Aceitação e conhecimento de docentes de enfermagem sobre a doação de órgãos e tecidos [Nursing faculty acceptance and knowledge of organ and tissue donation]

Autores

  • Izaura Luzia Silvério Freire Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Andréa Tayse de Lima Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Micheline da Fonseca Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Bruno Araújo da Silva Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de Vasconcelos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gilson de Vasconcelos Torres Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.15561

Palavras-chave:

Doação de órgãos, conhecimento, docente, enfermagem [Organ donation, knowledge, faculty, nursing]

Resumo

Objetivo: conhecer a aceitação e o conhecimento dos docentes de enfermagem de uma instituição federal de ensino frente à doação de órgãos e tecidos. Método: estudo exploratório, transversal e quantitativo, realizado com 44 docentes, por meio de questionário, entre maio e junho de 2014. Os dados foram analisados por estatística descritiva. Resultados: em relação à aceitação, todos eram a favor da captação e doação de órgãos, assim como afirmaram que o ato contribui para a possibilidade de salvar vidas e é uma forma de ajudar ao próximo. Quanto ao conhecimento, as questões com apenas uma alternativa correta foram respondidas de forma exímia por todos os pesquisados. Quanto às que possuíam mais de uma alternativa correta, nenhum dos participantes respondeu completamente certo. Conclusão: o estudo demonstrou boa aceitação em relação à doação e déficit de conhecimento quanto às diretrizes que regem a doação de órgãos e tecidos no Brasil.

 

ABSTRACT

Objective: to ascertain acceptance for, and knowledge of, organ and tissue donation among nursing faculty members at a federal education institution. Method: This exploratory, transverse, quantitative was conducted with 44 nursing faculty members, between May and June 2014. Data were analyzed using descriptive statistics. Results: all participants accepted organ procurement and donation, and affirmed that this action contributed to the possibility of saving lives and was a way to help others. Respondents’ knowledge was shown by their all successfully answering the questions with only one correct alternative, while none gave completely correct responses to questions with more than one correct answer. Conclusion: these findings showed good acceptance of donation, but a deficit of knowledge as to the guidelines governing organ and tissue donation in Brazil.

 

RESUMEN

Objetivo: percibir la aceptación y el conocimiento de los docentes de enfermería de una institución federal de enseñanza frente a la donación de órganos y tejidos. Método: estudio exploratorio, transversal y cuantitativo, realizado junto a 44 profesores, por medio de cuestionario, entre mayo y junio de 2014. Los datos han sido analizados utilizando la estadística descriptiva. Resultados: en relación con la aceptación, todos eran a favor de la captación y la donación de órganos, asimismo dijeron que el acto contribuye a la posibilidad de salvar vidas y es una forma de ayudar al prójimo. En cuanto al conocimiento, todos los encuestados contestaron perfectamente las preguntas con una sola respuesta correcta. Respecto a aquéllas que tenían más de una respuesta correcta, ninguno de los participantes las respondió perfectamente bien. Conclusión: el estudio ha demostrado buena aceptación respecto a la donación, pero déficit de conocimiento de las directrices que regulan la donación de órganos y tejidos en Brasil.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2016.15561

Biografia do Autor

Izaura Luzia Silvério Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Escola de Enfermagem/EEN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

Andréa Tayse de Lima Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/PGENF, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Bolsista CAPES/DS.

Micheline da Fonseca Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

Bruno Araújo da Silva Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/PGENF, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.

Quinidia Lúcia Duarte de Almeida Quithé de Vasconcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/CCS-UFRN. Professora substituta do Departamento de Enfermagem da UFRN.

Gilson de Vasconcelos Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Pós-Doutor em Enfermagem pela Universidade de Évora/Portugal. Professor Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Bolsista CNPq (PQ2).

Publicado

12.07.2016

Como Citar

Freire, I. L. S., Gomes, A. T. de L., Silva, M. da F., Dantas, B. A. da S., de Vasconcelos, Q. L. D. de A. Q., & Torres, G. de V. (2016). Aceitação e conhecimento de docentes de enfermagem sobre a doação de órgãos e tecidos [Nursing faculty acceptance and knowledge of organ and tissue donation]. Revista Enfermagem UERJ, 24(1), e15561. https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.15561

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa