Historicidade, conceitos e procedimentos da análise do discurso [Historicity, concepts and procedures of discourse analysis] [Historicidad, conceptos y procedimientos del análisis del discurso]

Autores

  • Deivson Wendell da Costa Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte / Faculdade de Enfermagem - Campus Mossoró
  • Alcivan Nunes Vieira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte / Faculdade de Enfermagem - Campus Mossoró
  • Antonio Marcos Tosoli Gomes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Lia Carneiro Silveira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.12913

Palavras-chave:

Pesquisa, fala/discurso, enfermagem, ensino de enfermagem

Resumo

Objetivo: apresentar a análise do discurso como um referencial de pesquisa e como um método de tratamento de dados. Método: ensaio teórico sobre análise do discurso na perspectiva da corrente francesa de pensamento trabalhada por Michel Pechêux. Resultados: este estudo sumariza a historicidade da análise do discurso e a sua gênese a partir do entrelaçamento do materialismo histórico e dialético com a linguística, a teoria do discurso e a psicanálise. Suas etapas são apresentadas de forma a abrir as possibilidades de produção de sentidos em estudos que usam como corpus a fala dos sujeitos. Em seguida são apresentados os dispositivos analíticos do discurso, as formações discursivas e a formação ideológica. Conclusão: aposta-se na potencialidade deste método para se ressignificar as pesquisas na enfermagem que utilizam a fala dos sujeitos, onde se faz necessária uma metodologia de análise que apreenda as relações entre o discurso e suas condições de produção.

ABSTRACT

Objective: to present discourse analysis as a frame of reference for research and a method of data analysis. Method: theoretical essay on discourse analysis from the perspective of the French current of thought comprising the work of Michel Pechêux. Results: this study summarizes the historicity of discourse analysis and its genesis from the interplay of historical and dialectical materialism with linguistics, discourse theory and psychoanalysis. This is presented in steps so as to offer opportunities for production of meaning by studies using subjects’ speech as their corpus. The essay then presents the devices of discourse analysis, discursive formations and ideological formation. Conclusion: we believe this method has potential to re-signify nursing research that uses subjects’ speech, where a methodology is necessary to grasp relations between discourse and the conditions in which it is produced.

RESUMEN

Objetivo: presentar el análisis del discurso como referencia para investigación y como método de análisis de datos. Método: ensayo teórico sobre el análisis del discurso en la perspectiva de la escuela francesa de pensamiento trabajada por Michel Pêcheux. Resultados: este estudio resume la historicidad del análisis del discurso y su génesis a partir de la interrelación del materialismo histórico y dialéctico con la lingüística, la teoría del discurso y el psicoanálisis. Sus etapas se presentan de manera a abrir el camino de posibilidades de producción en los estudios que utilizan como corpus el discurso de los sujetos. A continuación se presentan los dispositivos de análisis del discurso, las formaciones discursivas y la formación ideológica. Conclusión: apostamos por el potencial de este método para replantear las investigaciones en enfermería que utilizan el discurso de los sujetos, en los que se vuelve necesaria una metodología que entienda las relaciones entre discurso y sus condiciones de producción.

Biografia do Autor

Deivson Wendell da Costa Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte / Faculdade de Enfermagem - Campus Mossoró

Possui graduação em Enfermagem Licenciatura/Bacharelado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006). Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente é docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e coordenador/tutor do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Rede de Atenção Psicossocial. Tem experiência na área de enfermagem clínica, sáude mental e drogadição.

Alcivan Nunes Vieira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte / Faculdade de Enfermagem - Campus Mossoró

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde (UECE). Atualmente é professor assistente II da Faculdade de Enfermagem da UERN. Tem experiência na área do ensino (nível técnico, de graduação e especialização) e da assistência de enfermagem (Unidade Terapia Intensiva, Clínica Médica).

Lia Carneiro Silveira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1997), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2004). É membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - Fórum Fortaleza. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Ceará, Curso de Graduação em Psicologia, onde ministra as disciplinas de Psicopatologia e Psicanálise em Lacan e do Mestrado Acadêmico em Cuidados Clínicos, onde ministra a disciplina Clínica e Subjetividade. Tem experiência na área de Saúde e Saúde Mental, com ênfase em psicanálise.

Publicado

25.03.2017

Como Citar

Lima, D. W. da C., Vieira, A. N., Gomes, A. M. T., & Silveira, L. C. (2017). Historicidade, conceitos e procedimentos da análise do discurso [Historicity, concepts and procedures of discourse analysis] [Historicidad, conceptos y procedimientos del análisis del discurso]. Revista Enfermagem UERJ, 25, e12913. https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.12913

Edição

Seção

Atualidades