EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO SOBRE VALORES HUMANOS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PICOS - PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.81392Palavras-chave:
Educação, Valores humanos, Pandemia, Professores, Ensino fundamentalResumo
Este trabalho buscou investigar os valores humanos demonstrados por professores do ensino fundamental da cidade de Picos/PI, e como eles vivenciaram o trabalho remoto no momento de pandemia de Covid-19. Foram analisados os valores humanos manifestados pelos docentes, além de identificar as condições materiais de acesso para o bom desempenho de suas atividades. Como guia dessa investigação recorreu-se à Teoria de Valores Humanos do psicólogo social Shalom Schwartz. A teoria, inicialmente, evidencia dez valores motivacionais e que foram analisados nesta pesquisa. Posteriormente, no ano de 2012, foram propostos 19 valores para a Teoria Refinada de Valores Humanos. A pesquisa apresenta cunho qualitativo, realizada por meio de entrevista pela plataforma Google meet, seguindo roteiro semiestruturado, com sete professores de escolas públicas e privadas da cidade de Picos, Piauí. Os resultados demonstraram que os valores presentes nas falas dos professores foram: autodeterminação, realização, universalismo, benevolência, segurança e cooperação, pertencentes à Teoria de Valores Humanos. Maioria dos professores possuía boas condições materiais de trabalho como equipamentos eletrônicos, Internet e espaço adequado. Conclui-se que, com a transformação do contexto educacional para o ensino virtual, os professores foram afetados de forma direta, tanto em relação ao emocional quanto nas relações sociais, devido a preocupações e problemas recorrentes do ensino e da pandemia.
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