EDUCATION IN TIMES OF PANDEMIC: A STUDY ON HUMAN VALUES OF ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS IN PICOS - PIAUÍ

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.81392

Keywords:

Education, Human values, Pandemic, Teachers, Elementary School

Abstract

This study sought to investigate the human values demonstrated by elementary school teachers in the city of Picos/PI, and how they experienced remote work at the time of the Covid-19 pandemic. The human values manifested by the teachers were analyzed, in addition to identifying the material conditions of access for the good performance of their activities. As a guide for this investigation, Shalom Schwartz's Theory of Human Values was used. The theory, initially, evidences ten motivational values that were analyzed in this research. Subsequently, 19 values were proposed for the Refined Theory of Human Values. The research is of a qualitative nature, carried out through an interview through the Google meet platform, following a semi-structured script, with seven teachers from public and private schools in the city of Picos, Piauí. The results showed that the values present in the teachers' statements were: self-determination, achievement, universalism, benevolence, security and cooperation. Most of the teachers had good working conditions, such as electronic equipment, Internet and adequate space. It is concluded that, with the transformation of the educational context to virtual teaching, teachers were directly affected, both emotionally and in social relationships, due to recurrent concerns and problems of teaching and the pandemic.

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Author Biographies

Ada Raquel Teixeira Mourão, Universidade Federal do Piauí

Doutorado em Psicologia Ambiental pela Universidade de Barcelona (2014), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2003) e Graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará (1989) . Professora Associada da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Pesquisadora do Núcleo de estudos e pesquisas em teorias e práticas pedagógicas (NUTEPP- UFPI) e do Laboratório de Estudos das Relações Humano-ambientais do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (LERHA-UNIFOR). Possui experiência em administração pública com ênfase na elaboração e coordenação de projetos sociais. Atua como investigadora na área de Psicologia Ambiental e estudos urbanos, principalmente em temas relacionados a Espaço Público, Subjetividade, Identidade de Lugar e cidade como espaço educativo.

Mirlene de Araújo Luz, Universidade Federal do Piauí

Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2021).Apresentação do trabalho de conclusão de curso com o seguinte tema: EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: UM ESTUDO SOBRE VALORES HUMANOS, BEM ESTAR E SAÚDE EMOCIONAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PICOS-PIAUÍ. Experiência profissional como professora na Educação infantil na Secretaria de Educação.

Luiz Gonzaga Lapa Junior Lapa, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Graduação em Matemática (Centro de Ensino Unificado de Brasilia) e Pedagogia (Universidade Católica de Brasília).Membro de Corpo Editorial da Revista Mais Educação e parecerista em periódicos. Atualmente, participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental e Ecologia Humana (GEPEAEH/ECOHUMANA), na temática valores humanos pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UNB; do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral (GEPPEI) da Universidade Estadual Paulista - UNESP; do Laboratório de Estudo das Relações Humano-Ambientais (LERHA) pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR; e do Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI) da Universidade Estadual de Goiás - UEG. Experiências: professor da Secretaria de Estado de Educação do D.F., gestor de Centro de Ensino Médio no Distrito Federal; Coordenador Central do componente curricular de Matemática, sendo convidado a assumir a Chefia do Núcleo de Desenvolvimento Curricular da Gerência de Ensino Médio desta SEDF, coordenador do Programa de Educação Integral em escola da rede pública de ensino do Distrito Federal; Coordenador Pedagógico em escola do ensino fundamental; professor universitário na Universidade Estadual de Goiás (UEG), na Universidade Paulista - UNIP e na Faculdade UniReal, assumindo, posteriormente, a função de Diretor Acadêmico nesta Faculdade

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Published

2024-06-28

How to Cite

MOURÃO, Ada Raquel Teixeira; LUZ, Mirlene de Araújo; LAPA, Luiz Gonzaga Lapa Junior. EDUCATION IN TIMES OF PANDEMIC: A STUDY ON HUMAN VALUES OF ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS IN PICOS - PIAUÍ. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 13, n. 31, 2024. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2024.81392. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/81392. Acesso em: 3 jul. 2025.