Estresse em graduandos de enfermagem [Stress in undergraduate nursing students] [El estrés presente en medio a los estudiantes de enfermería]

Autores

  • Celia Caldeira Fonseca Kestenberg Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Barbara Marins Santos Rosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Alexandre Vicente da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Janaina Mengal Gomes Fabri Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Izabel Cristina Ribeiro Regazzi Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.26716

Palavras-chave:

Estresse, sintomas, enfermagem, graduandos.

Resumo

Objetivos: identificar o grau de estresse dos graduandos de enfermagem do 1º ao 9º período e verificar suas manifestações físicas e psicológicas. Método: estudo transversal observacional de campo, descritivo, sendo escolhidos, como amostra, graduandos do primeiro ao nono período de uma faculdade publica de enfermagem do Rio de Janeiro, totalizando 190. Coleta de dados entre abril/maio de 2014, utilizado o Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos- (ISSL) .  Número do protocolo do Comitê de ética e pesquisa: 688.344. CAEE 30406914.8.0000.5282. Resultados: 79,5% dos graduandos apresentam estresse. Sintomas físicos mais evidentes: cansaço constante - 77,3%, sensação de desgaste físico constante - 76,8%. Sintomas psicológicos: cansaço excessivo - 70,5% e irritabilidade excessiva - 58,4%.  Conclusão: graduandos apresentam elevados níveis de estresse e precisam desenvolver mecanismos de enfrentamento.

ABSTRACT

Objectives: to identify the degree of stress in 1st to 9th period nursing students, and ascertain its physical and psychological manifestations. Method: transversal, descriptive study of a chosen sample of 190 1st to 9th period undergraduates at a public school of nursing in Rio de Janeiro. Data were collected from April to May 2014, using the Lipp Inventory of Stress Symptoms for Adults (LISS). Research ethics committee approval No: 688344 (CAEE 30406914.8.0000.5282). Results: 79.5% of the students showed stress. The most evident physical symptoms were constant tiredness (77.3%) and feeling constant physically drained (76.8%); psychological symptoms were excessive fatigue (70.5%) and excessive irritability (58.4%). Conclusion: undergraduate students show high levels of stress and need to develop coping mechanisms.

RESUMEN

Objetivos: identificar  el grado de estrés de los estudiantes de enfermería del primero al noveno módulo y comprobar sus manifestaciones físicas y psicológicas.  Método: Estudio transversal, observacional de campo, descriptivo, donde fueron elegidos, como muestra, estudiantes del primero al noveno módulo de una facultad pública de enfermería de Rio de Janeiro, totalizando 190. La recolección de datos tuvo lugar entre abril y mayo de 2014, fue utilizado el Inventario de Síntomas de Estrés para Adultos (ISSL). Número del protocolo del Comité de ética e investigación: 688344. CAEE 30406914.8.0000.5282. Resultados: un 79,5% de los estudiantes presentan estrés. Síntomas físicos más evidentes: cansancio constante - 77,3%, sensación de desgaste físico constante - 76,8%. Síntomas psicológicos: cansancio excesivo -  70,5% e irritabilidad excesiva - 58,4%.  Conclusión: los estudiantes muestran altos niveles de estrés y necesitan desarrollar mecanismos de enfrentamiento.

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2017.26716

Biografia do Autor

Celia Caldeira Fonseca Kestenberg, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Psicóloga. Doutora em Psicologia Social pela UERJ. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Área de atuação: enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria; tecnologia do cuidado humano, habilidades sociais e relações interpessoais, trabalho de grupo utilizando o método vivencial. Coordenadora do Programa de Extensão Saberes e Praticas Criativas em Saúde/Universidade do Estado do Rio de janeiro. Coordenadora de Projeto de Extensão Vivendo Vivencias: Laboratório de Habilidades Interpessoais. Coordenadora do Programa Educação para o Trabalho (PET-Saúde) intitulado PET Habilidades Sociais e Relações Interpessoais do Ministério da Saúde e Educação. Membro Efetivo do Grupo de Trabalho Competência Social e Habilidades Interpessoais da Associação Nacional de Pesquisadores e Pós Graduação em Psicologia.

Publicado

30.06.2017

Como Citar

Kestenberg, C. C. F., Rosa, B. M. S., da Silva, A. V., Fabri, J. M. G., & Regazzi, I. C. R. (2017). Estresse em graduandos de enfermagem [Stress in undergraduate nursing students] [El estrés presente en medio a los estudiantes de enfermería]. Revista Enfermagem UERJ, 25, e26716. https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.26716

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa