O corpo no processo ensino-aprendizagem a partir do paradigma da complexidade [The body in the teaching and learning process in the light of the complexity paradigm] [El cuerpo en el proceso enseñanza y aprendizaje a partir del paradigma de la complejidad

Autores

  • Lorrainy Cruz Solano
  • Raimunda Medeiros Germano
  • Cecília Nogueira Valença
  • Fernanda Aparecida Soares Malveira

Palavras-chave:

Educação, enfermagem, corpo humano, educação em enfermagem [Education, nursing, human body, education, nursing] [Educación, enfermería, cuerpo humano, educación en enfermería]

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre o corpo como eixo norteador do processo ensino-aprendizagem da enfermagem mediante a teoria da complexidade. O paradigma da complexidade propõe uma educação libertadora porque favorece a reflexão do cotidiano, o questionamento e a transformação social. O corpo é hoje um protagonista que exterioriza os principais extremos da sociedade contemporânea: narcisismo, egocentrismo, alienação, racionalidade, desumanidade entre outros. A enfermagem precisa pensar na condição de objeto que produz o corpo na ordem da sociedade moderna para tentar aproximar-se de práticas integrativas mais éticas, solidárias e humanas.

ABSTRACT: This paper aims at thinking over the body as guideline for the teaching-learning process in nursing under the light of the complexity theory. The complexity paradigm proposes a liberating education because it improves daily reflection, questioning, and social transformation. The body takes a leading role in contemporary society as it inscribes primary social extremes: narcissism, egocentrism, alienation, rationality, inhumanity, and others. Nursing should take account of the condition of object producing the body in modern society to approach integrative practices on higher ethical and humanized grounds.

RESUMEN: Este artículo reflexiona sobre el cuerpo como una guía de enseñanza-aprendizaje de la enfermería por la teoría de la complejidad. El paradigma de la complejidad propone una educación liberadora, ya que mejora la reflexión diaria, el interrogatorio y la transformación social. El cuerpo es ahora un protagonista que pronuncia las principales extremos de la sociedad contemporánea: narcisismo, egocentrismo, alienación, racionalidad, deshumanización y otros. Las enfermeras deben considerar la condición de objeto que el cuerpo produce en el orden de la sociedad moderna para tentar acercarse de prácticas integradoras más éticas, solidarias y humanas.

Biografia do Autor

Lorrainy Cruz Solano

Enfermeira. Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró-RN (FACENE/RN). Membro do grupo de pesquisa Caleidoscópio de Educação em Enfermagem da UFRN.

Raimunda Medeiros Germano

Enfermeira. Doutora em educação pela UNICAMP. Docente da graduação e pós-graduação em enfermagem da UFRN. Líder do grupo de pesquisa Caleidoscópio de Educação em Enfermagem da UFRN.

Cecília Nogueira Valença

Enfermeira. Mestre em enfermagem pela UFRN. Doutoranda pelo programa de pós-graduação em enfermagem da UFRN. Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do grupo de pesquisa Caleidoscópio de Educação em Enfermagem da UFRN.

Fernanda Aparecida Soares Malveira

Acadêmica do 7º período do curso de graduação em enfermagem da UFRN. Bolsista PIBIC. Membro do grupo de pesquisa Caleidoscópio de Educação em Enfermagem da UFRN.

Downloads

Publicado

18.10.2012

Como Citar

Solano, L. C., Germano, R. M., Valença, C. N., & Malveira, F. A. S. (2012). O corpo no processo ensino-aprendizagem a partir do paradigma da complexidade [The body in the teaching and learning process in the light of the complexity paradigm] [El cuerpo en el proceso enseñanza y aprendizaje a partir del paradigma de la complejidad. Revista Enfermagem UERJ, 20(3), 399–403. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/1230

Edição

Seção

Atualidades