EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PARANÁ: DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E ESTADUAIS AO ALINHAMENTO À BNCC

Autores

  • Adriana Medeiros Farias Universidade Estadual de Londrina. https://orcid.org/0000-0001-7911-8711
  • Edinéia Navarro Chilante Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí.
  • Claudinéia Maria Vischi Avanzini Secretaria de Estado da Educação do Paraná Secretaria Municipal de Educação de Araucária – PR.

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58204

Palavras-chave:

Paraná, DCEJA-PR, DCNEJA, Ensino a Distância.

Resumo

Este estudo toma as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, de 2000, como marco regulatório que balizou, nos últimos vinte anos, a construção de Diretrizes estaduais e municipais, sob os princípios da educação humana emancipatória, atendendo às especificidades que delimita a EJA, como modalidade da educação básica. Aponta que as Diretrizes Nacionais são resultado da confluência das forças políticas que disputavam, no interior do Estado, diferentes projetos de educação. Afirma que as Diretrizes Estaduais, no Paraná, de 2006, coadunam com os princípios emancipatórios e demonstra, por meio, de pesquisa bibliográfica e da análise dos atos normativos da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e do Conselho Estadual de Educação, emitidos nos últimos dez anos, que a EJA se distancia das Diretrizes, para alinhar-se à Base Nacional Comum Curricular, cujo objetivo é a rápida certificação, por meio da educação a distância.

Biografia do Autor

Adriana Medeiros Farias, Universidade Estadual de Londrina.

Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutorado em Educação pela Unicamp. Pós-doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Edinéia Navarro Chilante, Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí.

Professora Adjunta no Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí. Doutorado em Educação pela Unicamp.

Claudinéia Maria Vischi Avanzini, Secretaria de Estado da Educação do Paraná Secretaria Municipal de Educação de Araucária – PR.

Professora Pedagoga da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e da Secretaria Municipal de Educação de Araucária – PR. Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2021-09-28

Como Citar

Farias, A. M., Chilante, E. N., & Avanzini, C. M. V. (2021). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PARANÁ: DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E ESTADUAIS AO ALINHAMENTO À BNCC. E-Mosaicos, 10(24), 324–338. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58204