EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PARANÁ: DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E ESTADUAIS AO ALINHAMENTO À BNCC

Adriana Medeiros Farias, Edinéia Navarro Chilante, Claudinéia Maria Vischi Avanzini

Resumo


Este estudo toma as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, de 2000, como marco regulatório que balizou, nos últimos vinte anos, a construção de Diretrizes estaduais e municipais, sob os princípios da educação humana emancipatória, atendendo às especificidades que delimita a EJA, como modalidade da educação básica. Aponta que as Diretrizes Nacionais são resultado da confluência das forças políticas que disputavam, no interior do Estado, diferentes projetos de educação. Afirma que as Diretrizes Estaduais, no Paraná, de 2006, coadunam com os princípios emancipatórios e demonstra, por meio, de pesquisa bibliográfica e da análise dos atos normativos da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e do Conselho Estadual de Educação, emitidos nos últimos dez anos, que a EJA se distancia das Diretrizes, para alinhar-se à Base Nacional Comum Curricular, cujo objetivo é a rápida certificação, por meio da educação a distância.

Palavras-chave


Paraná; DCEJA-PR; DCNEJA; Ensino a Distância.

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58204

Direitos autorais 2021 Adriana Medeiros Farias, Edinéia Navarro Chilante, Claudinéia Maria Vischi Avanzini


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: