NARRATIVAS IORUBÁS NA ESCOLA

PROBLEMATIZANDO A NOÇÃO DE PROGRESSO EM UMA ATIVIDADE SOBRE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Autores

  • Daniele Moreira Pedro II
  • Carolina Vilela Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.84342

Palavras-chave:

Decolonialidade, relações étnico-raciais, iabás, industrialização

Resumo

No presente artigo, apresentamos o recorte de uma pesquisa maior, cujo objetivo é inserir o uso de narrativas iorubás no currículo de diferentes disciplinas escolares, em uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro.  Estabelecendo um diálogo entre as práticas docentes e os conceitos de decolonialidade, de Catherine Walsh, e da Pedagogia das Encruzilhadas, de Luiz Rufino, buscamos colaborar para intersecções possíveis entre as tradições escolares e a valorização da diversidade cultural, de forma atenta ao que Azoilda Trindade apresentou como valores civilizatórios afro-brasileiros. Neste artigo, especificamente, descreveremos uma das práticas docentes propostas, que parte de uma abordagem dialógica entre o Itã, que narra a origem dos rios de Obá e de Oxum, Orixás femininas relacionadas às águas, com o conteúdo curricular Revolução Industrial, sugerindo uma análise histórica das suas consequências e das questões ligadas às Ciências da Natureza. Esperamos reforçar a hipótese de que as narrativas da cultura iorubá corroboram para uma pedagogia decolonial e para uma educação comprometida com as relações étnico-raciais, defendendo a abordagem dos saberes ancestrais como um contraponto à visão eurocêntrica do significado de progresso, ressaltando a existência de perspectivas outras de entendimento do mundo, que não apenas a da colonialidade.

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Biografia do Autor

Carolina Vilela, Colégio Pedro II

Doutora em Educação UFRJ, Mestre em Geografia (UFRJ). Professora de Geografia do Colégio Pedro II (Ensino Fundamental e Médio) Professora do curso de Pós Graduação Teorias e Práticas da Geografia Escolar (Colégio Pedro II) e do Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica (MPPEB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, história do currículo e das disciplinas. Pesquisadora do Núcleo de Estudos do Currículo (UFRJ), Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia (NUPPEG - CPII), onde trabalha com o desenvolvimento de jogos para o Ensino de Geografia.

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

MOREIRA, Daniele; LIMA VILELA, Carolina. NARRATIVAS IORUBÁS NA ESCOLA: PROBLEMATIZANDO A NOÇÃO DE PROGRESSO EM UMA ATIVIDADE SOBRE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 13, n. 32, 2024. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2024.84342. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/84342. Acesso em: 18 fev. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS