Significados contextuais e o acidente perfurocortante: repercussões para o cuidado de enfermagem [Contextual meanings and the needlestick accident: repercussions for nursing care] [Significados contextuales y el accidente por pinchazo: repercusiones para los cuidados de enfermería]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.33767Palavras-chave:
Nursing, nursing care, occupational health, occupational accidents.Resumo
Objetivo: analisar o significado contextual em que ocorre o acidente com equipamento perfurocortante. Método: estudo com abordagem qualitativa, com base na Grounded Theory, aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Participaram 20 profissionais de enfermagem de um hospital público municipal do Rio de Janeiro, por entrevista semiestruturada, no período de julho de 2013 a abril de 2014, sendo os dados analisados à luz do referido método: codificação aberta, axial e seletiva. Resultados: três categorias revelam o significado contextual: percebendo o contexto de trabalho: uma realidade; interagindo com as equipes no ambiente de trabalho; refletindo sobre a profissão e o cuidado com o profissional de enfermagem. Conclusão:as categorias apontam a complexidade de determinados setores, recursos físicos e materiais inadequados, desorganização no processo de trabalho, falta de suporte no atendimento de acidente com material biológico como principais contextos para essa ocorrência.
ABSTRACT
Objective: to analyze the contextual meaning in which the accident with sharp equipment occurs. Method: a qualitative study, based on the Grounded Theory, approved by the Research Ethics Committee. Twenty nursing professionals from a municipal public hospital in Rio de Janeiro participated by a semistructured interview from july 2013 to april 2014. Data were analyzed in the light of this method: open, axial and selective coding. Results: three categories reveal the contextual meaning: perceiving the work context: a reality; interacting with teams in the work environment; reflecting on the profession and care with the nursing professional. Conclusion: the categories indicate the complexity of certain sectors, inadequate physical and material resources, disorganization in the work process, lack of support in the care of accidents with biological material as main contexts for this occurrence.
RESUMEN
Objetivo: analizar el significado contextual en que ocurre el accidente con equipo punzocortante. Método: estudio con abordaje cualitativo, con base en la Grounded Theory, aprobado por Comité de Ética en Investigación. Participaron 20 profesionales de enfermería de un hospital público municipal de Río de Janeiro, por entrevista semiestructurada, en el período de julio de 2013 a abril de 2014. Los datos se analizaron a la luz de este método: codificación abierta, axial y selectiva. Resultados: tres categorías revelan el significado contextual: percibiendo el contexto de trabajo: una realidad; interactuando con los equipos en el ambiente de trabajo; reflexionando sobre la profesión y el cuidado con el profesional de enfermería. Conclusión: as categorías apuntan a la complejidad de determinados sectores, recursos físicos y materiales inadecuados, desorganización en el proceso de trabajo, falta de soporte en la atención de accidentes con material biológico como principales contextos para esta ocurrencia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).