Ensino sobre segurança do paciente nos cursos de graduação: um estudo bibliométrico [Teaching patient safety in undergraduate courses: a bibliometric study] [Enseñanza sobre la seguridad del paciente en los cursos de pregrado: un estudio bibliométrico]

Autores

  • Natália Gonçalves Faculdade de Jaguariúna
  • Lìlian Dias Castilho Siqueira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maria Helena Larcher Caliri Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.15460

Palavras-chave:

Segurança do paciente, Educação, Currículo, Bibliometria

Resumo

Objetivo: identificar o enfoque da produção científica relacionada ao ensino do tema segurança do paciente nos cursos de graduação da área da saúde. Método: estudo bibliométrico realizado por meio de busca on-line nas bases de dados PUBMED, CINAHL e LILACS, considerando a literatura produzida entre 2010 e 2014. Resultados: foram identificados para amostra final 52 estudos, sendo a maioria (27; 52%) proveniente da base PUBMED e dos Estados Unidos (35; 67,3%). O ano com maior número de publicações foi o de 2011, sendo que as categorias temáticas mais encontradas nos estudos foram definição de segurança do paciente e melhorias de segurança relacionadas às medicações, com estudos de abordagem quantitativa (32; 61,5%). Doze (36,4%) períodicos foram específicos da área da enfermagem. Conclusão: os resultados evidenciaram a importância da identificação da produção científica sobre a temática e da divulgação do conhecimento.

ABSTRACT

Objective: to identify the approach of scientific production on patient safety in undergraduate courses in the health field. Method: an online bibliometric search was conducted in the PUBMED, CINAHL and LILACS databases, for publications from 2010 to 2014. Results: 52 studies were identified for the final sample, most in PUBMED (27, 5.0%) and from the United States (35; 67.3%). The year with the highest number of publications was 2011, and the most frequent thematic categories were definition of patient safety and improvements in drug-related safety, on a quantitative approach (32; 61.5%). Twelve (36.4%) journals were specific to nursing. Conclusion: the results highlighted the importance of identifying scientific production on the subject and of spreading that knowledge.

RESUMEN

Objetivo: iidentificar el enfoque de la producción científica relacionada a la enseñanza acerca del tema Seguridad del paciente, en cursos de pregrado del área de la salud. Método: estudio bibliométrico realizado por medio de la búsqueda on-line en las bases de datos PUBMED, CINAHL y LILACS, considerando la literatura producida entre 2010 y 2014. Resultados: para la muestra final, fueron identificados 52 estudios, siendo la mayoría (27; 52%) originarios de PUBMED y de los Estados Unidos (35; 67,3%). El año con el mayor número de publicaciones fue el de 2011, siendo que las categorías temáticas más frecuentes en los estudios fueron: definición de la seguridad del paciente y mejoramiento de la seguridad relacionada a las medicaciones, con estudios de enfoque cuantitativo (32; 61,5%). Doce (36,4%) periódicos eran específicos del área de enfermería. Conclusión: los resultados evidenciaron la importancia de la identificación de la producción científica sobre el tema y de la divulgación del conocimiento.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2017.15460

Biografia do Autor

Natália Gonçalves, Faculdade de Jaguariúna

Enfermeira, Doutora, Professora do curso de Enfermagem da Faculdade de Jaguariuna.

Publicado

30.04.2017

Como Citar

1.
Gonçalves N, Siqueira LDC, Caliri MHL. Ensino sobre segurança do paciente nos cursos de graduação: um estudo bibliométrico [Teaching patient safety in undergraduate courses: a bibliometric study] [Enseñanza sobre la seguridad del paciente en los cursos de pregrado: un estudio bibliométrico]. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 30º de abril de 2017 [citado 12º de maio de 2025];25:e15460. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/15460

Edição

Seção

Artigos de Revisão