EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO SOBRE VALORES HUMANOS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PICOS - PIAUÍ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.81392

Palavras-chave:

Educação, Valores humanos, Pandemia, Professores, Ensino fundamental

Resumo

Este trabalho buscou investigar os valores humanos demonstrados por professores do ensino fundamental da cidade de Picos/PI, e como eles vivenciaram o trabalho remoto no momento de pandemia de Covid-19. Foram analisados os valores humanos manifestados pelos docentes, além de identificar as condições materiais de acesso para o bom desempenho de suas atividades. Como guia dessa investigação recorreu-se à Teoria de Valores Humanos do psicólogo social Shalom Schwartz. A teoria, inicialmente, evidencia dez valores motivacionais e que foram analisados nesta pesquisa. Posteriormente, no ano de 2012, foram propostos 19 valores para a Teoria Refinada de Valores Humanos. A pesquisa apresenta cunho qualitativo, realizada por meio de entrevista pela plataforma Google meet, seguindo roteiro semiestruturado, com sete professores de escolas públicas e privadas da cidade de Picos, Piauí. Os resultados demonstraram que os valores presentes nas falas dos professores foram: autodeterminação, realização, universalismo, benevolência, segurança e cooperação, pertencentes à Teoria de Valores Humanos. Maioria dos professores possuía boas condições materiais de trabalho como equipamentos eletrônicos, Internet e espaço adequado. Conclui-se que, com a transformação do contexto educacional para o ensino virtual, os professores foram afetados de forma direta, tanto em relação ao emocional quanto nas relações sociais, devido a preocupações e problemas recorrentes do ensino e da pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ada Mourão, Universidade Federal do Piauí

Doutorado em Psicologia Ambiental pela Universidade de Barcelona (2014), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2003) e Graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará (1989) . Professora Associada da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Pesquisadora do Núcleo de estudos e pesquisas em teorias e práticas pedagógicas (NUTEPP- UFPI) e do Laboratório de Estudos das Relações Humano-ambientais do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (LERHA-UNIFOR). Possui experiência em administração pública com ênfase na elaboração e coordenação de projetos sociais. Atua como investigadora na área de Psicologia Ambiental e estudos urbanos, principalmente em temas relacionados a Espaço Público, Subjetividade, Identidade de Lugar e cidade como espaço educativo.

Mirlene, Universidade Federal do Piauí

Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2021).Apresentação do trabalho de conclusão de curso com o seguinte tema: EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: UM ESTUDO SOBRE VALORES HUMANOS, BEM ESTAR E SAÚDE EMOCIONAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PICOS-PIAUÍ. Experiência profissional como professora na Educação infantil na Secretaria de Educação.

Luiz Lapa, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Graduação em Matemática (Centro de Ensino Unificado de Brasilia) e Pedagogia (Universidade Católica de Brasília).Membro de Corpo Editorial da Revista Mais Educação e parecerista em periódicos. Atualmente, participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental e Ecologia Humana (GEPEAEH/ECOHUMANA), na temática valores humanos pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UNB; do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral (GEPPEI) da Universidade Estadual Paulista - UNESP; do Laboratório de Estudo das Relações Humano-Ambientais (LERHA) pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR; e do Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI) da Universidade Estadual de Goiás - UEG. Experiências: professor da Secretaria de Estado de Educação do D.F., gestor de Centro de Ensino Médio no Distrito Federal; Coordenador Central do componente curricular de Matemática, sendo convidado a assumir a Chefia do Núcleo de Desenvolvimento Curricular da Gerência de Ensino Médio desta SEDF, coordenador do Programa de Educação Integral em escola da rede pública de ensino do Distrito Federal; Coordenador Pedagógico em escola do ensino fundamental; professor universitário na Universidade Estadual de Goiás (UEG), na Universidade Paulista - UNIP e na Faculdade UniReal, assumindo, posteriormente, a função de Diretor Acadêmico nesta Faculdade

Referências

ALLPORT, G. W. Pattern and Growth in Personality. New York, NY: Henry Holt &Company. 1961.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011

CIECIUCH, J. Exploring the complicated relationship between values and behavior. In:Values and Behavior, eds S. Roccas and L. Sagiv (Cham: Springer InternationalPublishing), p; 237–247. 2017. doi: 10.1007/978-3-319-56352-7.

