Ensino de enfermagem: por onde caminham as pesquisas brasileiras de enfermagem [Teaching nursing: what path is Brazilian nursing research on?] [Educación de enfermería: el camino de las investigaciones brasileñas]

Autores

  • Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Kisna Yasmin Andrade Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cláudia Cristiane Filgueira Martins Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Theo Duarte da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Yole Matias Silveira de Assis Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Viviane Euzébia Pereira Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.21469

Palavras-chave:

educação em enfermagem, ensino, enfermagem, pesquisa em enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar as dissertações e teses disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) que abordam o ensino de enfermagem. Método: trata-se de pesquisa documental, cuja coleta de dados foi realizada de abril a maio de 2015. Utilizou-se como fonte de dados os catálogos de teses e dissertações do Volume XIX ao XXXII. Resultado: 7.141 dissertações e teses, a amostra final totalizou 627 (8,8%) estudos que abordavam o ensino de enfermagem. Predominaram os estudos resultantes de mestrado acadêmico, realizados na Região Sudeste, descritivos e de abordagem qualitativa. Os objetos de estudo e as recomendações apresentadas denotam o caminho trilhado pelas pesquisas de enfermagem no que se refere ao ensino. Conclusão: o ensino de enfermagem necessita ser mais explorado no âmbito das pesquisas da área, o que pode contribuir para a reflexão crítica e científica dos processos educativos do enfermeiro educador.

ABSTRACT

Objective: to examine the dissertations and theses addressing nursing education available in the theses and dissertations catalog of the Brazilian Nursing Association (ABEn). Method: documentary research, whose data were collected from April to May 2015 from Volumes XIX to XXXII of the theses and dissertations catalog. Results: of 7,141 dissertations and theses, the final sample totaled 627 (8.8%) studies addressing the teaching of nursing, predominantly academic master’s studies produced in the Southeast Brazil, and descriptive and qualitative in approach. The study objects and recommendations made indicate the research path trodden by the nursing research as regards education. Conclusion: nursing teaching needs to be further explored by nursing research, which can contribute to critical and scientific thinking about the process of educating nurses as educators.

RESUMEN

Objetivo: analizar las tesis y disertaciones disponibles en el catálogo de tesis y disertaciones de la Asociación Brasileña de Enfermería (ABEn) acerca de la enseñanza de enfermería. Método: es una investigación documental, cuya recolección de datos tuvo lugar entre abril y mayo de 2015. Se utilizaron como fuente de datos los catálogos de tesis y disertaciones del volumen XIX al XXXII. Resultados: de 7.141 tesis y disertaciones, la muestra final fue de 627 (8,8%) estudios que trataron de la enseñanza de enfermería. Fueron predominantes los estudios, realizados en la región sureste, resultantes de másteres académicos, descriptivos y de enfoque cualitativo. Los objetos de estudio y las recomendaciones presentadas muestran el camino seguido por las investigaciones de enfermería en cuanto a la enseñanza. Conclusión: Se debe explotar más la enseñanza en enfermería dentro del marco de las investigaciones en el área, lo que puede contribuir a la reflexión crítica y científica de los procesos educativos del enfermero educador.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2017.21469

Biografia do Autor

Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem, Docente da Escola de Saúde e membro do grupo de pesquisa: Laboratório de investigação do cuidado, segurança, tecnologias em saúde e Enfermagem – UFRN. Natal-RN.

Kisna Yasmin Andrade Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem, Docente da Escola de Saúde e membro do grupo de pesquisa: Laboratório de investigação do cuidado, segurança, tecnologias em saúde e Enfermagem – UFRN. Natal-RN.

Cláudia Cristiane Filgueira Martins Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem, Docente da Escola de Saúde e membro do grupo de pesquisa: Laboratório de investigação do cuidado, segurança, tecnologias em saúde e Enfermagem – UFRN. Natal-RN.

Theo Duarte da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutor em Enfermagem, Docente da Escola de Saúde e membro do grupo de pesquisa: Laboratório de investigação do cuidado, segurança, tecnologias em saúde e Enfermagem – UFRN. Natal-RN.

Yole Matias Silveira de Assis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem e membro do grupo de pesquisa: Laboratório de investigação do cuidado, segurança, tecnologias em saúde e Enfermagem – UFRN. Natal-RN.

Viviane Euzébia Pereira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Docente do Departamento de Enfermagem e líder do grupo de pesquisa: Laboratório de investigação do cuidado, segurança, tecnologias em saúde e Enfermagem – UFRN. Natal-RN.

Publicado

20.12.2017

Como Citar

Salvador, P. T. C. de O., Alves, K. Y. A., Rodrigues, C. C. F. M., Costa, T. D. da, Assis, Y. M. S. de, & Santos, V. E. P. (2017). Ensino de enfermagem: por onde caminham as pesquisas brasileiras de enfermagem [Teaching nursing: what path is Brazilian nursing research on?] [Educación de enfermería: el camino de las investigaciones brasileñas]. Revista Enfermagem UERJ, 25, e21469. https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.21469

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa