Impacto de intervenção educativa sobre feridas no conhecimento de técnicos de enfermagem [Educational intervention about wounds: impact on nursing technicians’ knowledge]

Autores

  • Oleci Pereira Frota Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jaqueline Goulart de Oliveira Constanci Prefeitura Municipal de Três Lagoas
  • Marisa Dias Rolan Loureiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Adriano Menis Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.12097

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, enfermagem baseada em evidências/educação, capacitação em serviço, curativos [Nursing education, evidence-based nursing/education, in-service training, dressings] [Educación en enfermería, enfermería basada en evidencia/educación,

Resumo

Objetivou-se avaliar o efeito de uma intervenção educativa no conhecimento da equipe técnica de enfermagem sobre aspectos do cuidado com feridas. Estudo descritivo-exploratório comparativo, desenvolvido de agosto a novembro de 2012, em 12 unidades de atenção primária à saúde do interior do Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Os dados foram coletados de 23 profissionais antes e após intervenção educativa, utilizando um teste de conhecimento. De maneira geral, a intervenção proporcionou melhora no nível de conhecimento dos profissionais (p=0,001). Entretanto, somente os tópicos limpeza, tecido necrótico, avaliação da evolução e pomada sulfadiazina de prata foram considerados conhecidos por ≥90% dos participantes. Em três tópicos, não houve aumento na proporção de acertos pós-teste: desbridamento autolítico (p=0,179), tecido com granulação (p=0,067) e avaliação da evolução da ferida (p=0,108). Conclui-se que a intervenção educativa não foi totalmente eficaz. Faz-se necessário buscar estratégias coadjuvantes, a fim de proporcionar conhecimento desejável à amostra estudada.

 

ABSTRACT

This exploratory, comparative, descriptive study to evaluate the effect of an educational intervention on the nursing technicians’ knowledge on aspects of wound care was conducted at 12 primary health care facilities in Mato Grosso do Sul State, Brazil, from August to November 2012. Using a test of knowledge, data were collected from 23 subjects before and after the educational activity. Overall, the activity improved the professionals’ levels of knowledge (p=0.001). However, only the topics ‘cleansing’, ‘necrotic tissue’, ‘assessing progress’, and ‘silver sulfadiazine ointment’ were considered known by ≥90% of participants. There was no increase in the proportion of correct post-test answers on three topics: ‘autolytic debridement’ (p=0.179), ‘granulation tissue’ (p=0.067) and ‘assessment of wound progress’ (p=0.108). It was concluded that the educational intervention was not fully effective. Supporting strategies should be sought to provide the desired knowledge to the sample studied.

 

RESUMEN

Este estudio tuvo como objetivo evaluar el efecto de una intervención educativa en el conocimiento del equipo de técnicos de enfermería sobre los aspectos del cuidado de heridas. Estudio exploratorio descriptivo comparativo, realizado entre agosto y noviembre de 2012, en 12 unidades de atención primaria de salud en el interior del estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Los datos se obtuvieron de 23 profesionales antes y después de la intervención educativa, mediante una prueba de conocimientos. En general, la intervención proporcionó una mejoría en el nivel de conocimiento de los profesionales (p=0,001). Sin embargo, sólo los temas limpieza, tejido necrótico, evaluación de la evolución de la herida y la crema sulfadiazina de plata se consideraron conocidos por el ≥90% de los participantes. En tres rubros no hubo un aumento en la proporción de éxitos después de la prueba: desbridamiento autolítico (p=0,179), tejido de granulación (p=0,067) y evaluación de la evolución de la herida (p=0,108). Se concluye que la intervención educativa no fue plenamente eficaz. Es necesario buscar estrategias de apoyo para proporcionar conocimiento deseable a la muestra estudiada.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.12097

Biografia do Autor

Oleci Pereira Frota, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS (2009), especialização em Terapia Intensiva e Urgência/Emergência pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde NHU-UFMS (2011), mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela FAMED/PPGSD/UFMS (2013). Atualmente doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste da UFMS. Tem experiência na área de Enfermagem Assistencial e Ensino Superior, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica e Terapia Intensiva. Atua principalmente nos seguintes temas: Fundamentos de Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao Paciente Gravemente Enfermo, Prevenção e Controle de Infecção, Saúde do Trabalhador e Educação.

Jaqueline Goulart de Oliveira Constanci, Prefeitura Municipal de Três Lagoas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(2008) e especialização em Estomaterapia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto(2012). Atualmente é Enfermeira da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.

Marisa Dias Rolan Loureiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Cascavel (1983). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo CESUP (1988). Especialização em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ (2003). Especialização em Processos Educacionais pelo Instituto Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (2012) . Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2000). Doutorado em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação Rede Centro-Oeste convênio UnB, UFG e UFMS (2009). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, do Curso de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Clínica e Doenças Transmissíveis. Áreas de atuação: Enfermagem, Ensino de enfermagem, Qualidade de assistência, Gestão de enfermagem e da assistência, Assistência de enfermagem ao adulto com afecções clínicas e transmissíveis, Infecção hospitalar, Vigilância em saúde, Dengue e AIDS, Sistematização da assistência de enfermagem, Processos educacionais, Saúde da família e Educação em Distancia . Atua em EAD como tutora em Cursos de Especialização em Saúde da Família e Gestão em Saúde no Sistema Prisional pela FIOCRUZ- CERRADO-PANTANAL. Autora do Manual de Dengue do Ministério da Saúde para Enfermeiros (primeira e segunda edição). Colaboradora do Roteiro para capacitação de profissionais médicos no diagnóstico e tratamento de Dengue (Manual do Aluno). Consultora do Ministério da Saúde na área de Enfermagem na Assistência ao Cliente com Dengue. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFMS. Tutora e Preceptora da Residência Multiprofissional na área de Pacientes Críticos do Núcleo de Hospital Universitário da UFMS. Docente e orientadora do Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Adriano Menis Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (1999), Especialização em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem (2002), Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), Doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem da USP-Ribeirão Preto (2007) e Pós-Doutorado pela EERP-USP (2008-2010). Professor do Curso de Enfermagem da UFMS - Três Lagoas, e orientador do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste - Curso de Medicina - UFMS - Campo Grande e do Curso de Mestrado em Enfermagem UFMS - Campo Grande. É parecerista Ad Hoc de Revistas nacionais e internacionais, e de agências de fomento a pesquisa. Tem experiência na área de Enfermagem Assistencial e Ensino em nivel médio e superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem Médico-Cirúrgica, Tratamento de Feridas; Controle de Infecção; Fundamentos de Enfermagem; Centro Cirúrgico, Sala de Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização; Metodologia Científica.

Publicado

12.11.2015

Como Citar

Frota, O. P., Constanci, J. G. de O., Loureiro, M. D. R., & Ferreira, A. M. (2015). Impacto de intervenção educativa sobre feridas no conhecimento de técnicos de enfermagem [Educational intervention about wounds: impact on nursing technicians’ knowledge]. Revista Enfermagem UERJ, 23(5), 603–609. https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.12097

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa