Conhecimento e prática da autopalpação das mamas entre estudantes de escolas públicas do período noturno [Knowledge and practice of breast self-examination among night-shift public school students]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.13746Palavras-chave:
Autoexame de mama, Educação em saúde, Enfermagem, Saúde da mulher.Resumo
Objetivo: verificar a eficácia de atividades educativas realizadas com estudantes a respeito da autopalpação das mamas (APM). Método: estudo quase-experimental desenvolvido com estudantes do ensino médio, Educação de Jovens Adultos e magistério do período noturno de escolas públicas, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro sob o protocolo 2585. Aplicou-se um instrumento para verificar o conhecimento prévio sobre o tema, em seguida, foi realizada uma atividade educativa relativa à APM e após, o instrumento foi reaplicado, e comparado com o prévio. Resultados: participaram do estudo 540 estudantes. A questão com maior aumento proporcional de acertos, 44,1%, foi sobre quem deveria realizar APM; questão que despertou atenção foi em relação à serventia da APM sendo grande o percentual de erros. Os testes estatísticos mostraram acréscimo no conhecimento. Conclusão: a atividade educativa apresentou efeito de grande magnitude sobre o conhecimento da população, e impacto educacional positivo, tornando o conhecimento mais homogêneo.
ABSTRACT
Objective: to ascertain the effectiveness of educational activities relating to breast self-palpation (BSP) conducted with students. Method: this quasi-experimental study of night shift upper secondary students, young adults and teachers at a public school was approved by the Research Ethics Committee of the Triângulo Mineiro Federal University (Protocol 2585). Application of an instrument to ascertain prior knowledge on the subject was followed by an educational activity on BSP. Later the instrument was reapplied and the responses compared with those from the previous application. Results: 540 students participated in the study. The question with the highest proportional increase in score (44.1%) asked who should perform BSP and the question that aroused most attention (for the high error rate) related to the usefulness of BSP. Statistical tests showed increased knowledge. Conclusion: the educational activity had a major effect on this population’s knowledge, and positive educational impact, making that knowledge more homogeneous.
RESUMEN
Objetivo: verificar la eficacia de actividades educativas realizadas con estudiantes acerca de la autoexploración de mamas. Método: estudio casi-experimental desarrollado con estudiantes de liceo, educación de jóvenes adultos y magisterio del período nocturno de escuelas públicas, aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la Universidad Federal del Triângulo Mineiro bajo el protocolo 2585. Se aplicó un instrumento para verificar el conocimiento previo sobre el tema, luego se realizó una actividad educativa relativa a la autoexploración de los senos y, después, el instrumento fue reaplicado y comparado con el anterior. Resultados: participaron del estudio 540 estudiantes. La cuestión con mayor aumento proporcional de aciertos, el 44,1%, fue sobre quién debería realizar la autoexploración de mamas; la cuestión que despertó atención fue aquélla respecto a para qué sirve la autoexploración de los senos, siendo elevado el porcentaje de errores. Las pruebas estadísticas mostraron un aumento en el conocimiento. Conclusión: la actividad educativa presentó efecto de gran magnitud sobre el conocimiento de la población e impacto educacional positivo, haciendo el conocimiento más homogéneo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).