Habilidades das enfermeiras obstétricas como mediadoras do processo educativo: estudo sociopoético [Obstetric nurses’ skills as mediators of the educational process: sociopoetic study]

Rafael Ferreira da Costa, Iraci dos Santos, Jane Márcia Progianti

Resumo


Objetivo: apresentar as habilidades das enfermeiras obstétricas como mediadoras das práticas educativas com grupos de gestantes. Metodologia: seguiu os princípios filosóficos e os fundamentos teóricos da Teoria Sociopoética, utilizando-se a técnica dinâmica Vivência dos lugares geomíticos. A produção de dados foi submetida à análise categorial temática, e descrita a partir dos estudos sociopoéticos. Participaram da pesquisa: enfermeiras obstétricas, uma assistente social e gestantes atendidas em um serviço de saúde, localizado no município do Rio de Janeiro - Brasil. A produção de dados ocorreu de maio a julho de 2014, na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Rio de Janeiro. Resultados: mostram que as habilidades das enfermeiras obstétricas, como mediadoras das práticas educativas, estão centradas no acolhimento, criação de vínculo e promoção da sensação de segurança, oriundos do cuidado competente e compromisso tecnico-político. Conclusão: tais habilidades contribuem para a mediação do empoderamento feminino.

ABSTRACT

Objective: to show the skills of obstetric nurses as mediators of educational practices with groups of pregnant women. Methodology: followed the philosophical principles and theoretical fundamentals of sociopoetic theory and used the dynamic technique known as ‘experience of geomythical places’. Data production was submitted to thematic category analysis and described on the basis of sociopoetic studies. The study participants were obstetric nurses, a social assistant and pregnant women receiving care at a health service in Rio de Janeiro City, Brazil. Data was collected from May to July 2014 at the School of Nursing of Rio de Janeiro State University. Results: it was shown that the skills of obstetric nurses as mediators of educational practices are centered on being welcoming, bonding and fostering feelings of security, which come from competent care and technical and political commitment. Conclusion: such skills contribute to mediating towards women’s empowerment.

RESUMEN

Objetivo: presentar las habilidades de enfermeras obstetras como mediadoras de las prácticas educativas con grupos para mujeres embarazadas. Metodología: ha sido desarrollada bajo los principios y fundamentos teóricos de la teoría sociopoética utilizando la técnica dinámica Vivencia de lugares geomíticos. La producción de los datos ha sido sometida a análisis categorial temático y descrito a partir de estudios sociopoéticos. Participaron de este estudio de investigación: enfermeras obstetras, una asistente social y embarazadas atendidas en el servicio de salud ubicado en el estado de Rio de Janeiro, Brasil. La recogida de datos se realizó entre mayo y julio de 2014, en la Facultad de Enfermería de la Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Resultados: muestran que las habilidades de las enfermeras obstetras como mediadoras de las prácticas educativas están centradas en el acogimiento, la creación de vínculo y en la promoción de la sensación de seguridad, oriundos del cuidado competente y compromiso técnico-político. Conclusión: tales habilidades contribuyen para la mediación del empoderamiento femenino.


Palavras-chave


Educação em saúde. Enfermagem obstétrica. Gestantes. Saúde da mulher.

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DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.18864