ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA PROMOÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE AUTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.61612

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, Ensino, Promoção da saúde, Instituições de Ensino, Educação especial.

Resumo

O objetivo foi identificar as práticas de ensino voltadas à criança e ao adolescente autista, com foco nas principais estratégias de ensino utilizadas na promoção da saúde. Este estudo consiste em uma Revisão Integrativa de Literatura acerca desta temática. Investigaram-se publicações das bases de dados BIREME, Scielo e PubMed, entre 2014 e 2018. Foram encontrados 876 artigos e, após leitura por pares e seleção de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, seis estudos foram submetidos à análise crítica, elencando-se quatro eixos para discussão: I. Intervenção, II. Equipe Multiprofissional, III. Família e cuidadores e IV. Escola e Material didático. Todos os estudos apuram, paralelamente às intervenções, a percepção dos pais sobre a evolução dos filhos, destacando o caráter indissociável das esferas “família”, “escola” e “equipe multiprofissional” para o desenvolvimento adequado do indivíduo autista, de modo que os representantes de cada esfera apoiem-se mutuamente.

Biografia do Autor

Ana Jessily Camargo Barbosa, UNIOESTE - Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu

Enfermeira, Mestre em Ensino pela Unioeste. Atua atualmente na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, PR.

Maria de Lourdes de Almeida, UNIOESTE

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Docente da Unioeste

Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho, UNIOESTE

Enfermeiro. Doutor em Saúde Pública. Docente da Unioeste.

Rosane Meire Munhak da Silva, UNIOESTE

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Docente da UNIOESTE.

Adriana Zilly, UNIOESTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANA

Bióloga e Farmacêutica. Doutora em Ciências. Docente da UNIOESTE.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Barbosa, A. J. C., de Almeida, M. de L., Silva-Sobrinho, R. A., da Silva, R. M. M., & Zilly, A. (2022). ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA PROMOÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE AUTISTA. E-Mosaicos, 11(28), 140–156. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.61612

Edição

Seção

ARTIGOS