Violência doméstica contra a mulher: caracterização dos casos notificados em um município do interior paulista [Domestic violence against women: characterization of cases reported in a town in São Paulo State]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.11173Palavras-chave:
Violência contra a mulher, violência doméstica, notificação de abuso, enfermagem.Resumo
Objetivo: identificar o perfil das mulheres vítimas de violência doméstica no município de Ribeirão Preto. Método: foram revisados, neste estudo documental com abordagem quantitativa, 5.643 notificações de violência doméstica contra a mulher, a partir de dados contidos na ficha de notificação do Sistema de Informação de Agravo de Notificação (SINAN), no período de janeiro de 2009 a junho de 2013. Resultados: constatou-se que no ano de 2011 ocorreu maior número de notificações, 1.504 casos (26,65%); o tipo de violência predominante foi a psicológica/moral, com 4.640 (82,23%); o grau de parentesco do agressor, em relação à vítima, foi o cônjuge em 2.644 (46,85%). Conclusão: os resultados indicam a necessidade de medidas de prevenção, programas educativos, além de um atendimento realizado por profissionais capacitados para o estabelecimento de diagnóstico precoce, bem como a realização de notificações precisas.
ABSTRACT
Objective: to identify the profile of women victims of domestic violence in the town of Ribeirão Preto. Method: this quantitative documentary study reviewed 5,643 notifications of domestic violence against women, from data in notification records in Brazil’s Mandatory Reporting Conditions Information System (SINAN), from January 2009 to June 2013. Results: 2011 was found to be the year with most notifications (1,504 cases; 26.65%); the predominant type of violence was psychological or moral, (4,640 cases; 82.23%); and the aggressor was kin to the victim predominantly as spouse (2,644 cases; 46.85%). Conclusion: the results show the need for preventive measures, educational programs, and a service by qualified professionals to establish early diagnosis, as well as the recording of precise notifications.
RESUMEN
Objetivo: identificar el perfil de las mujeres víctimas de violencia doméstica en el municipio de Ribeirão Preto. Método: fueron revisados, en este estudio documental con enfoque cuantitativo, 5.643 notificaciones de violencia doméstica contra la mujer, desde los datos contenidos en ficha de notificación del Sistema de Información de Agravio de Notificación (SINAN), en el período de enero de 2009 a junio de 2013. Resultados: se constató que en el año de 2011 ocurrió el mayor número de notificaciones, 1.504 casos (26,65%); el tipo de violencia predominante fue la psicológica/moral: 4.640 (82,23%); el grado de consanguinidad del agresor, con relación a la víctima, fue el conyugue en 2.644 (46,85%). Conclusión: los resultados indican la necesidad de medidas de prevención, programas educacionales, además de una atención realizada por profesionales capacitados para el establecimiento de diagnóstico precoz, así como la realización de notificaciones precisas.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2017.11173
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).