CIECIUCH, J.; SCHWARTZ, S. H. Values. In: Encyclopedia of Personality andIndividual Differences, eds V. Zeigler-Hill and T. Shackelford (Cham: SpringerInternational Publishing), p. 1–4. 2017. doi: 10.1007/978-3-319-28099-8_1509-1.

CHRYSTAL, M.; KARL, J. A.; FISCHER, R. The Complexities of “Minding the Gap”:Perceived Discrepancies Between Values and Behavior Affect Well-Being. Frontiers inPsychology, p. 10-736, 2019. doi: 10.3389/fpsyg.2019.00736.

DIAS, R. F. R.; ALBANO, C. S. Novas práticas pedagógicas como forma de promover aInterdisciplinaridade e mitigar a diversidade. Ensino da Matemática em Debate, SãoPaulo, v. 4, n. 2, p. 106-120, 2017.

FIALHO, L. M. F.; NEVES, V. N. S. N. Professores em meio ao ensino remotoemergencial: repercussões do isolamento social na educação formal. Educação e Pesquisa,São Paulo, v. 48, e260256, 2022.

FRANÇA FILHO, A.; ANTUNES, C.; COUTO, M. Alguns apontamentos para umacrítica da Educação a distância (EaD) na Educação brasileira em tempos de pandemia.Revista Tamoios. Ano 16. n. 1. Mai 2020, pp. 16-31. DOI: 10.12957/tamoios.2020.50535.

GADOTTI, M. Diversidade cultural e educação para todos. Rio de Janeiro, Graal, 2005.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2012.

GRAÇAS, E. M. Pesquisa qualitativa e a perspectiva fenomenológica: fundamentos quenorteiam sua trajetória. Revista Mineira de Enfermagem, v. 4, p. 28-33, jan./dez., 2000.

LAPA JUNIOR, L. G. Mapeamento de valores e compreensão do Jeitinho Brasileiro emestudantes do Ensino Fundamental do Distrito Federal. 2019. Tese (Doutorado emEducação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

PASCHOAL, T.; TORRES, C. V.; PORTO, J. B. Felicidade no trabalho: relações comsuporte organizacional e suporte social. Revista de Administração Contemporânea, v. 14,n. 6, p. 1054-1072. 2010. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552010000700005&script=sci_arttext.doi:10.1590/S1415-65552010000700005 Acesso em: 05 de Julho de 2023.

PATO, C. Comportamento ecológico: relações com valores pessoais e crenças ambientais.Tese (Doutorado em Psicologia). Universidade de Brasília. Instituto de Psicologia. 2004.

ROCCAS, S., AND SAGIV, L. (eds.). Values and Behavior: Taking the CulturalPerspective. Cham: Springer International Publishing. 2017.

SCHWARTZ, S. H. Universals in the content and structure of values: theory andempirical tests in 20 countries. In: Advances in Experimental Social Psychology, ed M.Zanna (New York, NY: Academic Press), v. 25, p. 1–65. 1992.

SCHWARTZ, S. H. Validade e aplicabilidade da Teoria de Valores. In: TAMAYO, A ePORTO, J.B. (orgs.) Valores e comportamento nas organizações. Petrópolis, RJ: Vozes.2005.

SCHWARTZ, S. H. et al. Refining the theory of basic individual values. Journal ofPersonality and Social Psychology. American Psychological Association, july, 2012.

SILVA L.; PORTO J.; PASCHOAL T. Valores Organizacionais e Valores Humanos comofatores de impacto no Bem-estar Ocupacional. Rio de Janeiro, 25 a 29 de setembro 2010.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

MOURÃO, Ada Raquel Teixeira; LUZ, Mirlene de Araújo; LAPA, Luiz Gonzaga Lapa Junior. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO SOBRE VALORES HUMANOS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PICOS - PIAUÍ. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 13, n. 31, 2024. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2024.81392. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/81392. Acesso em: 18 fev. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS