QUEM QUER SER PESQUISADOR? AÇÕES DE EXTENSÃO PARA A DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA E DOS CIENTISTAS BRASILEIROS NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58300

Palavras-chave:

divulgação científica, juventudes, cientistas, educação em ciências, Vygotsky.

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo apresentar subsídios para a realização de ações de extensão universitária com vistas à divulgação científica de biografias de cientistas brasileiros e da ciência produzida no País, em escolas de educação básica, mediante a importância de inspirar as crianças e os jovens a se identificarem positivamente com a cultura científica. Para tanto, apresenta revisão narrativa focada em projetos de extensão no âmbito da educação em ciências, com o objetivo de contribuir para essa discussão introduzindo elementos teórico-metodológicos da teoria histórico-cultural de Vygotsky.  Ao final, são elencados alguns recursos e atividades que podem ilustrar ações de popularização de biografias de cientistas nativos, que produziram investigações de alto impacto no País e alhures, observando-se equilíbrio de gênero e raça, para que seus feitos científicos sejam humanizados por sua história de vida, e, assim, possam permear o imaginário dos jovens, produzindo efeito modelar.

Biografia do Autor

Shirley de Lima Ferreira Arantes, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS (Instituto de Psicologia/ UFRJ). Professora Adjunta de Psicologia da Educação na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Unidade Ibirité).

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Arantes, S. de L. F. (2022). QUEM QUER SER PESQUISADOR? AÇÕES DE EXTENSÃO PARA A DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA E DOS CIENTISTAS BRASILEIROS NA ESCOLA. E-Mosaicos, 11(28), 23–38. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58300

Edição

Seção

ARTIGOS