Riscos psicossociais em unidades especializadas: implicações para a formação e a saúde do enfermeiro residente [Psychosocial risks in specialized units: implications for the training and health of nurse residents]

Autores

  • Luana dos Santos Vasconcellos Lima
  • Elias Barbosa de Oliveira
  • Maria Yvone Chaves Mauro
  • Márcia Tereza Luz Lisboa
  • Luciana Guimarães Assad
  • Renata dos Anjos Correa Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.16507

Palavras-chave:

Enfermagem, estresse, controle de riscos, saúde mental [Nursing, stress, risk control, mental health] [Enfermería, estrés, control de riesgos, salud mental]

Resumo

Objetivou-se neste estudo identificar os fatores de risco psicossocial presentes em unidades especializadas, na visão do enfermeiro residente e analisar como os mesmos afetam a saúde do grupo. Método qualitativo, descritivo, tendo como campo cinco unidades especializadas de um hospital universitário, situado no município do Rio de Janeiro (Brasil). Utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada com 20 residentes, em 2012. Aplicada a análise de conteúdo aos depoimentos, chegou-se aos seguintes resultados: na visão do enfermeiro residente, os riscos psicossociais acarretam prejuízos ao processo de formação e estresse ocupacional, sendo alguns deles: recursos humanos e materiais insuficientes, conflitos no trabalho em equipe e a pouca autonomia. Concluiu-se que há necessidade de as instituições envolvidas no processo de formação promoverem o gerenciamento dos riscos presentes em unidades especializadas, de modo a minimizar os prejuízos acarretados ao processo de formação e à saúde do grupo.

 

ABSTRACT

This study aimed to identify psychosocial risks in specialized units in the view of nursing residents, and to examine how psychosocial risks affect this group’s health. A qualitative and descriptive method was applied at five specialized units at a university hospital in Rio de Janeiro City, Brazil. Semi-structured interviews of 20 nursing residents were conducted in 2012. Content analysis led to the following results: in the nursing residents’ view, psychosocial risks hinder the training process and cause occupational stress. They include: insufficiency of human and material resources, conflicts within work teams, and lack of autonomy. It was concluded that the institutions involved in the training process must engage in risk management at specialized units, so as to minimize harm to the training process and the group’s health.

 

RESUMEN

Se objetivó en este estudio identificar los factores de riesgo psicosocial presentes en unidades especializadas, en la visión del enfermero residente y analizar cómo influyen en la salud del grupo. Método cualitativo, descriptivo, teniendo como campo cinco unidades especializadas de un hospital universitario, situado en el municipio de Rio de Janeiro (Brasil). Se utilizó la técnica de entrevista semiestructurada con 20 enfermeros residentes, en 2012. Se aplicó a las declaraciones el análisis de contenido y se llegó a los siguientes resultados: en la visión del enfermero residente, los riesgos psicosociales acarrean perjuicios al proceso de formación y estrés laboral, siendo algunos de ellos: recursos materiales y humanos insuficientes, conflictos en el trabajo en equipo y la restricta autonomía. Se llegó a la conclusión de que hace falta que las instituciones involucradas en el proceso de formación promuevan la gerencia de los riesgos en unidades especializadas, de modo a minimizar los perjuicios acarreados al proceso de formación y a la salud del grupo.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.16507

Publicado

19.05.2015

Como Citar

Lima, L. dos S. V., Oliveira, E. B. de, Mauro, M. Y. C., Lisboa, M. T. L., Assad, L. G., & Carvalho, R. dos A. C. (2015). Riscos psicossociais em unidades especializadas: implicações para a formação e a saúde do enfermeiro residente [Psychosocial risks in specialized units: implications for the training and health of nurse residents]. Revista Enfermagem UERJ, 23(2), 229–234. https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.16507

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa