A moral e o pensamento crítico: competências essenciais à formação do enfermeiro [Morality and critical thinking: essential competences in nurses’ training] [La moral y el pensamiento crítico: habilidades esenciales a la formación del enfermero]

Joana Angélica Andrade Dias, Helena Maria Scherlowski Leal David, Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues, Patrícia Lima Pereira Peres, Sandra Teixeira de Araújo Pacheco, Marcia Silva de Oliveira

Resumo


Objetivo: refletir sobre a moral e o pensamento crítico enquanto competências a serem desenvolvidas durante a formação do enfermeiro. Conteúdo: discute-se quatro categorias temáticas previamente estabelecidas: a ética e a moral ou moralidade; o desenvolvimento moral, na perspectiva de Kohlberg; uma aproximação ao pensamento crítico; e a moralidade e o pensamento crítico – competências a serem desenvolvidas durante a formação do enfermeiro. Conclusão: o estudo possibilitou compreender que o pensamento crítico e o pensamento ético/moral possibilitam um agir competente, evidenciando a necessidade de repensar os currículos dos cursos de graduação em enfermagem de modo a implementar metodologias e estratégias ativas, inovadoras e criativas de ensino, a partir de um compromisso assumido pelos docentes que, além de estimular os discentes a refletir crítica e moralmente, deverão também incentivá-los a se sentirem copartícipes do processo de ensinar e aprender.

ABSTRACT

Objective: to reflect on morality and critical thinking as competences to be developed during nursing training. Content: four previously specified thematic categories were discussed: ethics and moral or morality; moral development from Kohlberg’s perspective; an approximation to critical thinking; and morality and critical thinking – all competences to be developed during nurses’ training. Conclusion: critical and ethical/moral thinking makes it possible to act competently. This reveals a need to rethink undergraduate nursing courses in order to implement active, innovative and creative methodologies and strategies, drawing on a commitment by academic staff not only to stimulate students to think critically and morally, but encourage them to feel that they are co-participants in the teaching and learning process.

RESUMEN

Objetivo: reflexionar sobre la moral y el pensamiento crítico como habilidades a ser desarrolladas durante la formación del enfermero. Contenido: se discuten cuatro categorías temáticas previamente planteadas: la ética y la moral o moralidad; el desarrollo moral, desde la perspectiva de Kohlberg; una aproximación al pensamiento crítico; y la moralidad y el pensamiento crítico – habilidades a ser desarrolladas durante la formación del enfermero. Conclusión: el estudio posibilitó comprender que el pensamiento crítico y el pensamiento ético/moral permiten un actuar competente, evidenciando la necesidad de repensar los curricula de los cursos de pregrado en enfermería de modo a implementar metodologías y estrategias activas, innovadoras y creativas de enseñanza, desde un compromiso asumido por los profesores que, además de estimular a los alumnos a reflexionar crítica y moralmente, deberán también incentivarlos a sentirse copartícipes del proceso de enseñar y aprender.

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2017.26391


Palavras-chave


Enfermagem; desenvolvimento moral; educação baseada em competências; pensamento.

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DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.26391

Direitos autorais 2017 Joana Angélica Andrade Dias, Helena Maria Scherlowski Leal David, Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues, Patrícia Lima Pereira Peres, Sandra Teixeira de Araújo Pacheco, Marcia Silva de Oliveira

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