QUAL CURRÍCULO PARA QUAL EJA? ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS CURRICULARES NACIONAIS EM 20 ANOS DE DCN-EJA (2000-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58190

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Currículo, DCN-EJA, Políticas Educacionais, Legislação Educacional.

Resumo

Há 20 anos, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos (DCN-EJA) normatizam o funcionamento da EJA enquanto modalidade de ensino nos seus mais diferentes aspectos, dentre os quais o currículo escolar. Ao longo desse período, políticas curriculares nacionais foram elaboradas a partir das diferentes orientações políticas que se revezaram no poder. Quais concepções de EJA marcaram essas políticas? Que compreensões traziam a respeito do currículo escolar? Guiado por essas indagações, o presente artigo tece considerações acerca de legislações e propostas curriculares da EJA, tendo como foco as mudanças e permanências que caracterizaram o período em questão. Tomando como base teórico-metodológica o conceito de Estado ampliado cunhado por Gramsci, percebe-se, ao final da análise, o quanto o processo de formulação dessas políticas deve ser compreendido como expressão dos sentidos de EJA em disputa na sociedade.

Biografia do Autor

Alessandra Nicodemos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre e Doutora em Educação (UFF). Professora de Didática e Prática de Ensino de História da Faculdade de Educação/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História/UFRJ.

Enio Serra, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre e Doutor em Educação (UFF). Professor de Didática e Prática de Ensino de Geografia da Faculdade de Educação/UFRJ. Coordenador do Laboratório de Investigação, Ensino e Extensão em Educação de Jovens e Adultos - LIEJA/UFRJ.

Downloads

Publicado

2021-09-28

Como Citar

Nicodemos, A., & Serra, E. (2021). QUAL CURRÍCULO PARA QUAL EJA? ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS CURRICULARES NACIONAIS EM 20 ANOS DE DCN-EJA (2000-2020). E-Mosaicos, 10(24), 180–195. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.58190