FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: Perspectivas e contribuições acerca da realização de um evento on-line

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.59797

Palavras-chave:

Formação Docente. Tecnologias digitais. Aperfeiçoamento. Prática Docente.

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar as perspectivas e contribuições de um evento on-line para a formação profissional de professores e futuros professores. Este estudo faz parte de um projeto de extensão, os dados foram coletados através da aplicação de formulário eletrônico em momento pré (inscrição) e pós (avaliação) evento. A análise dos dados aconteceu por meio da frequência de respostas para os dados quantitativos e Análise de Conteúdo para o material qualitativo.  Os resultados evidenciam aspectos como: a falta de conhecimento e de formação para utilizar as tecnologias digitais; as contribuições que a realização do evento trouxe aos participantes relacionadas à atualização e melhoria da prática profissional, à troca de experiências e ao preparo profissional. Por fim, percebe-se a importância do elo entre universidade e escola pública de modo a organizar espaços que promovam a troca de experiências entre professores.

Biografia do Autor

Tainá Fernandes, Universidade Federal do Pampa

Mestranda no PPG Educação em Ciências, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana. Bacharel em Fisioterapia. Bolsista CAPES.

Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa

Doutoranda no Programa de Pós-graduação Educação em Ciências, Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana/RS. Bolsista CAPES.

Fernanda Cristina Foss de Zorzi, Universidade Federal do Pampa

Doutoranda no Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana/RS.

Jaqueline Copetti, Universidade Federal do Pampa

Docente do curso de Educação Física.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Fernandes, T., Soares, R. G., de Zorzi, F. C. F., & Copetti, J. (2022). FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: Perspectivas e contribuições acerca da realização de um evento on-line. E-Mosaicos, 11(28), 39–55. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.59797

Edição

Seção

ARTIGOS