Consulta de enfermagem ao diabético utilizando o Protocolo Staged Diabetes Management [Appointment with a nurse for diabetics using the Protocol Staged Diabetes Management]
Palavras-chave:
Protocolos, diabetes mellitus, hipertensão, assistência de enfermagem [Protocols, hypertension, nursing care] [Protocolos, hipertensión, atención de enfermeira]Resumo
Objetivou-se analisar a consulta de enfermagem com a aplicação do Protocolo Staged Diabetes Management em duas unidades de saúde da família da cidade de Picos-PI. Estudo descritivo e transversal, realizado com 80 pacientes, de ambos os sexos, cadastrados na estratégia de saúde da família. A coleta dos dados ocorreu através de um formulário aplicado no período de março a abril de 2011. Os resultados evidenciaram aumento da circunferência abdominal em 67,4% dos entrevistados, sendo que 36,3% apresentaram pressão arterial compatível com hipertensão arterial estágio I. Além disso, 85% faziam uso de medicamentos antidiabéticos. Observou-se que 58,7 % informaram o consumo de frutas e 55% o consumo de verduras diariamente. Conclui-se que o uso do protocolo durante a consulta de enfermagem possibilitou caracterizar a amostra e servirá de padronização do serviço, a fim de estabelecer uma assistência humanizada e holística.
ABSTRACT
This descriptive, cross-sectional study examined nursing appointments for diabetics using the Staged Diabetes Management Protocol at two family health facilities in Picos, Piauí. Data were collected in March and April 2011, by questionnaire applied to 80 patients of both sexes enrolled with the Family Health Strategy. The results revealed increased abdominal circumference in 67.4% of respondents, while 36.3% had blood pressure consistent with stage I hypertension. In addition, 85% used antidiabetes medication, 58.7% reported eating fruit, and 55%, vegetables daily. It was concluded that using the protocol during an appointment with a nurse made it possible to characterize the sample, and will serve to standardize the service with a view to establishing humane, holistic care.
RESUMEN
Este estudio tuvo como objetivo analizar la consulta de enfermería con la aplicación del Protocolo Staged Diabetes Management en dos unidades de salud familiar de la ciudad de Picos-PI-Brasil. Estudio descriptivo y transversal, realizado con 80 pacientes de ambos los sexos matriculados en el Programa de Estrategia de Salud Familiar del Ministerio de Salud de Brasil. Los datos fueron recolectados a través de um formulario aplicado entre marzo y abril de 2011. Los resultados mostraron aumento de la circunferencia abdominal en 67,4% de los encuestados, mientras que 36,3% tenían hipertensión arterial presión compatible con la Etapa I. Por otra parte, 85% usaban de medicamentos contra la diabetes. Se observó que 58,7% informaron de consumo de frutas y 55% el consumo de verduras diariamente. Se concluye que el uso del protocolo durante las consultas de enfermería permitió la caracterización de la muestra y servirá para normalizar el servicio con el fin de establecer un cuidado humano y holístico.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).