalhador. Exerceu o Cargo Comissionado de Superintendente de Recursos Humanos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no período de 02/01/2008 a 31/07/2012.Exerceu o cargo comissionado de Coordenador de Pesquisas e Demandas Sociais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no período de 01/08/2012 a 31/07/2014.

Denize Cristina de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira, Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutora em Psicologia Social pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), Paris/França. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; Professora Titular da Área de Pesquisa na Faculdade de Enfermagem/UERJ; Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (2016-2019). Editora Associada da Revista Enfermagem (UERJ) e da Revista Psicologia e Saber Social (PPGPS/UERJ). Coordenadora do Comitê de Assessoramento da Área de Enfermagem do CNPq entre 2010 e 2013 e Membro do Comitê entre 2007 e 2013; Pesquisadora 1A do CNPq e Pró-Cientista UERJ. Assessora da Capes, CNPq, FAPERJ, FINEP e outras Fundações de Amparo à Pesquisa e de Ciência e Tecnologia, nacionais e internacionais. Participa como parecerista ad-hoc e/ou membro de conselho editorial de diversos periódicos científicos nacionais e internacionais nas áreas de Enfermagem, Saúde Pública e Psicologia, tais como Revista Latinoamericana de Enfermagem; Revista da Escola de Enfermagem USP; Texto & Contexto - Enfermagem; Revista Gaúcha de Enfermagem; Interface-Comunicação, Saúde e Educação; Psicologia - Teoria e Prática; Estudos e Pesquisas em Psicologia; Psicologia e Sociedade; Revista de Saúde Pública; dentre outras. Desenvolve pesquisas orientadas pela Teoria de Representações Sociais nos campos da Saúde Pública e da Enfermagem, nas temáticas representações sociais e saúde; imagens sociais e práticas profissionais em saúde; incorporação simbólica dos sistemas de saúde; adolescência e promoção da saúde; trabalho da criança e do adolescente e práticas profissionais voltadas ao HIV/AIDS e seus símbolos. Coordena o Grupo de Pesquisa ?Processos Sociocognitivos e Psicossociais do Cuidado de Saúde e Enfermagem de Grupos Populacionais? ? CNPQ, através do qual desenvolve projetos de intercâmbio internacional com os seguintes centros e pesquisadores: Laboratório de Psicologia Social da Universidade de Provence/FR ? Prof. Themis Apostolidis; École des Hautes Etudes en Sciences Sociales/FR, Profa. Denise Jodelet; Escola Superior de Enfermagem de Coimbra/PT, Prof. Pedro Parreira, dentre outros.

Hellen Pollyanna Mantelo Cecilio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2010). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) (2012). Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2013). Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (2014). Doutora em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com estágio (Doutorado Sanduiche CAPES) em Aix-Marseille Université (AMU), Aix-en-Provence, França. Estudos relacionados a Saúde Coletiva, Saúde Pública, Atenção Primária a Saúde, HIV/aids, Qualidade de Vida, Perspectiva Temporal e Representações Sociais.

Cinthia Pereira Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, concluído em 2013. Especialista em Enfermagem Oncológica pelo programa de Residência Multiprofissional do Instituto Nacional de Câncer (INCA), concluído em 2016. Ex-membro do núcleo de pesquisa qualitativa do INCA. Mestra em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Experiência profissional voltada para o atendimento aos pacientes oncológicos nos setores de quimioterapia, internação e radioterapia.

Leonardo Alves Sampaio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

MBA - Gestão em Saúde e Controle de Infecção INESP; Mestrado Acadêmico em Saberes, Políticas e Práticas em Saúde Coletiva e Enfermagem - UERJ; Gestão em Saúde Mental UNICAM; Especialização em Atenção Básica com Ênfase em Saúde da Família FESO; Graduação em Enfermagem - FESO; Experiência profissional: Professor e palestrante; Enfermeiro Educador na Empresa Amil RJ Julho 2018; Enfermeiro em Psiquiatria Hospitalar e CTI - 2017/2018 Maio; Enfermeiro em Projeto Espaço ElOOS - Gestando Cuidados e Autonomia (Saúde Mental) Gestantes e Puérperas em uso de Álcool e outras drogas - VIVA RIO 2017; Coordenador de Ambulatório Saúde Mental CAPS, Gestor de Saúde Mental - Prefeitura de Guapimirim RJ no período de 2014 a 2016. Participação no processo de Matriciamento na rede de Saúde da Família do Município de Guapimirim com fase no desenvolvimento e responsável pelo processo de capacitação na área de Educação Permanente e com participação em Intercambio de Saúde Mental - Embú das Artes SP - 2015.

Virgínia Xavier Pereira da Silva, Centro Universitário Gama e Souza

Enfermeira, graduada pelo Centro Universitário de Barra Mansa - UBM (2012). Especialista na área de Enfermagem Oncológica pelo UBM (2013) e em Enfermagem Clínica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2015), nos moldes residência. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UERJ (2018). Coordenadora do curso de enfermagem, professora e preceptora de estágio do Centro Universitário Gama e Souza - UNIGAMA. Professora visitante do Institutos Superiores de Ensino do CENSA - ISECENSA.

Publicado

27.08.2020

Como Citar

Marques, S. C., Oliveira, D. C. de, Cecilio, H. P. M., Silva, C. P., Sampaio, L. A., & Silva, V. X. P. da. (2020). Avaliação da qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV/AIDS: revisão integrativa [Evaluating the quality of life of people living with HIV/AIDS: integrative review] [Evaluación de la calidad de vida de personas que viven con VIH/SIDA: revisión integradora]. Revista Enfermagem UERJ, 28, e39144. https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.39144

Edição

Seção

Artigos de Revisão