CONEXÕES ENTRE COGNIÇÃO CORPORIFICADA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E CONHECIMENTO MATEMÁTICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2023.71333Palavras-chave:
Revisão sistemática, Cognição corporificada, Tecnologias digitais, Educação matemática.Resumo
Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura, em âmbito nacional e internacional, que analisou como a Cognição Corporificada tem figurado nas pesquisas em Educação Matemática, com destaque aos Recursos Tecnológicos e aos Conhecimentos Matemáticos presentes nesse campo de estudo. Procedeu-se um estudo qualitativo, seguindo fases e etapas de extração e análise de pesquisas nas seguintes Bases de Dados: Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (T&D); Scientific Electronic Library Online (SCIELO); International Publisher Science, Technology, Medicine (SPRINGER); Portal Periódicos CAPES; Directory of Open Access Journals (DOAJ); Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Educational Resources Information Center (ERIC). A seleção e as análises foram realizadas por meio da planilha BUSCAd v. 2.6.0, uma ferramenta desenvolvida no Microsoft Excel® com funcionalidade de importação e tratamento de dados de revisão de literatura. As análises revelaram diferentes enfoques da Cognição Corporificada: Simulação Corporificada, Metáforas, Gestos, Enunciados Multimodais, Movimentos Livres das Mãos, entre outros, sendo as pesquisas em Movimentos das Mãos as que mais se sobressaíram na área. Os Recursos Tecnológicos utilizados nas investigações foram distintos: Computadores, Tablet, Sensores de Movimento, Celulares/Smartphones, entre outros, figurando em maior quantidade a utilização de Computadores. Por sua vez, diferentes Conhecimentos Matemáticos dos campos da Trigonometria, da Geometria, da Aritmética, entre outros foram alvo de investigação, sendo as discussões sobre Números e Operações ainda prematuras na área. Essas evidências possibilitam vislumbrar novos rumos para as pesquisas em Cognição Corporificada, apresentando avanços científicos a respeito da relevância da participação do corpo no ensino e na aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.