Ambiente de aprendizagem: o espaço escolar da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem [Learning environment: the school area of professional education in nursing technicians]

Autores

  • Rosangela Andrade Aukar de Camargo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Ariana Januário Araújo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Gabriela Rodrigues Bragagnolo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Fernanda dos Santos Nogueira de Góes Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Renata Silveira Appolinário UNIMED de Ribeirão Preto - SP

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.10543

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Educação Profissionalizante, Infraestrutura, Materiais de Ensino.

Resumo

Objetivo: caracterizar o espaço escolar e a infraestrututura das escolas de educação de nível médio em enfermagem. Método: estudo descritivo, projeto aprovado pelo protocolo CAAE: 01433012.8.0000.5393, realizado em quatro escolas do estado de São Paulo, cujos dados foram coletados entre agosto/outubro de 2012 por observação não participante e questionário, respondido por quatro coordenadores e analisados a partir do referencial consultado. Resultados: três escolas são privadas, com 766 alunos matriculados e uma é pública, com 53; a infraestrutura de três é adaptada para a função escolar. Conforto ambiental e higiene são considerados. Possuem equipamentos de multimídia. Os laboratórios de enfermagem têm espaço reduzido, os materiais e manequins para simulações são obsoletos, bibliotecas têm acervos reduzidos e desatualizados, inexistem videotecas, laboratórios de anatomia e fisiologia. Conclusão: a infraestrutura e espaço educativo, na maioria das escolas, são improvisados, não atendem ao mínimo requerido, o que possivelmente poderá sacrificar a qualidade do perfil profissional a ser formado.

ABSTRACT

Objective: to characterize teaching space and infrastructure of middle schools providing vocational education to nursing technicians. Method: this descriptive study (research ethics approval protocol CAAE: 01433012.8.0000.5393) was conducted at four schools in São Paulo State, where data were collected, between August and October 2012, by non-participant observation and a questionnaire answered by four coordinators,  and analyzed against a frame of reference. Results: three schools were private (766 students enrolled) and one was public (53 students); at three, infrastructure was adapted to the school function. Environmental comfort and hygiene were contemplated. They had multimedia equipment. Nursing laboratories had limited space, materials and mannequins for simulations were outdated, libraries collections were small and outdated, and there were no video libraries or anatomy and physiology laboratories. Conclusion: at most of the schools, infrastructure and teaching space were improvised and did not meet minimum requirements, which may possibly sacrifice quality in the profile of professional to be trained.


RESUMEN

Objetivo: caracterizar el entorno escolar y la infraestructura de escuelas técnicas en enfermería. Método: estudio descriptivo. Protocolo CAAE: 01433012.8.0000.5393. Se llevó a cabo en cuatro escuelas en el estado de São Paulo, cuyos datos fueron recolectados entre agosto/octubre de 2012 por la observación no participante y el cuestionario, contestado por los cuatro coordinadores y se analizaron mediante la consulta de referencia. Resultados: tres escuelas son privadas, con 766 alumnos matriculados y el público tiene 53; la infraestructura de los tres está adaptada para la función de la escuela. El confort ambiental y la higiene son considerados. Tienen equipos multimedia. Laboratorios de enfermería tienen un espacio limitado, son materiales obsoletos y maniquíes para las simulaciones, las bibliotecas han reducido y las colecciones obsoletas, no existen laboratorios videotecas, anatomía y fisiología. Conclusión: la infraestructura y el espacio educativo en la mayoría de las escuelas se improvisan no cumple con el mínimo requerido, lo que podría sacrificar la calidad del perfil profesional a formar.

 

Biografia do Autor

Rosangela Andrade Aukar de Camargo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Professora Doutora em regime de dedicação exclusiva do Departamento Materno Infantil e Saúde Pública da EERP-USP desde 2011. É graduada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1981) e em Pedagogia Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1991).Atua nos Cursos de Bacharelado e Bacharelado e Licenciatura nas disciplinas da Educação Profissional, Metodologia de Ensino, Estágio Curricular na Educação e Integralidade do Cuidado em Saúde. Concluiu o Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica na EERP-USP em 2002 e o Doutorado em 2006. Atuou como Professora no Centro Interescolar do HCFMRP-USP na educação permanente de funcionários do HCFMRP-USP e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Foi docente na Universidade Paulista de Ribeirão Preto e  da Faculdade São Luís de Jaboticabal onde foi assistente de direção e coordenou a Pós-Graduação à Distância em Enfermagem com ênfase na Formação de Docentes para Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem,

 

Ariana Januário Araújo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Aluna do Curso de Bacharelado e Licenciatura da EERP-USP.

Gabriela Rodrigues Bragagnolo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Aluna do Curso de Bacharelado e Licenciatura da EERP-USP.

Fernanda dos Santos Nogueira de Góes, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Professora Doutora do Curso de Bacharelado e Licenciatura do Departamento de Enfermagem Geral e Especializado da EERP-USP.

Renata Silveira Appolinário, UNIMED de Ribeirão Preto - SP

Mestre pela EERP-USP. Enfermeira Auditora da UNIMED de Ribeirão Preto - SP

Publicado

27.06.2016

Como Citar

Camargo, R. A. A. de, Araújo, A. J., Bragagnolo, G. R., Góes, F. dos S. N. de, & Appolinário, R. S. (2016). Ambiente de aprendizagem: o espaço escolar da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem [Learning environment: the school area of professional education in nursing technicians]. Revista Enfermagem UERJ, 24(3), e10543. https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.10543

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa