A STORYTELLING COMO METODOLOGIA ATIVA NA DISCUSSÃO DAS TEMÁTICAS RESÍDUOS SÓLIDOS E MEIO AMBIENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.79775Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Educação, Estratégias de Ensino, Ensino de CiênciasResumo
O Ensino de Ciências e Biologia deve instigar a investigação, tornando-a mais pessoal, palpável e inspiradora. Nesse sentido, as Metodologias Ativas podem colaborar como estratégia para auxiliar o educador a alcançar os objetivos em sala de aula. A Storytelling, como exemplo de Metodologia Ativa, pode auxiliar o aprendizado, agregando conceitos como aprendizagem por associação, familiaridade e empatia, com foco na afeição do aluno por meio da história contada, gerando mais interesse do educando e reduzindo a evasão escolar. Desse modo, o presente trabalho buscou investigar como a Storytelling pode auxiliar na aprendizagem sobre Resíduos Sólidos e Meio Ambiente. O tema desenvolvido surgiu com a necessidade de se discutir os processos de ensino-aprendizagem na atualidade e seus desdobramentos, sendo eles amplamente debatidos no âmbito social e escolar. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi elaborada uma pesquisa de natureza básica, com caráter exploratório e descritivo, com uma abordagem qualiquantitativa, na qual, por meio da utilização de uma Sequência Didática, se propôs a verificar se a Storytelling teria boa receptividade e influenciaria no aprendizado de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. De acordo com os resultados obtidos, a Storytelling poderá atender as premissas esperadas para uma Metodologia Ativa se estiver associado à algumas estratégias auxiliares, como a realização de perguntas instigadoras, objetivando uma participação mais efetiva dos estudantes, além do uso de atividades de fixação dos conteúdos, durante a narrativa das histórias.
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