Atuação de enfermeiros em serviços de radioterapia [Nurses’ role in radiation therapy services] [Papel de enfermeras en servicios radioterapia]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.26130Palavras-chave:
neoplasias, radioterapia, enfermagem, assistência de enfermagemResumo
Objetivo: conhecer a atuação dos enfermeiros em serviços de radioterapia. Método: estudo com delineamento transversal, descritivo com abordagem quantitativa, desenvolvido de junho a julho de 2015. Amostra composta por oito enfermeiros. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado e analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: foi verificado que o enfermeiro não fica restrito apenas à assistência, atua na supervisão da equipe de enfermagem, monitora o processo de trabalho, elabora plano de ação, seleciona materiais e equipamentos, agenda as consultas. Além disso, foi possível observar a importância da consulta de enfermagem para a individualização do cuidado e efetivação do tratamento para o paciente. Conclusão: constata-se que para um bom andamento do serviço de radioterapia, existe a necessidade de uma equipe de enfermagem capacitada com condições de lidar com a complexidade e exigências que esta modalidade de tratamento demanda.
ABSTRACT
Objective: to ascertain nurses’ role in radiotherapy services. Method: in this quantitative, descriptive, cross-sectional study, data were collected by structured questionnaire from a sample of eight nurses, from June to July 2015, and analyzed using descriptive statistics. Results: it was found that nurses are not restricted to care alone, but supervise nursing staff, monitor the work process, prepare action plans, select materials and equipment, and schedule appointments. We also observed that nursing appointments were important in individualizing care and effecting patient treatment. Conclusion: for the radiotherapy service to function properly requires a trained nursing staff in a position to deal with the complexity and demands that this type of treatment.
RESUMEN
Objetivo: identificar el papel de las enfermeras en los servicios de radioterapia. Método: estudio con diseño transversal, descriptivo con enfoque cuantitativo, desarrollado entre junio y julio de 2015. La muestra se compone de ocho enfermeras. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario estructurado y analizados mediante estadística descriptiva. Resultados: se encontró que el enfermero no se limita sólo a la asistencia, trabaja en la supervisión del personal de enfermería, supervisa el proceso de trabajo, elabora un plan de acción, selecciona materiales y equipos, programa citas. Además, se observó la importancia de la consulta de enfermería para la individualización de la atención y el tratamiento eficaz para el paciente. Conclusión: Se observa que, para una buena marcha del servicio de radioterapia, se necesita un personal de enfermería capacitado que pueda hacer frente a la complejidad y exigencias que este tipo de tratamiento pide.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2017.26130
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/legalcode).
Esta licença permite que os utilizadores compartilhem o material em qualquer meio ou formato contanto que isso seja feito de forma: não adaptada; sem fins comerciais; com atribuição de crédito (citação e referência) aos criadores do trabalho e fonte original de publicação.
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.