DESAFIOS E BENEFÍCIOS DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO REALIZADO COM DOCENTES DA CIDADE DE NITERÓI - RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.83108Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Conhecimento, Desafios, Ensino Fundamental, Ensino MédioResumo
Nas últimas décadas, a discussão a respeito da importância e da viabilidade do trabalho interdisciplinar no campo educacional, como um dos meios possíveis de contribuir para facilitar a produção e a disseminação dos saberes, tem gerado muitas controvérsias. Todavia, há pelo menos um ponto passivo no que se refere ao seu objetivo, que é o fato de colaborar para que o conhecimento seja difundido, tornando-o menos fracionado e limitado, proporcionando, assim, um diálogo efetivo entre os componentes curriculares. Este artigo objetiva discutir a relevância da interdisciplinaridade nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, tendo como base uma pesquisa realizada com quarenta docentes voluntários das redes pública e privada de ensino, na cidade de Niterói. O estudo buscou examinar os possíveis desafios e benefícios que a prática interdisciplinar pode oferecer e analisou os depoimentos dos educadores acerca de suas vivências cotidianas no que se relaciona a esta temática. A metodologia utilizada baseou-se em uma abordagem predominantemente qualitativa com tratamento quantitativo de parte dos dados e compreendeu uma coleta de informações realizada por meio do preenchimento de formulários. Como resultado, observou-se que os docentes veem a abordagem interdisciplinar como uma possibilidade de trabalho potencialmente rica, mas não isenta de dificuldades. De acordo com a pesquisa, a maioria percebe essa perspectiva como uma via para o desenvolvimento de uma compreensão mais abrangente dos problemas que permeiam a sociedade, para o estímulo à criatividade e para a promoção de um maior envolvimento e compromisso do corpo discente com a escola. No entanto, o planejamento, a disponibilidade de recursos e de pessoal e, ainda, o conhecimento requerido, são obstáculos para sua efetiva implementação.
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