Qualidade da assistência de enfermagem em uma emergência pediátrica: perspectiva do acompanhante [Quality of nursing care in a pediatric emergency department: the companions’ view]

Autores

  • Chayenne Karoline Rosa Santos Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Juliana Rezende Montenegro Medeiros de Moraes Escola de Enfermagem Anna Nery-Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Nereida Lucia Palkos dos Santos Escola de Enfermagem Anna Nery- EEAN/UFRJ.
  • Tânia Vignuda de Souza Escola de Enfermagem Anna Nery- EEAN/UFRJ.
  • Rita de Cassia Melão de Morais Professor Assistente da Universidade Federal de Rodônia, cedida para o Departamento Materno Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Suelen Dias Azevedo Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.17560

Palavras-chave:

Serviço Hospitalar de Emergência, Saúde da Criança, Qualidade da Assistência à Saúde, Enfermagem Pediátrica

Resumo

Objetivo: descrever a qualidade da assistência de enfermagem prestada às crianças atendidas em situação de emergência pediátrica pela perspectiva do acompanhante. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizada nos meses de setembro e outubro de 2014, por meio de entrevista semiestruturada, com 20 acompanhantes de crianças atendidas na emergência pediátrica de um hospital no município do Rio de Janeiro. Os dados foram submetidos à análise temática. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, sob o número 2017A/2013 Resultados: a qualidade foi associada à estrutura hospitalar com seus recursos físicos e humanos necessários para a assistência à saúde e nas atividades do processo de trabalho da equipe de enfermagem. Conclusão: na perspectiva dos acompanhantes a qualidade da assistência deve estar centrada na humanização, no diálogo, e em uma assistência com enfoque na segurança do paciente, em especial nos cuidados medicamentosos.

ABSTRACT

Objective: to describe the quality of nursing care for children in a pediatric emergency room from the companion’s perspective. Method: this descriptive qualitative study was conducted from September to October 2014, through semi-structured interviews of 20 companions in a pediatric emergency room at a hospital in Rio de Janeiro. Data were submitted to thematic analysis. The study was approved by the research ethics committee of Rio de Janeiro Municipal Health and Civil Defense Department (No. 2017A/2013). Results: quality was associated with the hospital structure (the physical and human resources necessary for health care) and the activities of the nursing team work process. Conclusion: In the companions’ view, quality of care should center on humanization, dialogue and care focused on patient safety, especially in drug care.

RESUMEN

Objetivo: describir la calidad de los cuidados de enfermería prestados a los niños en situación de urgencia pediátrica, desde la perspectiva del acompañante. Método: estudio descriptivo de enfoque cualitativo, realizado en septiembre y octubre de 2014, por medio de entrevistas semiestructuradas junto a 20 acompañantes de niños atendidos en urgencias pediátricas de un hospital en Río de Janeiro. Se han sometido los datos a análisis temático. Investigación aprobada por el Comité de Ética en Investigación de la Secretaría Municipal de Salud y Defensa Civil de Río de Janeiro, bajo el número 2017A/2013. Resultados: La calidad se asoció a la estructura hospitalaria con sus recursos físicos y humanos necesarios para la atención de la salud y las actividades del proceso de trabajo del equipo de enfermería. Conclusión: Desde la perspectiva de los acompañantes, la calidad de la atención debe centrarse en la humanización, el diálogo y la asistencia cuyo enfoque esté en la seguridad del paciente, sobre todo en los cuidados medicamentosos.

Biografia do Autor

Chayenne Karoline Rosa Santos, Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ex-bolsista do projeto Pet Saúde: “Atendimento da criança em situação de emergência: intermediação do cuidado de enfermagem com as políticas públicas”. Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery  da Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ,

Juliana Rezende Montenegro Medeiros de Moraes, Escola de Enfermagem Anna Nery-Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento Materno Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery- UFRJ. Membro do Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Criança (NUPESC/UFRJ).

Nereida Lucia Palkos dos Santos, Escola de Enfermagem Anna Nery- EEAN/UFRJ.

Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Metodologia de Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery- EEAN/UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Tânia Vignuda de Souza, Escola de Enfermagem Anna Nery- EEAN/UFRJ.

Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery- EEAN/UFRJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Rita de Cassia Melão de Morais, Professor Assistente da Universidade Federal de Rodônia, cedida para o Departamento Materno Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Discente do Programa de Pós Graduação, nível doutorado da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor Assistente da Universidade Federal de Rodônia, cedida para o  Departamento Materno Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Suelen Dias Azevedo, Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ex-bolsista do projeto Pet Saúde: “Atendimento da criança em situação de emergência: intermediação do cuidado de enfermagem com as políticas públicas”. Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery  da Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ,

Publicado

27.08.2016

Como Citar

Santos, C. K. R., Moraes, J. R. M. M. de, Santos, N. L. P. dos, Souza, T. V. de, Morais, R. de C. M. de, & Azevedo, S. D. (2016). Qualidade da assistência de enfermagem em uma emergência pediátrica: perspectiva do acompanhante [Quality of nursing care in a pediatric emergency department: the companions’ view]. Revista Enfermagem UERJ, 24(4), e17560. https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.17560

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa